.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

sábado, 12 de março de 2011

2ª aula de música : Compasso, Claves , Acidentes musicas, tons , semitons e Escala Cromática.

Por Lucas, Bragança ( Pará )


( Caso a definição das imagens não esteja ajudando, basta abri-las em uma nova guia ou janela dependendo o tipo do seu navegador e vizualize-as normalmente. Tive que bater as fotos com o meu celular para vitar acusações de plágio na internet. )

Oi galera . Me perdoem pelo enorme atraso em vir aqui para publicar este post sobre a minha  segunda aula de música. Uma série de fatos me fizeram ter que adiar este post, mas aqui estou, e confesso ainda que estou postando com o coração na mão pelo Japão. Mas  vamos ao ponto então.


2ª aula de música


Assuntos:
1 - Compasso
2 - Clave ou chave
2.1 - Clave de Fá
2.2 - Clave de Dó
2.3 - Clave de Sol
3 - Acidentes Musicais ( Alterações )
4 - Tons e Semitons
5 - Escala Cromática


1 -  Compasso:
Musicalmente falando , o compasso representa o número de notas e a sua duração que um determinado campo harmônico deve ter , representado através de uma pauta. Os compassos são representados por frações , que assim como na matmática convencional, cada termo dessa fração tem um significado. O numerador da fração representa o número de notas a ser apresentado, enquanto o denomidor representa o tipo de figura da valor que deve ser escrita. O denomiador pode ter os seguintes números, sendo eles em equivalênia conforme uma figura de valor

1= semibreve
2= mínima
4= semínima
8= colcheia
16= semicolcheia
32 = fusa
64= semifusa

Vou agora mostrar exemplos de compassos utilizando as mais diferentes figuras de valores. Mas antes , para exemplificar um compasso, devemos antes dividir a pauta de uma partitura a meio com um sinal que se chama de "travessão musical".



Depois do travessão eu colocarei duas fórmulas de compasso ( frações , como eu havia dito ) para representar o tipo de compasso que eu devo usar. Como exemplo colocarei aqui 4/4 e 3/2 .


Sabendo que o numerador indica o número de notas que eu colocarei em cada parte da pauta dividida pelo travessão, e que o denomiador indica o tipo de figura de valor, falta só eu escolher a nota com a qual eu queira trabalhar. Neste caso eu escohi a nota ré natural .



4= número de notas
4= denominador da fração que representa a figura de valor contada a partir de uma semibreve .
Então se 1 é uma semibreve , e 2 é uma mínima, logo 4 vem ser então uma semínima


3= múmero de notas
2= denominador da fração que representa a figura contada partir de uma semibreve
se 1 é uma semibreve, logo, 2 vem ser um mínima.


Vamos agora a outros exemplos de compasso ( ainda utilizando a nota ré natural como nota trabalhada, lembrando que a nota pode variar é claro , dependendo ada situação ):



 
Você deve estar se perguntando: se o denominador do primeiro compasso é 8 e o segundo é 16, não deveriam ser então representados por figuras de valor colcheia e semicolcheia respectivamente ??? Sim, mas quando a notas com figuras de valores iguais aparecem juntas , por razões estéticas se costuma a juntar as suas partes superiores para ficar uma leitura mais prática . Essa junção só é costumeiramente feita em figuras de valores depois da colcheia ( colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa ).


Veja outros exemplos , porém mais complexos:


a)  -( 4/32  ) Exemplo de 4 notas fusas .Nesse caso usei a nota dó 1
b) - (3/64  ) Exemplo de 3 notas semifusas. Neste caso usei a nota ré.

 





2 - Clave ou Chave
A Clave , ou Chave , serve para definir a altura sonora das notas. Temos três claves importantíssimas dentro da música, sendo que estas mesmas claves servem para classificar tanto a sonoriade de instrumentos musicais  diversos  como tipos de voz.
As três claves já apresentadas anteriormente  são as seguintes : Clave de Fá, Clave de Dó e Clave de Sol.


2.1- Clave de Fá:
A clave de fá é representada por um "F" estilizado conforme era escrita a nota fá no passado. Sua escrita começa a parti da quarta linha, e portanto , a nota que estiver no meio da quarta linha do campo harmônico da clave de fá , recebe o nome de fá .Instrumentos como Violoncelo, Contrabaixo, trombone e a voz humana tipo barítono entram nessa classificação de clave.


2.2 - Clave de Dó:
A clave de Dó é representada por dois "C" invertidos , um encima do outro , interligados através de uma seta que segue para uma barra vertical fina que depois é acompanhada por uma barra paralela vertical grossa. Essa clave era utilizada no passado para classificiar as vozes humanas.Hoje alguns instrumentos de percussão utilizam este tipo de clave em suas execuções musicais .



2.3 - Clave de Sol:
A Clave de Sol é a clave mais utilizada no cenário da música autalmente,  além de ter um dos símbolos musicais mais conhecidos mudialmente, até mesmo por quem não entende de música . Ela na verdade é representada por um "S" invertido. Grande parte dos instrumentos de sopro,cordas, e as classificações vocais de diversos tipos de soprano entram na classificação da clave de Sol.

3- Alterações ,ou Acidentes musicais
Dá-se o nome de alteração ou acidente musical , ao símbolo que se coloca antes de uma nota  para lhe mudar a entonação. Existem vários tipos de alterações musicais . São elas:
( Clique na imagem para ver ampliada )

4- Tom e semitom
Tom é o maior espaço sonoro que há entre duas notas.

Semitom é o menor espaço que há entre duas notas. Calma que eu vou explicar melhor. Talvez a representção abaixo dê uma resolvida


DÓ ( tom ) RÉ ( tom ) MI ( semitom ) FA ( tom ) SOL ( tom ) LA ( tom ) SI ( semitom ) DÓ 1 ( tom ).

5 - Escala Cromática
A escala cromática é uma forma de representar as notas naturais , sustenidas e bemóis , através de crifras , ou notas na partitura de forma sucessiva . Ex:
ESCALA CROMÁTICA NA PAUTA DA PARTITURA




ESCALA CROMÁTICA EM CIFRAS










Até o próximo post, fiquem com Deus e vamos todos orar muito pelo Japão. Me sigam no Twitter:
http://twitter.com/LUCASMQR/


2 comentários: