.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

segunda-feira, 28 de março de 2011

"Geração Coca-Cola"

Por Lucas , Bragança ( Pará )


Oi pessoal. Tudo bem ? Bem , comigo está tudo bem , agora... cortando os detalhes. Você já deve ter ficado curioso por que eu resolvi colocar esse título no texto, mas acho que você vai entender já já .
Quem assiste televisão deve ter notado, que de forma bastante sutil  os americanos sempre proucuram colocar os brasileiros ( ou qualqer outro povo ) por "baixo" . Parece paranóia , mas preste atenção no comercial abaixo:





Quem é esperto ( ao contrário dos meninos no comercial ) deve ter percebido a mensagem passada pelo comercial : ou você aprende inglês , ou você fica devendo. Não entrando em miúdos no assunto mensagem subliminares ,todos sabemos que quando um país decide dominar o outro cultural ou economicamente  , ele primeiro impõe sua língua , não é mesmo ? Foi assim com o Império Romano,  com o império inglês, o Império Português , e o imperialismo hebraico descrito na Bíblia, quando durante o apogeu do domínio do Reino de Israel , a língua principal da região conhecida hoje por  Oriente Médio era o hebraico. A pela lógica básica desse comercial, só é um pessoa incluída , quem se adequar ao padrão da sociedade moderna : ou seja , falar inglês , e se adequar ao modo de vida dos norte-americanos. Fato. O que ninguém vê, é que isso é uma das formas mais cruéis possíveis que um ser humano já possa ter criado na medida de suprimir as individualidades de cada pessoa . E isso ocorre todos os dias, por governos que querem que seu povo seja uniformizado de acordo com um sistema nada justo , aos moldes norte-americanos.
Já perceberam , que em qualquer que seja o conflito no mundo , independentemente de qual seja a origem ou causa , os americanos sempre estão metendo o dedo ( ou o braço inteiro ) ? Isso se deve ao já conhecido "imperialismo"  , que nada mais é do que a prática de um país em exercer domínio sobre um outro através de métodos econômicos e culturais. E isso , não raro , pode ocorrer com vários países sendo dominados ao mesmo tempo, por uma única nação hegemônica. E no caso dos E.U.A , o mundo todo, literalmente.
Claro que, nem sempre esse domínio dá certto. Quantas vezes na história não vimos o tiro sair pela culatra dos americanos ? Alguém aí que esteja lendo agora este post , já ouviu falar da crise econômica de 1929 ? Sabem como ela se deu ?. Aqui vai um breve apanhado histórico: A Europa estava em frangalhos depois da Primeira Guerra Mundial . E não era pra menos : plantações destruídas, aeroportos em ruínas , e cidades históricas totalmente devastadas . Isso sem falar no saldo de 10 milhões de mortes. É mole ou quer mais ? E por se situar em um continente muito distante do europeu para ser atingido pelos efeitos diretos da guerra, ( a América ) Os Estados Unidos acabaram ,  digamos, lucrando alto com a desgraça alheia. Como os países euopeus estavam endividados e sem comida, pra você ver a gravidade da situação , restou pedir sosocorro para quem ? Para o "paraíso" na América, os Estados Unidos. E pediram emprestado de tudo. Foi o auge  da economia americana . Só que tudo que sobe um dia cai. E no caso dos americanos , a queda foi feia. A euforia causada pelo mercado consumidor fácil, levou a uma produção desenfreada dos americanos, e quando os países europeus se reergueram economicamente, não havia quem  comprasse os produtos americanos, que equivaliam a 50% das riquezas econômicas mundiais. E em 1929 , mais precisamente no mês de outubro , no dia 24,  explodiu aquela que é conhecida como a "Grande Depressão" ( para mais detalhes clique aqui ).  E  entre 2008 e 2009 o filme se repetiria novamente , só que de maneira um pouco distinta , porém com os mesmos causadores:  os americanos .
Voltando um pouquinho mais ao foco. Um outro mecanismo bastante sutil de os americanos demosntrarem a sua supremaci sobre os outros povos são os seus filmes . Quem não se lembra de "James Bond" , ou "Rambo" lutando contara os soviéticos , sempre sendo os americanos ( "ocidentais" ) os mocinhos , e os soviéticos o demônio, os destruidores do mundo, que com um apertar de dedo estourariam o planeta pelo espaço, etc. e tals e tals... Foi ou não foi ?
Um coisa também bastante desreipeitosa da parte dos americanos é estereotipar os brasileiros em seus filmes( embora isso não seja um "privilégio" do Brasil ) . No filme "Taxi" , adivinha quem era o vilão ? Uma brasileira, que na história era uma ladra , interpretada por Gisele Büdchen . Notaram a sutileza ? Mais uma vez , só que agora num programa bastante conhecido por todos : A série "Power Ranger". Quem prestou atenção, na edição "Power Rangers - Operação Ultra Veloz " deve ter reparado que o ranger preto era interpretado por um espião, moreno, que estava roubando um banco no Brasil . Notaram mais uma vez ? Pois é. Já diria Renato Russo na sua música "Geração Coca-Cola" . Enquanto houver dominação psicológica, haverá uma dominação sistemática do mundo por parte dos americanos. Não somos melhores que eles. Mas também não somos piores. Podemos mudar o mundo. Fique com a letra da música "Geração Coca-Cola " de Renato Russo , do Legião Urbana , música de 1985 , e que até hoje é referência na música brasileira como uma forma de protestar contra o domínio cultural americano sobre as pessoas. Acho que ela fala mais em seus versos do que todo esse texto. Vale a pena escutar. E se você gosta de punk-rock , essa é uma excelente pedida. ( Lembrete : Renato Russo era totalmente contra a atitude de certos artistas brasileiros de compôrem músicas em inglês, mas em dado momento ele criou uma música em inglês homenageando seu amigo Cazuza , quando o mesmo havia morrido de Aids, mas nesse caso foi uma ocaisão especial. ). Até mais. Fique com o link da música ( clique sem medo ou preconceito ) :

http://www.kboing.com.br/legiao-urbana/1-1043349/

Nenhum comentário:

Postar um comentário