.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

terça-feira, 8 de março de 2011

Animação, fiasco , garra e superação tornam a segunda noite de desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro ( RJ ) em uma data histórica para o carnaval carioca.

Por Lucas , Bragança ( Pará )


Estou até mesmo sem palavras para descrever a minha resenha hoje, mas vou fazer o possivel para concluir este post, pois afinal quase 8000 pessoas tiveram um trabalho muito maior para concluir seu carnaval a tempo para preparar suas escolas ( Grande Rio e União da Ilha ) para esta que foi uma noite histórica para o carnaval carioca . Na madrugada de ontem para hoje , 6 escolas desfilaram representando os mais diferentes temas. Teve a história do carnaval desde o tempo em que comemoravam as colheitas, o lado místico da ilha de Florianópolis, à história do Rei Roberto Carlos . Alegorias majestosas, luxo e superação tornaram essa noite , em uma noite inesquiecívelmente antológica para quem estava na Marquês de Sapucaí. Vamos lá.





1ª União de Ilha ( Horárrio de Entrada 21 25 - Horário de saída 22 47 )

Uma das escolas mais atingidas pelo incêndio, a União da Ilha tinha justamente  a tarefa de abrir a segunda noite de desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. A escola perdeu ao todo 3000 fantasias com o incêndio que atingiu não só o seu barracão, mas também o barracão de escolas como Portela e Grande Rio. Apesar disso, a escola reconstruiu tudo em 24 dias , e apresentou um desfile de superação que levantou a Sapucaí. Falando sobre a teoria da evolução elaborada pelo cientista Charles Darwin durante o século XIX , a escola mostrou  dos bichinhos preferidos do estudioso, e  marcaram presença no sambódromo. Besouros, macacos , aranhas , tartarugas , ossadas de dinossauros e  etc...  Fazendo um desfile imponente, embora é claro sem o mesmo brilho de antes , a escola não será julgada e nem receberá notas em virtude do que aconteceu. Mesmo assim os integrantes fizeram  um desfile descontraído e alegre sem se preocupar muito com o tempo. Ao sair a escola foi muito aplaudida pelo público, que comprendeu a dificuldade em por seus integrantes fantasiados na avenida.


2ª Salgueiro ( Horário de entrada 22 51 - Horário de saída 00 43  

O Salgueiro vinha disposto a brigar pelo título. E com plena razão, admito . Homengeando o Rio de Janeiro como cenário de cinema , a escola prometia realizar uma apresentação luxuosa, repleta de cores, luzes, e muitos , muitos efeitos especiais. E conseguiu, mas também o final não foi nada feliz. A escola contou com 4000 componentes, 8 carros alegóricos de dimensões babilônicas , e um baita problema : Fazer tudo isso passar pela avenida em 1 hora e 22 minutos de tempo regulamentado. Por causa das dimensões das alegorias,  a escola teve imensa dificuldade em colocar três de seus carros mais importantes na avenida , o que fez todos os componentes que estavam desfilando se atrasarem bastante, sendo que tiveram  que simplesmente correr no final para evitar um desastre carnavalesco maior. Mas infelizmente, apesar da imponência e luxo, o Salgueiro deixou escapar o título,sendo  traído por aquilo que mais mimou ao longo do ano  passado : a grandiosidade de seus carros alegóricos. A bateria resolveu não entrar no recuo, o que pessoalmente me assustou bastante  , atrapalhando o andamento e a sonoridade da escola como um todo, que por sua vez contou com um catastrófico estouro de 10 minutos  no encerramento do desfile, fazendo muitos dos integrantes correrem  para evitar atrasos piores. Depois disso o caos simplesmente tomou conta da Praça Apoteóse. O Salgueiro tinha que descascar um abacaxi tão grande quanto o seu estouro de tempo na avenida : um engarrafamento de alegorias enormes, que simplesmente não queriam sair do lugar por que as rodas não estavam suportando o peso delas , agumas com mais de 9 metros de altura e dezenas de metros de comprimento, o que causou um efeito dominó de atrasos, assim como tinha acontecido com a Unidos do Peruche em São Paulo , e acabou prejudicando consideravelmente a entrada das escolas seguintes na Avenida . É , dessa vez o final da sessão de cinema do Salgueiro não foi nada feliz. A escola será penalizada em 1 ponto por nota recebida  por causa do atraso ( 0,1 ponto por minuto excedido ) , penalidade essa que poderá aumentar ainda mais já que os qusitos evolução e harmonia foram gravemente comprometidos por causa da correria no fim do desfile.   Desde 1993 , quando a Unidos do Viradouro se atrasou em treze minutos , não se via um atraso tão desastroso em um desfile de uma escola do grupo especial. Em compensação nenhuma escola será rebaixada este ano , por causa dos incêndios na cidade do samba que afetaram a Grande Rio , Portela e União da Ilha.


3ª Mocidade Indepedente de Padre Miguel (Horário de início  0 31 -  Horário de saída 1 48 )

Embra o tema de homenagear o Carnaval tivesse um bocado remoído pelas escolas de samba carioca, que para muitos encontra-se em saturação de temas repetidos ao longo dos anos, a Mocidade, assim como São Clemente  na sua homenagem ao Rio de Janeiro, resolveu dar uma inovada ao contar a história da maior festa pagã da terra. Com quase 4000 componentes , a escola tinha o dever de reanimar o público, e dar uma atenuada no estrago psicológico deixado pelo fiasco que foi o encerramento do desfile do Salgueiro. E conseguiu. Com um tema leve , e sem atrasos, a escola animou o público, e fez uma passagem memorável pela avenida, sendo uma das escola mais rápidas das duas noites. A Mocidade encerrou seu desfile com tempo de sobra , e comemorou pela ótima apresentação. Falando sobre a história e origem do Carnaval, a Mocidade fugiu do clichê "Pierrô e Colombina" e foi mais fundo na história da humanidade, e mostrou as raízes dessa comemoração que teve as suas origem no Egito e na Grécia quando as pessoas comemoravam aos seus deuses os bons resultados de suas colheitas. Uma linda aula de história .


4ª Grande Rio ( Horário de entrada - Horário de saída )

De longe a escola mais esperada das duas noites . O público estava extremamente  ansioso para ver como foi que a Acadêmicos do Grande Rio viria  para a Marquês de Sapucai  depois do trágico incêndio que destruiu praticamente todas as fantasias da escola. E o que parecia impossível aconteceu. A escola refez seu carnaval em 24 dias, com chacis de carros alegóricos emprestados por sua escola irmãs . Beija-Flor, União da Ilha , Vila Isabel, Salgueiro  e Porto da Pedra foram as escolas que mais se empenharam em reconstruir do zero a Acadêmicos do Grande Rio. A escola contabilizou um estrago de 10 milhões de reais com o incêndio , vindo a perder quase todas as 4000 fantasias que viria a mostrar no desfile, além dos seus 8 carros alegóricos grandiosos ( marca registrada da Grande Rio ) . Tudo foi perdido. Da luxuosa ala das baianas a trabalhada roupa da comissão de frente. Mas em três semana a escola se reegueu e deu um show na Sapucaí, mesmo com água na altura do tornozelo, e uma tempestade chata que não tirou a animação da escola que surpreendeu a todos , e fez um desfile antológico pela Marquês de Sapucaí , debaixo do apoio incondicional e emocionado  de mais de 70 mil pessoas entre espectadres , e jornalistas , que ficaram surpresos pela escola ter se reconstruido em tão pouco tempo. A mesma veio com 9 carros alegóricos, cinco maiores , e 4 menores, e 4000 componentes , para contar a história das lendas e mitos em torno da Ilha de Florianópolis, onde fica a cidade do mesmo nome , e capital de Santa Catarina . O enredo  foi considerado por muitos com um tema original e ainda não abordado na Marquês de Sapucaí. A escola emocionou até a mim , torcedor assumido da Grande Rio desde 2006 , e a todos os expectadores , e desfilou dentro do tempo limite, o que foi mais impressionante ainda.  Os espectadores de casa ainda tributaram um imenso apoio a escola por meio de mensagens de texto e e-mails . Saindo ovacionada  de pé pelo público do sambódromo a escola provou que não são alegoria enormes, ou alas luxuosas que fazem um desfile inesquecível. Inexplicavelmente emocionante. Parabéns Grande Rio .


5ª Porto da Pedra ( Horário de entrada 3 35  -  Horário de saída 4 54 )

Após o memorável desfile da Grande Rio , o público também vibrou com a Porto da Pedra que veio falando sobre os contos e histórias da escritora Maria Clara Machado , famosa autora brsileira de contos e histórias infantis. Brincnado com o lúdico, e fazendo um desfile praticamamente perfeito, a Porto da Pedra, desfilou pela pista da Marquês de Sapucaí bantante molhada , porém sem chuva, o que ajudou bastante a escola. Com uma explosão de cores, aliada a agilidade e originalidade típica da Porto da Pedra, a escola fez um ótimo desfile , superando as expectativas até dos críticos e comentaristas mais céticos em relação a escola. Alegorias elaboradas, e uma bailarina voando pendurada por um balão de gás foram o ponto alto do desfile que terminou com pequeno problema tecnico de vazamento de óleo, que acabou sujando a pista . A organização do sambódromo teve que jogar serragem para secar o óleo, o que gerou protestos da Beija-Flor de Nilópolis que desfilaria a seguir . Apesar disso a escola não será penalizada. Terminando alegre e com tempo de sobra, a escola não animou tanto quanto a sua antecessora Grande Rio, mas também mostrou que sabe fazer um carnaval imponente digno de de estar no grupo especial.


6ª Beija Flor ( Horário de entrada 5 16 - 6 32 Horário de saída )

Entrando já com céu já  clareando a Beija-Flor de Nilópolis levantou a arquibancada , assim como a Mangueira , a Grande Rio, e a Unidos da  Tijuca , ao homenagear o rei Roberto Carlos, contando sua história, sua carreira, seus amores, sua religiosidade e o moviemento musical que o próprio ajudou a criar : A Jovem guarda. A escola levou 4000 componentes , 8 alegorias enormes, porém leves e ágeis , e o número impressionante de 47 alas . O desfile contou com personalidades como Erasmo Carlos, Marrone , Vanderléia, Roberta Miranda  e muitos outros. Já de dia o público podia ver o luxo e imponência da azul e branco com mais clareza. A escola explorou ao máximo a história do rei da música brasileira , que se mostrou bastante interessante . Curiosamente foi umas das poucas personalidades do carnaval que foram homenageadas em vida , e ainda mais pela sua escola de samba favorita. O homenageado é claro não podia deixar de marcar presença e desfilou na última alegoria acompanhado de dezenas de crianças. A escola fez uma passagem impecável pela avenida, sem erros de evolução, com um samba enredo contagiante , e ainda por cima com cinco minutos de folga em relação ao tempo limite. Se ainda resta dúvidas de qual será a campeã, só vendo a apuração  , que ainda terá seu dia marcado pela organização da LIESA- RJ. ( Liga Independente Das Escolas de Samba do Rio de Janeiro ) .


Gostaram da resenha ? Então comente a vontade e diga para qual escola você troceu neste carnaval. Vocês já sabem que eu torço pela Grande Rio indepedentemente dela se atrasar  ( como em 2006 ) ou de abre-alas pegar fogo ( em 2008 ) . Torça você também por sua escola favorita. Nos vemos no post sobre  a apuração. Ah , e lembrando que hoje a tarde , as 16 horas pelo horário de Brasília ( verifique seu fuso-horário ) haverá a apuração das notas dadsas nos desfiles das escolas de samba do grupo especial do carnaval de São Paulo . Estou torcendo pela Vila Maria e pela Pérola Negra. Até mais pessoal. Se cuidem e feliz carnaval, Juízo a todos.


PARTE DAS FONTES :
http://g1.globo.com/carnaval/2011/


( UMA ÚLTIMA INFORMAÇÃO : A UNIÃO DA ILHA E A PORTO DA PEDRA ESTAVAM ANIVERSARIANDO ESTA MADRUGADA,SENDO  57 E 32 ANOS RESPECTIVAMENTE . )

Nenhum comentário:

Postar um comentário