.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quarta-feira, 16 de março de 2011

Novo dono da Warner Bros. Records poderá ser um hacker criminoso ( acredite se quiser ... )

Por Lucas , Bragança ( Pará )


Pois é. Até eu fiquei surpreso com essa notícia. A dois dias saiu uma notícia em diversos meios de comunicação ( G1, R7 , Terra etc.. ) de que a Warner Bros. Records , gigante no mercado mundial de venda de discos, álbuns musicais, DVDs e afins, estaria em processo de venda. E um dos futuros donos seria quem ? Adivinha. Não adivinhou ? Sean Parker. Você pode até não conhecer este indivíduo, ou já ter ouvido falar do nome dele, mas de um jeito ou outro já experimentou alguns dos "benefícios" que ele deixou como legado em nossos dias. Já ouviu falar do "download digital gratuíto de arquivo mp3" ? Se já, então , indiretamente você conhece Sean Parker. Quase todo mundo que usa internet já utilizou este tipo de serviço alguma vez na vida ( ou perto do fim dela ) para baixar uma , duas , ou até todas as músicas de seu ( ou seus ) artista(s) favorito(s). Álbuns que ainda não foram lançados, músicas inéditas , e até DVDs inteiros são conseguidos num passe de mágica, sem gastar um tostão, e o pior : ilegalmente. O que muita gente não sabe é que download de músicas inéditas são ILEGAIS e crime em qualquer que seja a parte do mudo. Mas como a Internet é uma malha grande demais, quem é que vai se tocar? Talvez tenha sido essa a corrente de pensamento que Sean adotou ao criar o "Napster". Você pode até não conhcer esse também, mas com certeza já provou dos efeitos. Esse nome que mais parece apelido de remédio tarja preta, foi um site criado por Sean para disponibilizar as pessoas do mundo todo a oportunidade de baixar músicas e diversos arquivos gratuitamente, em qualqeuer parte do mundo, qualquer tipo de arquivo, tudo. Tudo mesmo. O que para uns foi o "paraíso" digital, para outros foi o "apocalipse" financeiro. Com resultado dessa facilidade tremenda em qualquer pessoa conseguir um disco que só seria lançado daqui a dois meses , as lojas de discos e bancas de locação de DVDs perderam toda a credibilidade , principalmente nos países ricos, mais acentudamaente nos Estados Unidos, país natal de Sean , e do "Napster" , e tido famigeradamente como o maior mercado consumidor de discos. Milhares de pessoas que trabalhavam relacionadas direta ou indiretamente aos negócios de discos perderam o emprego. Dezenas , centenas , e até milhares de locadoras e lojas especializadas na venda de discos tiveram que fechar as portas nos anos em que o "Napster" esteve no seu auge. Tal advento provocou a fúria dos gigantes do mercado fonográfico como a EMI ( Gravadora britância célebre por produzir discos dos Beatles e do DJ David Guetta ) e a Warner Bros. Records ( Gravadora oficial do Linkin Park, e que lucrou quase 2 bilhões e 700 milhões de reais ( muito não é mesmo ? ) com a venda dos disocs da banda em 10 anos, além de outros bilhões de reais  com a venda de discos de outros grupos musicais) .
Além de disponibilizar esses arquivos para download gratuito de música para qualquer pessoa no mundo, Sean acabava violando um direito primordial do comércio : o famoso "direito autoral de cópia comercial " ( representado pela letra "c"). Com isso diversas gravadoras moveram uma ação juduicial na qual a mesma fechava permanentemente o "Napster" , pouco mais de dois anos depois da criação do mesmo. Mas aí, com o avanço da internet, o estrago foi grande demais para ser contido. Vamos a um breve apanhado da vida de  Sean Parker. Sean era um menino, digamos, normal na medida do possível. Quando tinha sete anos de idade ( ele nasceu em 1979 ) , seu pai lhe apresentou aquela máquina que a partir dali mudaria os rumos do mundo : o computador, isso em 1986. Craque com a máquina o menino mostrou um entrosamento incomum com a mesma. Incomum e criminoso. Em 1995 ele foi setenciado a trabalhos comunitários por violar as leis de privacidade na recém criada Internet , e ter "invadido" diversos computadores , ursufruindo da Internet para isso . Nascia assim um dos "hackers" mais célebres de que se tem notícia. Apesar de problemático, o mesmo era ( ou melhor, ainda é ) muito inteligente no ramo da informática . Concluiu seus ensinos regulares em 1998, e em 1999 criou o "Napster"  ( está lembrado ? ) .
Em 2002 Depois do estardalhaço causado pelo "Napster" , Sean criou o "Plaxo" , um serviço que funcionava como uma espécie de agenda de endereços on-line, ligada ao "Outlook Express" . Só que a fundação acabou não dando certo e tempos depois ele saiu da empresa que havia criado por causa de brigas internas entre ele e dois acionistas, de motivos ainda não revelados  no momento .
Em 2004 ele ajudou Mark Zuckerberg ( o sobrenome do cara é estranho , mas o que ele criou é familiar ) a criar, aquela rede social que a partir dali colocaria o "Yahoo" e o "Flickr" no "chinelo"  : o Facebook . Isso meso. A parceria deu tão certo , que Mark , fundador oficial do Facebook, deu 7% das ações da empresa que acabou sendo funda a partir dali, além da presidência  , sabe pra quem ??? Isso mesmo, Sean Parker. Na época da fundação do Facebook, os dois eram jovens , bem jovens ( Sean tinha 24 anos , e Mark  19  ) . Atualmente o Facebook conta com mais de 530 milhões de usuários ( 8 vezes mais que o popular "Orkut"  ) e é , literalmente, a rede popular mais famosa do mundo, superando com vantagem de quantidade de  usuários  ,  na seguinte ordem o Twitter ( 175 milhões de Usuários )  , Myspace ( 110 milhões de usuários ) e Orkut ( 77 milhões de usuários ). Sim mas voltando ao Sean Parker. Recaptulando:  Sean era um garoto probleoma , gênio em computadores, que beficiou milhões com o "download gratuito de música" , mas deixou milhares na sargeta por que seus empregos foram cortados devido ao rombo nos cofres das empresas discos em que trabalhavam causados pela atitude de  "bom-samaritano" de Sean. Bem , é um bom caso a se pensar. Seria Sean o vilão, ou ele agiu coerentemente contra o monopólio musical dos gigantes deste ramo de negócios ??? Será que ele vai fazer com a Warner Bros.  , o mesmo que ele fez com o "Napster" causando todo aquele estrondo e alvoroço no mundo digital ? Não sei, mas hoje ainda se sente os efeitos do "Napster", que foi dado, literalmente , em dose "cavalar" na veia dos gigantes do mercado de discos. Como todos vocês sabem o mercado fonográfico norte-americano ( e mundial diga-se de passagem )  desde a criação do Napster apresenta uma queda constante ao longo dos anos, a ponto de hoje as vendas de discos serem 25 % menores do que eram no início da década passada .Curiosamente esses 25 % foram ocupados por downloads digitais. Eu não falei, encomendas digitais que a gente pede e chega em duas semanas , e sim o já falado e refalado "download digital gratuito de arquivo mp3". Como vocês sabem o Napster pode ter acabado, mas deixou pelo caminho grande quantidade de herdeiros que deram continuidade ao seu legado. Aí estão de prova o "4 shared", o "Emule" , o "Ares" e tantos outros. Gigantes do mercado de vendas  de discos como Pink Floyd, Madonna , Kiss , Metallica e Linkin Park sentiram bem isso na pele nos dois últimos anos, embora a situação tivesse mesmo "preta" entre 2006, e 2008, quando o mundo presenciou uma de suas piores ( se não a pior ) crise fonográfica da história. O negócio foi tão feio, que como eu já disse, até o Linkin Park pensou em trocar de gravadora, sendo que naquele ano ele lançaria o álbum "Minutes to Midnight"... Pois bem , fica aqui o espaço para voçê leitor refletir. Você concorda ou não que Sean Parker adquira a Warner Bros. Records? Se você leu este post não deixe de comentar.


FONTE DE PARTE DO TEXTO:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sean_Parker

Nenhum comentário:

Postar um comentário