.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

sexta-feira, 4 de março de 2011

Primeiro post sobre a minha aula de música ! ( Até que enfim !!! )- Aula número 1- Fudamentos básicos da música .

Por Lucas , Bragança ( Pará )



Oi galera. Me perdoem pelo atraso. Mas cá estou aqui para postar o conteúdo sobre o meu primeiro dia na aula de música. Então vamos lá. A minha primeira aula se dividiu nos seguintes tópicos.

1 Fundamentos básicos da música
1-1- Ritmo
1-2- Melodia
1-3- Harmonia
1-4- Notas Musicais
1-5- Representação das notas musicais no pentagrama
1-6- Afinal : O que é Pentagrama ?
1-7- Cifragem
1-8- Pautas Suplementares do Pentagrama
1-9- Solfejo
1-10- Figuras de valores
1-11- Relação Matemática antre as figuras de valores


1-1- Ritmo
Ritmo é o ato de medir o tempo entre som e silêncio dentro de uma determinada composição.

1-2- Melodia
Melodia é basicamente a reprodução de sons sucessivos conforme uma harmonia

1-3- Harmonia
Harmonia é a junção de três , quatro ou mais sons que ao se juntarem , acabam formando um som novo, se executados ao mesmo tempo.

1-4- Notas musicais
Assim como no nosso dia-a-dia ouvimos vários sons distintos e conseguimos classificá-los ,por convenção as notas musicais também estão classificadas nos seguintes nomes ( algo que até quem não sabe quase nada de música deve saber de cor e salteado ):

 Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si

1-5- Representação das notas musicais no Pentagrama:
Nas composições diversas as notas musicais são representadas da seguinte maneira no pentagrama:



1-6- Afinal : O que é Pentagrama ?
O pentagrama é a forma gráfica de representar as notas musicais através de um sistema de linhas e espaços ( sendo cinco linhas , e quatro espaços , por favor não confundir com cordas de instrumentos musicais , o que é bem diferente ) . Quanto mais abaxo estiver a nota, mais grave ela é, e quanto mais acima no pentagrama a nota estiver, mais aguda ela é.

1-7- Cifragem
 Além da partitura, há uma maneira mais prática, embora não a mais correta, de se representar as notas musicais para se excutar numa possível apresentação ou treino próprio: A crifragem.
A cifragem consiste na utilização das sete rimeiras letras do alfabetolatino ( o nosso no caso )  para representar as notas musicais

 C  D    E    F   G    A   B
Dó Ré Mí  Fá  Sol  Lá  Si

Obs.: A crifragem é quase sempre usada por pessoas que tocam instrumentos de cordas  que ainda não tem tanta intimidade com a partitura.

1 -8- Pautas Suplementares do Pentagrama
Assim como os números são infinitos , as notas musicais também sao infinitas. Mas, por convenção geral, se criou uma ferreamenta chamada pauta suplementar do pentagrama , que visa a representação das notas que estão fora do alcance das cinco linhas do pentagrama , quer elas sejam agudas demais, ou graves demais ( As notas dentro do retângulo são as notas naturais. As notas a esquerda do retângulo são as notas graves, e as da direita as notas mais agudas ).





1-9- Solfejo
Sofejo é a arte de substituir a letra da música , pelas notas que são executadas por ela ( ou cantarolar o nome das notas musicais no lugar da letra )    .

1-10- Figuras de valores
As figuras de valores aparecem em uma partitura para representar  a duração do tempo em que uma determinada nota é executada . As figuras de valores são nomeadas e representadas abaixo. ( Lembrando que há também a pausa das figuras de valores, que são representações na partitura para determinar, quanto tempo deverá ter deixado de espaço entre uma nota a ser executada e outra. )



1-11- Relação Matemática entre as figuras de valores
Há uma relação matemática bastante interessante entre as figuras de valores das notas musicais que envolve frações de tempo.  Por regra geral, se toma a duração da semi-breve ( figura de valor que representa a nota com maior duração de tempo dentro de uma partitura ) como 1 .  Sendo assim , a próxima figura de valor, a mínima , deverá ter a metade da duração da semibreve ,ou seja 1/2. A figura de valor seguinte, a semínima, deverá ter a metade da duração de mínima , ou seja , 1/4 de tempo e assim sucessivamente , conforme representado na lista abaixo, tomando como referência de duração de tempo a semibreve

Semibreve = 1
Mínima = 1/2
Semínima = 1/4
Colcheia = 1/8
Semi-colcheia = 1/16
Fusa = 1/32
Semi-fusa = 1/64

Como nessa semana e na próxima , todos estarão de folga por causa do Carnaval , não haverá post sobre aula de música na terça feira, mas sim da quinta-feira, dia 10 de março. Tudo bem ? Até mais.



( DESCULPA A PÉSSIMA DEFINIÇÃO DE ALGUMAS DAS FOTOS . PARA EVITAR ACUSAÇÃO DE PLÁGIO NA INTERNET TIVER QUE FOTOGRAFAR O MEU CADERNO DE LIÇÕES )


Nenhum comentário:

Postar um comentário