.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

domingo, 6 de março de 2011

Entre o sal e a cerveja: Luxo e originalidade se tornam marca da segunda noite de Desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba de São Paulo ( SP ) no Carnaval 2011.

Por Lucas, Bragança ( Pará )

Oi pessoal. Estou aqui de novo para mostrar mais uma resenha sobre a segunda noite de desfile das escolas de samba do grupo especial de São Paulo, que ocorreu essa madrugada e só terminou com o céu bastante claro. Teve de tudo, de artes de ilusionismo na avenida , até muita cerveja. Claro que alguns probleminhas chatos não faltaram , mas dessa vez e nenhuma escola se atrasou, conforme veremos a seguir.





1ª Nenê de Vila Matilde ( Horário de entrada 23 10 - Horário de Saída 00.14 )


A Nenê de Vila Matilde estava preparada para entrar na avenida, para falar sobre a história do sal . Isso mesmo. Mas um atraso em um guindaste acabou por fazer a escola esperar 40 minutos para entrar na avenida , e acabou causando efeito dominó de atrasos que ocorreu na noite anterior quando a Unidos do Peruche enfrentou todos os problemas que enfrentou, atrasando assim o desfile das agremiações adversárias . Apesar disso , a Comissão Técnica do Carnaval de São Paulo entendeu que o atraso não partia da Nenê de Vila Matilde, posição essa que foi apoiada incondicionalmente pelas outras agremiações , e sim do atraso num guindaste para colocar todos os integrantes encima dos carros alegóricos da escola. Para você ter uma idéia , dezenas de pessoas desfilaram encima de carros alegóricos durante as duas noites do carnaval de São Paulo. Para içar essas pessoas , o sambódromo só contava com 4 guindastes , o que acabou causando transtornos como pequenos atrasos e afins. Enquanto esperava o seu guindaste , os integrantes da Nenê aproveitaram pra terminar de aquecer a voz para o desfile , já que nada de errado havia ocorrido com os carros alegóricos. Passando das 11 da noite a escola entrou no Anhembi contando sobre a história do sal na humanidade. As riquezas, os povos, e é claro, um aula de história foi mostrada no desfile da Nenê que mostrou alegorias luxuosas, embora simples no contexto , já que o tema não tinha um brilho e luxo tão aparente, o que poderia acabar sendo tido como exagero se a escola ousasse ir além do que o enredo pedia. No final do seu desfile a escola prestou uma homenagem ao seu Nenê com sua quinta e última alegoria. Seu Nenê foi fundador da escola, e havia falecido no ano passado. Mas mesmo assim a escola passou sem maiores incidentes pela avenida sendo imensamente aplaudida pelo público ao termino de sua apresentação.






2ª Águia de Ouro ( Horário de entrada 00 26 - Horário de Saída 01 26 )

A Águia de Ouro foi a segunda escola a desfilar na segunda noite de Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo. Apostanto em um tema de fácil compreensão para o público, a escola decidiu homenagear a origem do fogo. Enredo cativante, alegorias com cores fortes, e muitos efeitos especiais foram as marcas da Águia de Ouro que mostrou imponência de quem está disposta a fazer de tudo pra ganhar . Contando da história do fogo das cavernas aos dias atuais, a escola falou também sobre sustentabilidade , riqueza , e desperdício . A Águia e Ouro soube aprovetar bem o tempo que tinha para passar pela avenida, e explorou ao máximo o tema que maravilhou a todos no sambódromo, se retirando com folga de cinco minutos para terminar o tempo limite.




3ª Mocidade Alegre ( Horário de Entrada 01 34 - Horário de Saída 02 37 )


De longe a escola mais esperada da noite , a Mocidade Alegre surpreendia começando pela comissão de frente. Com letras formando a palavra "Iluda-se " , esse número já deixava a mostra uma parte do que vinha por aí. E veio muita coisa. Alegorias bem acabadas , desfile coreograficamente impecável, e fantasias que dispensavam comentários. Era praticamente uma escola já assumidamente campeã desfilando. Executando três "paradonas" , todos os ritmistas pararam de tocar a bateria e deram a voz para a arquibancada , que cantou o refrão de cor, para surpresa dos comentaristas e críticos , e delírio dos telespectadores que não acreditavam no que viram. Mostrando um passeio pelo mundo das mágicas, das ilusões, do dinheiiro , ( a maior das ilusões materiais) , e do amor , ( a ilusão mais dolorosa ), a Mocidade cativou o público e surpreendeu a cada ala. Mas mesmo assim , por ilusão ou azar , o quarto carro da escola quebrou sendo impedido de desfilar. A alegoria que falava sobre o cinema 3D seria a quarta a entrar e sofreu um problema em um dos eixos, amargando um pouco a festa da Mocidade. Mesmo assim a escola se desdobrou pra compensar a falta dessa alegoria importante, ocupando rapidamente o buraco deixado pela mesma , inundando os olhos do público, e empolgando a todos com truques e mágica. Triste ilusão .




4ª Vila Maria ( Horário de entrada 02 41 - Horário de Saída 03 45 )


Apostando em um tema difícil de se trabalhar e complicado de apresentar na avenida, a Vila Maria se superou , e deu o segundo ( o primeiro na minha opinião foi a Pérola Negra ) mais genuíno banho de história das duas noites do Desfile das Escola de Samba do Grupo Especial de São Pualo ao falar sobre o Teatro Amazonas. Contando sobre a construção, o período áureo, óperas célebres que já foram encenadas naquele lugar, o declínio, a quase extinção do local, e o renascimento de um símbolo da cultura da região norte, a escola ousou por trazer alegorias gigantescas para a avenida , como já é de costume da mesma desde o carnaval de 2008 quando a escola extasiou a todos com o seu inesquecível e memorável abre-alas de 150 metros de comprimento representando um templo japonês .Moliére, Shakspeare, Bach, Beethoven, Rolling Stones ( vocês devem conhecer, a banda de rock que se apresentou no Rio de Janeiro para três milhões de pessoas e etc... ) , e até Roger Waters , ex-vocalista da lendária banda de rock progressivo Pink Floyd , tiveram espaço garantido na homenagem ao teatro Amazonas feita pela Vila Maria. A escola mais uma vez deu um exemplo de classe , e conciliou grandiosidade com competência , e terminando o desfile com tempo de sobra ( na verdade apenas um minuto , já que a escola desfilou em 64 minutos ) ,porém sem nenhuma pressa em sair da avenida.



5ª X-9 Paulistana ( Horário de entrada 03 54 - Horário de saída 04 58 )


A X-9 optou por fazer uma homenagem ao apresentador e ator Reanto Aragão, da Rede Globo , o que eu achei um tema um tanto quanto fraco para se apresentar no Carnaval. Sem grande inovações frente as escolas que desfilaram antes, como a grandiosidade da Vila Maria, ou o detalhismo impecável da Mocidade Alegre , a X-9 apresentou um desfile tecnicamente coerente . A escola veio abordando temas paralelos a carreira do ator como , por exemplo , o movimento de retirantes dos estados do Nordeste Brasileiro para a Região Sudeste do país em busca de melhores condições, fazendo uma alusão a história de vida de Renato Aragão. O homegaeado desfilou na última alegoria , com certo receio da mesma já que ela balançava muito, e o ator aos 76 anos, tinha certo medo de desabar de uma altura de mais de 10 metros. O carro em que o apresentador veio relembrava a vez em que o mesmo subiu nos braços do Cristo Redentor ...




6ª Gaviões da Fiel ( Horário de entrada 5 12 - Horário de saída 6 16 )


Entrando com o dia querendo clarear, a Gaviões da Fiel optou por abordar um tema original e ao mesmo tempo conhecido : As histórias e lendas de Dubai. Com alegorias usando e abusando da tecnologia, a escola mostrou uma mescla entre caranaval e estádio de futebol, quando pôs grande parte do sambódromo do Anhembi de pé . Contando sobre a economia, as pérolas, o petróleo, a cultura , os costumes , a arquitetura e religão do povo de Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos, a Gaviões deu novamente uma aula de cultura e história , o que foi uma marca do carnaval paulistano deste ano no Desfile das Escolas de Samba do Grupo especial. Terminando dentro do tempo regulamentado , e sem maiores incidentes , a escola encerrou sua apresentação com o dia já claro, e um público mais calmo, já que haviam assistido a no total 13 escolas de samba, nos dois dias de desfile .




7ª Império de Casa Verde ( Horário de entrada 6 28 - 7 32 Horário de Saída )


Com um público já cansado e tomando o café da manhã nas arquibancadas, e o dia bastante claro diga-se de passagem , a Império de Casa Verde tinha a dura e difícil missão de reanima-lo naquele que seria o último desfile da noite, além é claro de ter a honra de fechar a segunda e última noite de apresentações das suas colegas escolas de samba . Com alegorias gigantescas , o que é uma marca da escola desde muito tempo atrás, a mesma resolveu homenagear a cerveja, e apresentou luxo, e alas bem fantasiadas para abordar o tema. E , por fim a escola consegiu concluir a missão de reanimar o público, e terminou dentro do seu tempo limite , dando a última aula de história da noite. Contando sobre a cerveja nos tempos dos Faraós, na Idade média, na Idade moderna , e Contemporânea a escola mostrou um desfile interessante e é forte candidata as primeiras posições na hora da apuração final das notas das escolas de samba de São Paulo .


Bem, foi um ótimo carnaval o carnaval de São Paulo. Inovações, luxo e grandiosidade foram apresentados e esbajandos pelas 14 escolas que desfilaram . Superação, Cultura , Musica, Arte, História e muita emoção marcaram os temas das escolas esse ano. Fica aqui uma sugestão bastante pessoal para uma escola paulistana ( eu quero uma paulistana , nada pessoal com as escolas do Rio de Janeiro ) homenagear no ano que vem : Por que não resolver falar sobre álbuns conceituais que mudaram a maneira de pensar das pessoas ? As minhas três sugestões são as seguintes :




1- The Dark Side of The Moon ( Sob a sombra da Lua ) - Pink Floyd- 1973 : Falando sobre as dores e mazelas do ser humano. Tristeza, melancolia, guerra , morte , ânsia por dinheiro são abordados nos disco que se tornou referência para quem quer fazer um álbum conceitual


2- American Idiot ( Idiota americano ) - Green Day - 2004: Apresentando uma crítica social afiada a sociedade na qual vivemos, esse álbum combina musicalidade cativante com letras polítas fortes, e até mesmo em certos pontos , bastante diretas no tema tratado, criticando a alinenação, o consumo financeiro excessivo, o uso de drogas, e o ato de assistir excessivamente a coisas fúteis. É um disco impecável


3- A Thousand Suns ( Os mil sóis ) - Linkin Park - 2010 : Tido por muitos como o mais polêmico álbum de 2010, o disco mostra uma faceta bastante afiada e sombria do Linkin Park como banda : A preocupação e medo de que o mundo acabe numa possível guerra nuclear. Todas as emoções em torno desse sentimento foram exploradas ao máximo em canções calmas , mas de letras profundas. Desesperança, comformismo, sentimento de culpa, revolta , remorso , tristeza , terminando com uma pitada de esperança por um futuro melhor


Seria legal se uma escola de samba pudesse homenagear os três álbuns juntos, colocando no enredo na ordem que eu apresentei,já que cada um trata de uma época diferente . Por favor, se decidirem homenager, não coloquem as imagens, ou estátuas dos cantores ( seria clichê demais , além de quase ridículo ) , mas sim representações das idéias que eles tentaram passar nas músicas dos ditos álbuns . Se gostarem , fico feliz . . . E escutem várias vezes os três álbuns , e dividam igualmente os setores homenageando os três . Até mais.




FONTE DO PEQUENA PARTE TEXTO ( JÁ QUE EU ASSISTI AOS QUATRO PRIMEIROS DESFILES APRESENTADOS NESSA RESENHA ) :
http://g1.globo.com/

http://www.r7.com/

Comentem a vontade!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário