.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quinta-feira, 10 de março de 2011

Carnavais históricos e inesquecíveis ( 1985 - 2011 )

Por Lucas , Bragança ( Pará )
( AVISO!!! :
 POST EXTENSO, MAS FICO FELIZ SE PUDER E QUISER LÊ-LO TODO. OBRIGADO )





Oi gente. Como eu já havia avisando anteriormente, eu vim aqui hoje para publicar um post falando sobre alguns dos carnavais históricos . Escolhi eles pela beleza, orginalidade, inovação, e impacto visual, e emocional é claro, afinal, carnaval é emoção. Não se impressione aqui se eu não colocar alguns carnavais que por ventura agradaram a muitos também, ok ? Então vamos lá . Dessa vez não colocarei no formato de top 10, já que seria loucura, levando em consideração que os mesmo ocorreram em épocas distintas, então listarei numeradando os 16 mais importantes desfiles de escolas de samba que,  de algum modo  , mudaram  a história do carnaval brasileiro.




1-  1985- Caprichosos de Pilares - RJ
Enredo: "E por falar em saudade..." ( ou "Tem bumbum de fora pra chuchu" )
Carnavalesco: Luiz Fernando Reis
Conhecido na década de 80 por seu estilo irreverente de fazer carnaval carnaval, a Caprichosos de Pilares em nada lembra hoje a escola que foi no passado. Tirando o pessimismo de lado, vamos ao tema principal. Celebrizada por seu samba-enredo, de título "E por falar em saudade" , a Caprichosos de Pilares emplacou este como um dos mais populares sambas de todos os tempos. Apresentando o tema sobre a saudade do passado, a Caprichosos era muito amada pelo público, porém, conseguiu apenas o 5º lugar naquele ano.





2-  1988- Unidos de Vila Isabel - RJ
Enredo: Kizomba , a festa da raça
Carnavalesco: Comissão de carnaval
Considerado por muitos como o melhor desfile de caranval de uma escola de samba do século 20, o samba- enredo foi composto em homenagem aos povos africanos, e marcou impacto por apresentar diversos materiais alternativos como por exemplo, a palha de sisal e muitos outros na composição das fantasias, o que para grande maioria dos críticos em carnaval  foi extremamente inovador. Com um enredo inesquecível , a Vila-Isabel levantou a Sapucaí e garantiu o primeiro lugar.







3-  1989- Beija Flor de Nilópolis - RJ
Enredo: "Ratos e Urubus ,larguem da minha fantasia !"
Carnavalesco: Joãozinho Trinta
Conhecido por ser polêmico e extremamente luxuoso em seu trabalho como carnavalesco, Joãozinho Trinta surpreendeu a todos com um desfile que até então nunca foi ousado em ser apresentado. O enredo falava de pobreza... mas quem queria se lembrar das misérias do país em que vive em uma época festiva ? Mas  mesmo assim , o carnavalesco levou os 4000 componentes da Beija-Flor de Nilópolis para a avenida, além de alegorias grandiosas ,sendo uma dessas alegorias em especial , que sem dúvida se tornaria o marco da censura e protesto no Brasil. Numa época em que a censura havia sido abolida, a Igreja Católica proibiu a escola de mostrar , em um de seus carros alegóricos, um Jesus Cristio trajado de mendigo, fato que indignou o carnavalesco. Com isso ele obedeceu as ordens da igreja , cobrindo a alegoria, mas colocou uma faixa de protesto que dizia a frase que se tornaria símbolo da resistência dentro do carnaval : " Mesmo proibido olhai por nós". Com a primeira parte da escola vestida de mendigos e roupas esfarrapadas , aquele foi considerado por muitos como um desfile que mudou os rumos da estética do carnaval, elevando Joãozinho Trinta a categoria de "Mago do carnaval" . Mesmo assim , a escola ficou em segundo lugar , perdendo para a Imperatriz Leopoldinense.





4 -  1989- Imperatriz Leopoldinense- RJ
Enredo: "Liberdade ,Liberdade , Abra as asas sobre nós !"
Carnavalesco: Max Lopes
Considerados por muitos como o mais conhecidos refrões das história do carnaval, a Imperatriz Leopoldinense apresentou um Carnaval luxuoso homenageando o centenário da Proclamação da República. Alegorias imponentes , fantasias luxuosas e muita pluma , marcariam a partir dali um novo rumo no Carnaval que estava se assemelhando aos padrões atuais .





5 -  1990- Mocidade Independente de Padre Miguel- RJ
Enredo: "Vira ,Virou, A mocidade Chegou!"
Carnavalesco: Rentao Lage e Lilian Rabelo
Contando a sua própria história, a Mocidade mostrou luxo a imponência que consolidariam o carnaval do Rio de Janeiro como o mais bonito da terra, mesmo na época de profunda crise econômica em que vivia o país. A Mocidade levantou a Sapucaí pela criatividade e luxo das alegorias.





6 - 1993-Acadêmicos do Salgueiro - RJ
Enredo: "Peguei um Ita no norte  ( ou "Explode Coração" )
Carnavalesco: Mário Boriello
De longe um dos refrões mais cantados na história do carnaval, tidos por muitos como um dos mais originais de todos os tempos, o samba conta a história de um viajante que se muda para o Rio de Janeiro e conhece as folias da cidade maravilhosa . Belo samba



7 - 1998- Estação Primeira de Mangueira -RJ
Enredo: "Chico Buarque da Mangueira"
Carnavalesco: Alexandre Louzada
Contando sobre a história de vida e arte de Chico Buarque de Holanda, famoso cantor e compositor brasileiro, a mesma enlouqueceu a todos na Sapucaí com sua inesquecivel comissão de frente que entrou com placa coloridas formamando o rosto do homenageado. Apesar da certeza de vitoria a mesma teve que disputar o título apertadamente com a Beija-Flor de Nilópilis, que veio homenageando ao estado do Pará. A Mangueira venceu mas acabaou tendo que dividir o título com a Beija Flor .





8-  2005 - Império de Casa Verde - SP
Enredo: "Se Deus é por nós, quem é contra nós" ?
Carnavalesco: Paulo Fürhu e Victor Santos
Desde o início dos anos 90 se via uma diferença sgnificativa entre o luxo das escolas de samba de São Paulo, e o das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Primeiramente devido a cobertura jornalística. Talvez tenha sido devido mesmo a falta de cobertura jornalística durante a preparação das escolas paulistanas ao longo do ano que realmente deu um susto em todos, quando a escola Império de Casa Verde entrou no Sambódromo do Anhembi . Com um enredo falando sobre o fim do mundo, porém com uma perspectuva bastante alegre, a escola inovou pelo tom de bom humor , ao anunciar uma "nova era" ( Os puritanos devem ter se remoído de ódio ) . As alegorias magestosas, até então nunca vistas no carnaval de São Paulo levaram os comentaristas a repensarem o conceito de qual carnaval seria mais belo: O do Rio de Janeiro ou o de São Paulo. A escola levou fácil o título de campeã do grupo especial, isso com apenas 11 anos de fundação .



9-  2005- Rosas de Ouro - SP
Enredo : "Mar de Rosas"
Carnavalesco: Fábio Borges
Tida como a grande favorita para ganhar o carnaval de 2005 , até perder para a Imério de Casa Verde  , o desfile da Rosas de Ouro sem dúvida entrou aqui neste post especial por causa de um fato bastante curioso . Quando a escola estava se preparando para entrar na avenida para desfilar pelo grupo especial por volta da manhãzinha , o céu começou a tomar tons de azul e rosa, que são as cores da escola . Logo após isso , o céu começou a ficar dourado, fato que impressionou a escola , e aos comentaristas oficiais da Rede Globo, e a imprensa do Brasil. Muitos dos integrantes da Rosas de Ouro consideram aquele como o carnaval mais emblemático da escola, mesmo apesar da colocação, o sétimo lugar.



10-  2005 - Unidos da Tijuca- RJ
Enredo: "Entrou por um lado e saiu pelo outro... quem quiser que invente outro !"
Carnavalesco: Paulo Barros
A Unidos da Tijuca estava sob as mãos do revolucionário carnavalesco Paulo Barros, que tinha uma forma até então não muito usada pelas escolas de samba : alegorias vivas, alas coreografadas e apelações para temas pop. A fórmula deu certo, e a escola conseguiu o vice campeonato daquele ano, surpreendendo a todos com o seu inesquecivel pavão branco, que mudava de cor, formado por dezenas de pessoas sentadas na cauda do tal bicho, que era na verdade o abre-alas da escola daquele ano formado por gigantescas estruturas de ferro. Lindíssimo





11-  2006 -  Acadêmicos do Grande Rio - RJ
Enredo: "Amazonas , O Eldorado é Aqui ! "
Carnavalesco: Roberto Szaniecki
Falando sobre o batido tema "Amazônia," a Acadêmicos do Grande Rio surpreendeu a todos por apresentar alegorias luxuosas , uma bateria entrosada ,  e fantasias imponentes, além é claro de um samba-enredo fácil de se cantar, o que ajudou muito a escola a levantar a Sapucaí. Mesmo assim , a mesma não conseguiu conciliar grandiosidade com agilidade , e acabou deixando escorregar o título por causa daquilo que mais primou ( a gradiosidade de seus carros alegóricos ), se atrasando em um minuto e perdendo pontos por causa do atraso , filme que se repetiria em 2008 com a mesma escola, e em 2011 com a Acadêmicos do Salgueiro.



12-  2008 - Unidos do Viradouro - RJ
Enredo : " É de arrepiar!!!"
Carnavalesco: Paulo Barros
Sob a liderança do carnavalesco Paulo Barros, hoje Unidos da Tijuca , a escola se apresentou debaixo de chuva , o que não foi um empecilho para a mesma, já que o carnavalesco primava pelo uso de materiais alternativos, e muita pouca pluma. Mas o episódio que até hoje é lembrado, é o famoso carro censurado pela justiça  que lembrava o "holocausto" , extermínio do judeus nos campos de concentração nazistas , e que no caso estava representado por diversos bonecos de isopor, que tiveram que ser retirados as vésperas do desfile .O destaque representando Hitler também teve que ser substituído, já que o mesmo faria uma saudação nazista encima do carro censurado, apontando para os corpos. O enredo falava sobre coisas que arrepiavam o ser humano, sejam elas boas e ruins. Mesmo assim a Viradouro desfilou com o carro , só que coberto de branco, e no lugar do destaque representando Hitler, um componente veio representando a Tiradentes, mátir da resistência ao domínio português sobre Minas Gerais, numa forma de o carnavalesco protestar contra o acontecido. A escola saiu ovacionada pelo público , e aclamada pela crítica, que relembrou o episódo da censura de Joãzinho Trinta e o seu famoso carro de "Jesus fantasiado de mendigo" ( Vide ponto 3 deste texto ) .


13- 2008- Unidos de Vila Maria - SP
Enredo : Irashai Mase : Milênios de cultura e sabedoria no centenário da imigração japonesa  . "
Carnavalesco: Wagner Santos
De longe , o mais luxuoso desfile de uma escola de samba de todos os tempos.  Para você ter uma idéia, a Vila Maria veio com nada mais nada menos que 5200 ccomponentes ( sendo 6000 no total ) e cinco carros alegóricos gigantescos . O carro que ficou na memória de muita gente foi o surpreendente abre-alas de 150 metros de comprimento , composto por 4 acoplagens , que entrou e saiu da avenida sem atrasos. Um outro ponto memorável foi a bateria da escola, que veio fantasiada de agricultores da algodão, e sob os seus chapéus, estavaam pintados as cores que , vistas do alto,  formavam a bandeira do Japão, o país homenageado no tema. E por incrível que pareça , a escola passou com todo esse tamanho, sem pressa , fazendo um ótimo desfile , em 62 minutos , 3 minutos dentro do tempo limite , que é de 65 min, o que surpreendeu a todos os repórteres que estavam acompanhando. Mesmo assim , a escola ficou em terceiro lugar , fato que indignou a muitos  que tinham a plena convicção de que a escola ganharia fácil.



14-  2011- Acadêmicos do Salgueiro - RJ
Enredo: "Salgueiro apresenta: O Rio no Cinema "
Carnavalesco: Renato Lage e Márcia Lage
Considerado por muitos como o mais belo desfile da hitória do carnaval, a Acadêmicos do Salgueiro veio trazendo um tema até então não muito explorado, e comcerteza levantou o público da Marquês de Sapucaí ao mostrar com ousadia e gradiosidade no tema apresentado. Mas , como eu havia falado em posts anteriores, a escola por causa de um atraso de 10 minutos deixou de levar o título que , na minha opinião, seria do Salgueiro com certeza. Uma pena.





15-  2011 - Estação Primeira de Mangueira - RJ
Enredo: "O filho Fiel, sempre Mangueira "
Carnavalesco: Mauro Quintaes e Wagner Gonçalves
Depois de uma de suas piores crises internas , "a verde-e-rosa" , nome pelo qual é chamada carinhosamente a Estação Primeira de Mangueira veio desfilar para mostrar superação , garra , e a história de vida de uma de suas maiores figuras do samba , o célebre Nelson do Cavaquinho. Fanzendo um desfile emocionante, e com uma bateria ousada, que usou e abusou de paradinhas , e a famosa "paradona de 20 segundos".  A escola trouxe alegorias grandiosas, e um enredo legal de se cantar , que sem dúvida contagiou a passarela do samba carioca, e ajudou a tornar aquele desfile em um desfile antológico para a verde-e-rosa, fazendo digno o terceiro lugar .
( NÃO ACHEI VÍDEOS NO MOMENTO )




16-  2011-Acadêmicos do Grande Rio - RJ
Enredo:" Y-Jurerê Mirim - A encantadora ilhas das bruxas , um conto de Cascaes"
Carnavalesco: Cahê Rodrigues
Considerado por muitos como um dos desfiles mais guerreiros da Grande Rio , e de todo o carnaval carioca , a escola pisou na avenida depois de uma de suas piores tragédias do carnaval: a perda de 4000 fantasias e das suas 8 alegorias num incêndio ocorrido na cidade do samba em fervereiro desse ano, a um mês antes da  data do desfile oficial da escola no sambódromo do Rio de Janeiro.  Mesmo assim , a escola provou que com garra e luta é possível fazer um ótimo carnaval , e surpreendeu a todos com seu exemplo de superação , sendo imensamente aplaudida ao sair da Marquês de Sapucaí.






FONTE DO TEXTO:
http://pt.wikipedia.org/



FONTES DOS RESPECTIVOS VÍDEOS:
1- 1985- Caprichosos de Pilares - RJ
http://www.youtube.com/watch?v=lTSum4rHt7A&feature=player_embedded


2- 1988- Unidos de Vila Isabel - RJ
http://www.youtube.com/watch?v=28jo2aR_TG4&feature=player_embedded


3- 1989- Beija Flor de Nilópolis - RJ
http://www.youtube.com/watch?v=KOgtodEQ6Zc&feature=player_embedded


4 - 1989- Imperatriz Leopoldinense- RJ
http://www.youtube.com/watch?v=b0BWK8lJr8A&feature=player_embedded


5 - 1990- Mocidade Independente de Padre Miguel- RJ
http://www.youtube.com/watch?v=UtwOr2KALtU&feature=player_embedded

6 - 1993-Acadêmicos do Salgueiro - RJ
http://www.youtube.com/watch?v=xWHi4lFLFRU&feature=player_embedded

7 - 1998- Estação Primeira de Mangueira -RJ
http://www.youtube.com/watch?v=nwh4GQOtJiQ&feature=player_embedded


8- 2005 - Império de Casa Verde - SP
http://www.youtube.com/watch?v=gIjf0jo5pyo&feature=player_embedded


9- 2005- Rosas de Ouro - SP
http://www.youtube.com/watch?v=gnIVh0xBynE&feature=player_embedded


10- 2005 - Unidos da Tijuca- RJ
http://www.youtube.com/watch?v=32KNEpde4sA&feature=player_embedded


11- 2006 - Acadêmicos do Grande Rio - RJ
http://www.youtube.com/watch?v=eXL3QJL7POA&feature=player_embedded


12- 2008 - Unidos do Viradouro - RJ
http://www.youtube.com/watch?v=u_UJMDEPixQ&feature=player_embedded


13- 2008- Unidos de Vila Maria - SP
http://www.youtube.com/watch?v=Voe3MP355J0&feature=player_embedded


14- 2011- Acadêmicos do Salgueiro - RJ
http://www.youtube.com/watch?v=XaCIjwtDjW8&feature=player_embedded


15- 2011 - Estação Primeira de Mangueira - RJ
( NÃO ACHEI UM VIDEO NO MOMENTO .)


16- 2011-Acadêmicos do Grande Rio - RJ
http://www.youtube.com/watch?v=zSrUB5yb24Q&feature=player_embedded






Comentem a vontade, lembrando que a noite virei aqui para postar sobre a minha aula de música , e para fechar o dia com chave de ouro, uma resenha minha sobre a apuração do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Fui, senão eu me atraso feio para a minha aula de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário