.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

sábado, 19 de março de 2011

Revisão da aula de música , disposição das notas conforme o sistema de linhas e espaços da pauta da partitura e andamento musical.

Por Lucas , Bragança ( Pará )



Devido a um imprevisto que foi a entrevista com o repórter da Rede Record, eu não pude vir aqui a tempo para postar este texto. Mas cá estou eu agora, com o texto. Fique a vontade.

1- Revisão da aula de música , disposição das notas conforme o sistema de linhas e espaços da pauta da partitura

2- Andamento musical





1- Revisão da aula de música , disposição das notas conforme o sistema de linhas e espaços da pauta da partitura




Como sabemos,a clave vem justamente não só para definir, mas também para mostrar na partitura a altura do som emitido por cada instrumento musical.Sabemos que a nota dó emitida pelo trompete , por exemplo, não tem o mesmo frescor e leveza que a nota dó emitida por um violão. Então a clave surge justamente para ajudar as pessoas na classificação dos sons das notas musicais emitidos pelos mais diversos instrumentos.

Sabemos que as claves são respectivamente fá , dó e sol, e que cada clave trabalha com um tipo de sonoridade musical diferente. Sendo assim a disposição das notas apresentadas pelas mesmas com certeza também muda na partitura.
Uma das coisas que mais embaralha a cabeça de muita gente que está começando no mundo da música através da partitura é a seguinte : " Se cada clave apresenta uma disposição das notas musicais de maneira distinta na partitura, como faço então para decorar a posição exata de cada nota conforme tal disposição ? Simples: pelo sistema de linhas e espaços. Como todos já devem ter percebido, a pauta da partitura faz o uso do sistema  de linhas e espaços. No total são cinco linhas e quatro espaços que ajudam e muito ao músico a executar uma determinada composição. E com certeza ajuda muito a ele reconhecer as notas nas suas claves. Sabendo que cada clave faz uma disposição diferente de suas notas na pauta da partitura, acho que as fotos abaixo vão dar uma ajudada melhor na sua compreensão do texto:




Escala natural: Mostra as notas naturais ( dó , ré , mi , fá , sol , lá , si ) dispostas na pauta de maneira simples. Esse sistema é geralemnte usado com pessoas que estão começando no mmundo da música, sendo útil no reconhecimento primário das notas.





Clave de Fá : A clave de fá é utilizada principalmente em partituras de instrumentos de corda como Violino, violoncelo , viola clássica e Contrabaixo clássico.





Clave de Dó: Usada principalmente em partitura de instrumentos de percussão, como tambores em geral, tímpano, e mais raramente na bateria ( sendo que muitos bateristas tocam de ouvido ) . Antigamente esta clave fazeia parte do sistema de classificação dos tipo vocais do ser humano ( tenor, soprano, barítono, contralto e etc... )





Clave de Sol : representada por aquele que é de longe o símbolo musical mais conhecido do mundo, inclusíve por quem não entende nada de música, a clave de sol de faz útil em partituras dos mais diversos instrumentos , abrangendo a maioria massiva dos instrumentos de corda e de sopro.





2- Andamento musical:

Muita gente se pergunta : Por que certas músicas aparentam tanta "tristeza" enquanto outras são "alegres" e "convidativas" ? A explicação musical para isso é uma : o andamento. O andamento literalmente significa, o modo como a música "anda" . Esse " andar" é dividido em três grupo primoridiais, conforme o número de pulsações por minuto, sendo subdividido em grupos menores conforme mostrado abaixo ( Calma . Não é necessário você ficar "batendo cabeça"  para decorar a lista abaixo de uma só vez, afinal, núsica se aprende com calma , paciência e tempo  ):






Andamentos lentos ( 40 a 72 pulações por minuto ) :

Grave ( 40 )
Largo ( 44 - 48 )
Lento ( 50 - 54 )
Adagio ( 54 - 58 )
Larghetto ( 60 - 63)


Andamentos médios ( 72 a 120 pulsações por minuto ) :

Andante ( 63 - 72 )
Andantino ( 69 - 70 )
Sostenuto ( 76 - 84 )
Commodo ( 80 )
Maestoso ( 88 - 92 )
Alegretto ( 104 - 108 )
Animatto ( 120 )
Con Modo (120 )


Andamentos rápidos ( 120 a 208 pulsações por minuto ) :
Allegro ( 132 )
Vivace ( 160 )
Vivo (160 )
Presto ( 184 )

Prestíssimo ( 208 )




FONTE DA PARTE DO TEXTO FALANDO SOBRE TIPOS DE ANDAMENTO:
http://www.sotutorial.com/index.php/tutoriais-teoria-musical/teoria-musical-008-andamento/

3 comentários:

  1. Respostas
    1. POSTAGEM HORRÍVEL! Quem seguir essa postagem vai se ferrar no mundo musical! Só o andamento está correto!

      Excluir
  2. What? Violino na Clave de Fá?? As claves são respectivamente: FÁ, SOL E DÓ! E a clave de Dó NUNCAA foi usada para barítonos, tenores, contraltos e sopranos! MUITOS ERROS NESTE TEXTO! Arruma aí!! Quem postou isso não sabe nada de Música!!

    ResponderExcluir