.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quarta-feira, 9 de março de 2011

Resultado da Apuração do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro ( RJ ) do carnaval 2011

Por Lucas , Bragança Pará .


Oi gente. Vim aqui o mais rápido que eu pude para publicar aqui o resultado da apuração das notas do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Como eu já havia avisado, este ano não haverá rebaixamento de escolas de samba do grupo especial, já que o barracão das escolas  União da Ilha, Grande Rio, e Portela pegaram fogo, queimando milhares de fantasias ( em torno de 8500 , sendo 4000 só da Grande Rio ) e vários carros alegóricos. Por decisão da Liesa- RJ ( Liga Independente  Das Escolas de Samba do Rio de Janeiro ) não houve a computação de notas das escolas afetadas, e por isso elas desfilaram apenas para mostrar seu trabalho . Com isso, as 9 escolas que não sofreram com esses prejuízods passaram pela Marquês de Sapucaí competindo realmente pelo título. No caso do Rio de Janeiro foram julgados 10 quesitos, sendo eles listados na seguinte ordem:

1º Harmonia ( avalia se a escola entrou na avenida condizente ao tema escolhido. É basicamente o entrosamento entre ritmo e canto )

2º Mestre Sala - e Porta Bandeira ( avalia o casal que vem trazendo o pavilhão, bandeira , da escola. O Mestre-Sala e a Porta-Bandeira devem vir sempre fazendo movimentos leves e cativantes, sendo que o Mestre-Sala deve fazer o movimento de côrte a Porta-Bandeira, enquanto esta última deve conduzir a bandeira da escola sem que a mesma caia no chão, se enrosque no seu corpo, ou bata no rosto do Mestre-Sala, o que acarretaria desconto de pontos )

3º Conjunto - ( Avalia a coesão entre fantasias e alegorias, dando assim um tom de uniformidade e coerência ao desfile. )  


4- Evolução ( Um dos quesitos mais importantes , avalia a escola no seu andamento pela avenida. Se houve coreografias ousadas e bem executadas, se não houve atrasos ou correrias durante o desfile, e se existiu algum buraco ( espaço ) ,  mistura, ou a divisão ruim  de alas distintas . Há punições nesse quesito também se a escola não colocar carros alegóricos conforme o andamento do enredo, ou não colocar o número mínimo de carros alegóricos que é de 5 , ou exceder o número máximo , que é de 8 , isso no caso das escolas de samba carioca )

5º- Comissão de Frente ( Julga a famosa "Comissão de Frente" , que é um determinado grupo de pessoas que vem logo a frente da escola de samba e fica responsável por apresentar a mesma ao púlico. Além de apresentar a escola,  a mesma ainda têm que elaborar coreografias ousadas e  originais apresentando um ponto de partida para o enredo escolhido, saudar o público com carinho e simpatia, e também saudar os jurados )

6º - Fantasia ( Avalia a condizência da roupa que o componente da escola traz, com o tema apresentado pelo enredo )


7º - Alegoria ( Avalia não só a imponência, como também a criatividade , luxo e a condizência das alegorias com o tema escolhido pela escola. Não podem ultrapassar a altura máxima contada a partir do chão para o destaque , que é de 10 metros , embora seja permitido que bonecos gigantes possam exceder essa altura limite. )





8º - Enredo ( avalia a originalidade do tema escolhido )

9º Bateria ( Como o nome já diz , esse quesito avalia o andamento da beteria durante o desfile. Por via de regras das escolas de samba do Rio de Janeiro, a bateria precisa ter no mínimo 200 integrantes, cometer o mínimo possível de falhas, ousar em paradinhas , bossas, e se possível, apresentar coreografias inovadoras, é claro, sem perder o ritmo do samba apresentado )



10º Samba-Enredo ( Avalia como foi abordado o enredo. Se as referências históricas , ou artísticas foram bem abordadas, se ele é cativante ou enjoativo e etc... )
 
A votação ocorreu no mesmo estilo do das escolas de samba de São Paulo, utilizando cinco notas ( sendo 50 julgadores ) , só que nesse caso em 10 quesitos ( em São Paulo foram 9 ), descartanto a maior e menor nota tirada, no objetivo de deixar a competição mais uniforme e evitar possíveis falhas. Vamos agora ao resultado final.
 
1º Beija Flor   299.8
2º Unidos da Tijuca   298.4
3º Mangueira    297.2
4º Vila Isabel   297.0
5º Salgueiro   296.0
6º Imperatriz Leopoldinense   295.5
 
7º Mocidade Independente de Padre Miguel    295.5
8º Porto da Pedra   293.4
9º São Clemente   290.9
 
No caso de empate , houve o desempate pelo quesito Samba-Enredo, depois viria conforme um sorteio da banca divulgadora . Algumas coisas certamente me indignaram nessa apuração. Uma era a nota 9 .0 da Mangueira no quesito bateria, e a outra , era a nota 8.7 da Porto da Pedra no quesito alegoria. Simplesmente sem explicação e totalmente absurdo !  Mas , como o esperado, o Acadêmicos do Salgueiro teve um ponto de desconto por causa do atraso catastrófico de 10 minutos em encerrar seu desfile.Mesmo assim, a pontuação da escola foi elevada o suficiente para lhe garantir no desfile das campeãs. A ordem virá da 6ª para a 1ª colocada.  Várias escolas forma punidas financeiramente por causa do atraso em entrar e sair da concentração e da dispersão do sambódromo, o que poderia prejudicar o andamento das escolas seguintes  . O Desfile das Campeãs ( que ocorrerá na noite de sábado para domingo , dia 12/ 13 de março ) seguirá a ordem que virá do 6º para o 1º colocado, e contará com a 1ª colocada do grupo de acesso, que neste caso virá a ser  a escola de samba Renascer de Jacarepaguá, contrariando as expectativas de que Unidos do Viradouro , ou Estácio de Sá voltassem a subir para o grupo especial . No próximo post falarei sobre carnavais históricos e uma resenha mais apurada da divulgação das notas das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Lembrando que amanhã terá posts sobre a minha segunda aula de música, se Deus quiser e até lá estiver vivo . Até mais.
 
FONTES DO TEXTO:
http://g1.globo.com/

http://noticias.r7.com/
 

IMPORTANTE!!!!:

REVEJA OS POSTS DO MEU BLOG, O "PODE FUÇAR" , QUE MOSTRA AS RESENHAS SOBRE AS DUAS NOITES DE DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO:

1ª NOITE:
http://lucasmqr2.blogspot.com/2011/03/luxo-irreverencia-e-superacao-definiram.html

2ª NOITE:
http://lucasmqr2.blogspot.com/2011/03/animacao-fiasco-garra-e-superacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário