.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

sábado, 5 de março de 2011

Com início problemático, primeira noite do Desfile das Escolas de Samba do grupo Especial de São Paulo ( SP ) termina com classe , dando uma aula de história bíblica.

Por , Lucas, Bragança ( Pará )




Oi gente. Me desculpe o atraso, pois estava merendando pamonha com café ( que por sinal eu amo ), mas cá estou aqui neste post para apresentar a minha resenha sobre a primeira noite do desfile das escolas de samba do grupo especial de São Paulo ( SP ) , que ocorreu na noite passada , e atravessou a madrugada de início de sábado. No total 7 escolas desfilaram , abordando os mais distintos temas. A acredite se quiser, houve temas falando história de superação a pamonha. Então vamos lá

1ª - Unidos do Peruche ( Horário de entrada  23.15 - Horário de saida 00.18 )

A Unidos do Peruche prometeu um caranaval que se não fosse para a ganhar , que pelo menos garantisse a escola em uma posição satisfatória na classificação final . Com a pausa na chuvinha chata que caiu na cidade São Paulo durante todo aquele dia, as expectativas ficavam ainda mais próximas de se concretizarem . O tema escolhido pela escola era o centenário do Teatro Municiapal de São Paulo, que prometia mergulhar o sambódromo do Anhembi num mar de música , artes, e alegria  é claro. Mas tudo o que poderia ter dado de errado ocorreu. Primeiro : um atraso grave da comissão de frente. Depois , o carro abre-alas que não queria entrar , justo o que vem contando o início da história do enredo. Mas os problemas não pararam por aí. O terceiro carro teve problemas e quase não entrava na avenida , e o quarto carro não entrou, causando consternação nos integrantes da escola , e a angústia dos comentaristas. Mas toda mãozinha valeu a pena, e os integrantes das escolas adversárias procuraram ajudar a escola a desfilar , tentando consertar os problemas dos carros alegóricos. Para não fazer tudo ir por água abaixo , as alas seguintes ao carro que quebrou tiveram que literalmente correr pela lateral para não atrasar a escola , o que desandou a festa do Peruche. Mesmo correndo , a Unidos do Peruche acabou estourando seu tempo de desfile em três minutos ( o limite é 65 ) , provocando um efeito dominó de atrasos sucessivos, fazendo com que a partir dali as últimas escolas desfilassem com o dia já bastante claro.



2ª Tom maior ( Horário de entrada 01 14 - Horário de saída 02 15 )

Com os problemas ocorridos em relação as alegorias da escola Unidos do Peruche, a Tom Maior teve que pagar o pato primeiro, e esperar alguns minutos para que a entrada da concentração fosse liberada para que  a escola pudesse desfilar. Entranado e saindo no tempo certo, e com sobra ( a escola desfilou em 61 minutos ) a Tom Maior fez bonito ao mostrar a história da cidade de São Bernardo do Campo. Falando sobre a indústria, cultura, e colonização dessa importante cidade do ABC paulista , a Tom Maior deu uma aula de história ao contar sobre essa cidade que se tornou breço dos movimentos grevistas durante a década de 80 . Com luxo e imponência a escola fez uma boa passagem pela avenida, e não enfrentou a chuva, o que havia sido temida por muitos, e que consequentemente causou certa insegurança em várias escolas que desfilariam a partir posteriormente.



3ª Acadêmicos do Tucuruvi ( Horário de entrada  2 36 - Horário de saída 3.29 )

A Acadêmicos do Tucuruvi foi a terceira escola a desfilar no Sambódromo do Anhembi, optando por um tema no mínimo um tanto clichê : O Nordeste Brasileiro. Mesmo assim , a escola apagou qualquer dúvida a respeito disso, com alegorias imponetes, e fantasias trabalhadas , além é claro de uma comissão de frente pra lá de criativa , o que ajudou a levantar os ânimos da arquibancada em relação ao que havia acontecido com a escola de samba Undios do Peruche. A  Acadêmicos do Tucuruvi acabou também por refutar os e-mails preconceituosos que a mesma havia recebido por causa de seu tema a ser tratado no samba-enredo deste ano, e provou de uma vez por todas que é inadimissível o preconceito num país democrático e politicamente aberto como o Brasil . Ótima lição na minha opinião. Parabéns Turcuruvi, ótimo carnaval  .



4ª  Rosas de Ouro ( Horário de entrada 3 36 - Horário de saída 4 42 )

 A grande esperada da noite , era sem dúvida a Rosas de Ouro. Campeã do carnaval do ano passado, a escola exalava expectativa em relação ao seu desfile, e não decepcionou nem um pouco quem estava esperando. Com alegorias coloridas e imensas, fantasias elaboradas ,desfile coregografado, e um samba-enredo pra lá de cativante , a Rosas de Ouro chamou atenção pelo seu tema , que falava sobre sorte . Contando a sorte, jogos e brincadeiras , a Azul e Rosa esbanjou simpatia, embora fosse considerado por muitos, um desfile técnico demais . A escola ousou, e envolveu o público e a crítica especializada. Apesar disso, queira por sorte ou azar , a escola quase se atrasa no final de sua apresentação , quando os últimos integrantes tiveram que forçar passagem quando o portão do sambódromo estava para ser fechado. Passado o susto , o restante foi só festa .



5ª Mancha Verde ( Horário de entrada 4 49 -  Horário de saída 5 53 )

Se a Rosas de Ouro foi a escola mais aguardada da noite, a mais aplaudida foi a Mancha Verde. Com uma torcida enorme , a escola foi saudada por milhares de pessoas que comemoravam a sua entrada  na avenida.  Com o samba-enredo falando sobre os maiores gênios da humanidade, a escola causou certa polêmica ao apresentar no primeiro setor Deus como o maior gênio da humanidade. Mas tal polêmica foi logo aplacada ao longo do desfile que contou a história da gênios dos mais diversos campos do conhecimento humano :  Matemática, Literatura e Música tiveram seus principais ícones do conhecimento representados . Imponência, originalidade, e é claro, uma pitadinha de torcida organizada foram retratados no desfile, já que a escola pertence ao time do Palmeiras . A escola foi a última a desfilar no período da note, já que havia saído do sambódromo já com o céu clareando o dia .



6ª  Vai-Vai ( Horário de entrada 6 horas - Horário de saída 7 e 1 )

Muitos dos paulistanos que estavam tomando café da manhã e não assistiram todos os desfiles da primeira noite do carnaval das Escola de Samba de São Paulo, puderam ver a apresentação da Vai-Vai , que primou pela pontualidade e classe ao homenagear a história de vida e superação do maestro João Carlos Martins, que é mundialmente conhecido por , mesmo tendo problema nas duas mãos, ser um virtuoso maestro e talentoso pianista . Com um desfile pra lá de emocionante , a Vai-Vai fez muita gente desabar em lágrimas ( inclusívie eu rsrsrs ) ao contar a história de vida do homem , que provou que é possível triunfar com a música , tanto no cenário das artes como na vida . A partir daí, música clássica, samba , uma bela história e muita emoção banharam o sambódromo do Anhembi naquela que foi a penúltima escola a desfilar na primeira noite do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo.



7ª Pérla Negra ( Horário de entrada  7 13 - Horário de saída 8 13 )

Entrando com o dia já bastante claro , cabia a Pérola Negra fechar com honra o , a princípio conturbado, primeiro dia do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo . E com muita classe, e originalidade, a escola soube cumprir sua missão, e deixou o público satisfeito ao apresentar um enredo sóbrio, mas que agradou a todos : A história de vida de Abraão, narrada conforme os registros do Antigo Testamento. Os carnavalescos fizeram o máximo para evitar a nudez durante o desfile , já que a escola traria um tema religioso para a avenida, o que poderia causar muitas polêmicas. Mas , tudo ocorreu em plena calma , e a Pérola Negra fez um desfile agradável, dando uma aula de história bíblica , em uma apresentação  tecnicamente "comportada" em comparação aos das suas antecessoras de avenida , embora abusando de cores fortes ( como vermelho -sangue, e roxo )  em suas alegorias. A algumas semanas atrás a Pérola Negra havia sofrido algumas avarias em diversas alegorias por causa das chuvas que alagaram o barracão da escola. Mas mesmo assim , isso não foi suficiente para desanimar os mais de 3000 componentes que desfilaram , e mostraram a virada triunfal de sua escola ao aparesentar um enredo bíblico falando de fé, devoção e sacrifício. Nada mais propício , não é mesmo ? .

Confesso que não assisti aos desfiles na íntegra , mas somente o das duas últimas escolas aqui listadas ( Pérola Negra e Vai-Vai ). Vejo vocês aqui na próxima resenha. Lembrando que por causa do carnaval tive que adiar o post especial que falaria aqui sobre o cantor Elvis Presley, e que como havia falado anteriormente , fecharia a semana . Me perdoem . Farei o possível para apressar o post.

FELIZ CARNAVAL !!!!



FONTE DO TEXTO:
http://g1.globo.com/carnaval/2011/noticia/2011/03/rosas-de-ouro-mancha-verde-e-vai-vai-sao-destaques-do-1-dia.html


CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A ORIGEM DAS ESCOLAS DE SAMBA :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_samba

Um comentário:

  1. Parabéns a São Paulo pelo belo evento. A cada ano vai evoluindo e se superando. O legal é que ao mesmo tempo que as escolas de samba utilizam os efeitos e fantasias super trabalhadas, transmite história e cultura.



    Abraços e fique com Deus

    ResponderExcluir