.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

domingo, 27 de março de 2011

Aniversário de 51 anos de Renato Russo - 27 de março de 1960

Por Lucas , Bragança ( Pará )







Oi gente. Vocês com certeza vocês devem me conhecer aqui neste blog como um fã doente de Linkin Park ( o que eu não nego ). Mas também já devem saber que eu admiro não só os vocais rasgados e as letras profundas de Chester Bennington , como também diversas outras bandas e estilos musicais, que sem dúvida tem seu lugar garantido no meu coração. E uma das bandas que , de longe, vem me marcando bastante , é a "Legião Urbana", liderada por Renato Russo, um verdadeiro ícone da música brasileira , e que se estivesse vivo , estaria completando 51 anos hoje . Então , vim aqui para dar um espaço, pra comemorar essa data tão importante no cenário da música brasileira, e mundial.
Batizado com o nome de Renato Manfredini Júnior , Renato "Russo" , nasceu no dia 27 de março de 1960 na cidade do Rio de Janeiro. Filho de uma família de condição econômica bastante favorável ( pai bancário , empregado pelo Banco do Brasil ) , Renato Russo até os seus seis anos de idade nunca tinha saído da cidade do Rio de Janeiro .
Começou a estudar na escola Olavo Bilac, quando aos seis anos escreveu uma bonita redação , entitulada por ele mesmo de "Casa velha, em ruínas..." que até hoje se encontra na mesma para apreciação pública. Aos sete anos de idade, em 1967 , seu pai, que era bancário, havia sido transferido pela agência Banco do Brasil , em que ele estava empregado , para trabalhar em Nova York, e é claro, precisou levar a sua família junto. Sendo assim , Renato Russo foi junto com ele. A família de Renato passou a morar na cidade de Nova York no distrito do Queens , no bairro de Forest Hills por 2 anos, época na qual Renato Russo foi introduzido a cultura americana que incluía os esportes do país , as maneiras de se vestir, a música e a alimentação. Nessa época o Brasil estava passando por uma fase bastante dura em sua história : a Ditadura militar , que havia começado em 1964, quando Renato tinha 4 anos de idade e ainda morava no Rio de Janeiro.
Após o período de dois anos residindo em Nova York, Renato juntamente com sua família retornaram ao Brasil , para a cidade do Rio de Janeiro , no ano de 1969 . Quando Renato tinha 13 anos, em 1973, a família se mudou para a jovem cidade de Brasília, então nova capital do Brasil, e centro político de uma das mais violentas ditaduras da história recente . Curiosamente a mudança se deu no auge desse período no qual eram presas dezenas de pessoas ao longo do território nacional, por as mesmas contrariarem o regime autoritário que se intalara no país em meados dos anos 60. Sim , mas voltando a história do menino.
Aos 15 anos de idade , em 1975 , Renato foi diagnosticado com efisiólise ( doença na qual há uma desunião entre articulações de membros, e em certos casos, até a própria necrose [apodrecimento em vida ] do osso afetado ) . Ao saberem da doença, os médicos o submetram a uma cirugia que consistia na implatação de três pinos de platina no osso da bacia ( cintura e quadril ) , parte afetada pela doença . O pós-operatório foi , de longe a fase mais dolorosa do tartamento da doença, conforme afirmava o próprio Renato . Nesse período ele teve que permanecer acamado por mais de 6 meses , quase sem movimentos corporais, o que o abalou bastante . Durante essa época, conta o mesmo, ele passou a dedicar tempo integral a música, escutando diversos discos dos mais variados estilos musicais.
Quando tinha 18 anos, o mesmo formou junto com Felipe "Fê" Lemos ( bateria ) , Flávio Lemos ( baixo elétrico ) e André Pretorius ( guitarra ) a banda "Aborto Elétrico" . A banda durou apenas 4 anos, e terminou devido as numerosas brigas e picuinhas entre Renato , e o baterista "Fê" Lemos , culminando com a saída de Renato , em 1982. A saída de Renato do grupo seria o "embrião" da formação de duas importantes bandas do nosso rock nacional : A "Legião Urbana" ( chefiada por Renato Russo ) e "Capital Inicial " ( . Nesse meio tempo, em 1978, Renato havia confessado a sua mãe que era bissexual .
Após ter saído do "Aborto Elétrico" , Renato Russo passou a seguir carreira solo, carreira solo essa que durou um curto espaço de tempo, já que dalí a alguns meses , Renato se juntaria ao baterista Marcelo Bonfá , ao guitarrista Eduardo Paraná e ao tecladista Paulo Guimarães , tendo assim a formação primária do grupo "Legião Urbana" , tendo como Renato Russo ocupando a posição de baixista e vocalista , em 1983. Após os primeiros shows do grupo , Paulo Guimarães e Eduardo Paraná saem do grupo. Rapidamente o posto é ocupado por Dado Villa-Lobos , sobrinho neto do famoso e falecido compositor Heitor Villa-Lobos, ocupando este a posição de guitarrista . Antes de Dado assumir a vaga de guitarrista, Ico Ouro-Preto ( Irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial ) havia assumido a vaga de guitarrista, porém por um curto espaço de tempo.
O "Legião Urbana" contou ainda com o baixista Renato Rocha. Entre 1984 e 1989 , o grupo " Legião Urbana" viveria o apogeu comercial inimaginável para a época, sendo considerados por muitos como o grupo-mor do rock brasileiro, tendo aceitação massiva dos fãs, que elevavam Renato Russo praticamente a categoria de "deus " ( neste caso cm letra minúscula ). Apesar de muitos o considerarem como um ser divino, quase como Jesus Cristo , Renato sempre negou ser cristão ( ou messiânico ) [ Curiosamente , o pseudônimo "Russo" , vem do sobrenome do filósofo francês "Rosseau" [ Pronuncia-se "Russô" ] , tendo sido adotado pelo artistas pouco depois do fim do "Aborto Elétrico" ]
Durante o seu apogeu, o "Legião Urbana" havia lançado 4 álbuns de estúdio : "Legião Urbana" ( 1985 ) , "Dois" ( 1986 ) , o célebre "Que país é este 1978 - 1987 " ( 1987 ) , e "As Quatro Estações " ( 1989 ) , todos sendo aclamados grandemente pelos fãs e muitos críticos . Foi nessa época que surgiram as faixas que seriam até hoje lembradas por muitos como "Que país é Este" , " Faroeste Caboclo", "Pais e Filhos" , "Será ? " e muitas outras . Em 1988 , Reanato Russo confessa abertamente ao público que é bissexual . Em 1991, Renato Russo iniciou um tratamento para livrar-se da depedência química em drogas , e estava muito entusiasmado com essa iniciativa que, segundo o mesmo admitira, só o iria conduzir num bom rumo. Porém no mesmo ano , também , ele descobriu ser portador do vírus da AIDS , assim como o também vocalista Cazuza , que um ano antes ( em 1990 ) havia falecido por complicações provocadas pela mesma doença. Mesmo assim , ao contrário de Cazuza, Renato nunca assumiu sua doença em público. Durante metade dos anos 90 Reanto Russo passou uma vida difícil por causa da debilidade de sua saúde, porém , sem deixar que isso afetasse a consistência e a classe de suas composições. Em 1995, o Legião Urbana já havia vendido 20 milhões de cópias , em apenas 12 anos de carreira, o que era inimaginável para um grupo de rock do Brasil. Suas músicas foram ( e são ) referência nacional do Rock Progressivo ( já consagrado internacionalmente por bandas como Pink Floyd e Genesis ) , Rock Alternativo , e o Punk Rock ( consagrado pela banda "Sex Pistols" ) porém é claro, com uma faceta original e única que só o Legião Urbana conseguia ter , o que foi grandemente adimirado por muitos, numa época em que o cenário do rock estava em constantes transformações, como a crise interna dentro do Gun's N Roses, a ascenção comercial de grupos como Metallica , Nirvana , Green Day e Red Hot Chilli Peppers, e o "buraco" no mainstream do rock que havia sido ocupado pelo "Pop Music" , buraco esse que desde os anos setenta e oitenta vinha sendo alargado pelo Grupo ABBA , Michael Jackson e Madonna . O mundo, além disso , também passava por um momento delicadíssimo em sua história : A queda da União Soviética, do Muro de Berlim , e de diversos regimes totalitários no leste europeu, o que provocou uma grande abertura econômica e cultural, causando assim a "ocidentalização" daquela região. Mesmo assim, após a descoberta de sua doença irreversível , Renato Russo ainda produziu com o Legião Urbana mais quatro álbuns de estúdio de enorme sucesso , sendo eles respectivamente : "V" ( 1991 ) , "O Descobrimento do Brasil" (1993 ) , " A Tempesatade, ou, O Livro dos Dias" ( 1996 ) e "Uma outra estação" ( 1997 ), sendo este último lançado meses após o falecimento de Renato Russo.
Renato Russo morreu pesando apenas 45 quilos, devido as inúmeras complicações de seu quadro de saúde causadas pela AIDS no dia 11 de Outubro de 1996, aos 36 anos de idade . Mesmo assim , até hoje a sua obra musical é descrita por muitos como uma das mais memoráveis da música no Brasil, tendo sido considerado por muitos como o "mestre" e chefe-mor do "Quarteto Sagrado do Rock Brasileiro" , formado por "Legião Urbana" , " Titãs" ," Barão Vermelho" ( banda a qual pertencia "Cazuza" ) e "Paralamas do Sucesso" .
Então , se você é fã de boa música, recomendo-o a visitar os links musicais abaixo:




"Será ? " ( 1985 ):
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-50792/




"Ainda é cedo" ( 1985 ):
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-47408/




"Daniel na Cova dos Leões" ( 1986 ):
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-50129/




"Que país é este " ( 1987 ):
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-90913/




"Faroeste Caboclo" ( 1987 ):
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-42208/




"Angra dos Reis" ( 1987 ):
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-80185/




"Feedback Song for a Dying Friend" ( 1989 ) :
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-1027539/




"Pais e Filhos" ( 1989 ):
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-200470/




"Monte Castelo " ( 1989 ) :
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-100059/




"1965 ( Duas Tribos ) " ( 1989 ):
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-41980/




"Metal contra as Nuvens " ( 1991 ) :
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-47411/




"A Ordem dos Templários " ( 1991 ) :
http://www.youtube.com/watch?v=A-wRHj6caIY




" Vinte e nove " ( 1993 ):
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-47416/




" O descobrimento do Brasil ( 1993 ):
http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-47998/




"Via Láctea" ( 1996 ):
http://www.youtube.com/watch?v=f13_mUYLYe8




" O Livro dos Dias " ( 1996 ):
http://www.youtube.com/watch?v=DJev4QhL8W4




" Clarisse" ( 1997 ):
http://www.youtube.com/watch?v=8U8URjl3a54


VIDEOCLIPES:
http://tinyurl.com/4kq569m  



Boa audição. Até o próximo post:






FONTES DO TEXTO :


http://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_Urbana








http://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Russo






Gostou ? Então comente a vontade .

3 comentários:

  1. Boa tarde, Lucas! Gostei da homenagem ao Renato Russo. Ele merece! Força Sempre!

    Abraços!

    Ana Cléia

    ResponderExcluir
  2. Realmente . Concordo também com a AnaCléia. O cara era demais. Uma pena ter morrido de uma forma tão triste.

    ResponderExcluir
  3. Legal o texto, pra quem ainda não conhece Legião e tão pouco Renato, foi uma bela apresentação!
    Jessy Dozono

    ResponderExcluir