.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O dia em que o povo ( mais uma vez ) fez história

Por Lucas , Bragança ( Pará )



Oi gente. A exatas 21 horas e 10 minutos   caía uma das mais longas ditaduras do período recente já conhecido. As duas horas da tarde pelo horário de Brasília, 6 horas da tarde pelo horário do Egito, o vice-presidente daquele país , Omar Suleiman ,em comunicado oficial, pronunciava as palavras esperadas por milhões de egípcios a dias : O presidente Hosni Mubarak renunciou ao cargo mais importante do Egito, para euforia de milhões de pessoas que estavam aglomeradas na Praça Tahir, no centro do Cairo, a cidade mais populosa daquele país, com mais de 20 milhões de habitantes em sua região metropolitana.
O mundo também recebeu essa notícia com enorme euforia , mas essa não foi a única vez que o povo venceu as forças do governo de um país. Temos como dois exemplos bastante simbólicos deste tipo de acontecimento aqui mesmo , no nosso país , o Brasil. Quem é o brasileiro com quarenta e tantos anos que não se lembra que no final da década de 80, milhões de pessoas saíram as ruas para pedir o fim da ditadura militar ? . Ou quando então, estudantes dos quatro cantos do Brasil pintaram os rostos com as cores da bandeira nacional para exigir a aprovação do "Impeachment" ( Deposição ) do presidente Fernando Collor de Mello , devido as veementes acusações de corrupção feitas contra o mesmo em época de gravíssima crise econômica no Brasil. Ou então no que diz respeito a derrubada do Muro de Berlim , na Alemanha , quando milhares de berlinenses derrubaram com as mãos ou com ( marretas ) a parede de concreto que por décadas havia dividido a Alemanha em duas irmãs inimigas. O fato sem dúvida foi emblemático para a história da Alemanha , e em qualquer lugar do mundo, qualquer livro de história do ensino médio que se preze tem que estampar tal imagem em suas páginas sobre história recente.
Claro que nem sempre tais protestos foram pacíficos. Afinal, nunca há libertação sem derramamento de sangue. Antes que tais mudanças fossem feitas ,muitas vidas tiveram que ser ceifadas . Só no Egito foram mais de 300 . Que dirá então nos protestos anterioes aos quais eu citei? Afinal , é bíblico que não haja libertação sem ter sangue derramado, mas agora só me resta comemorar pelo Egito . Parabéns pela libertação Egito! (تهنئة بمناسبة الافراج عن ! )

2 comentários:

  1. Pois é, o Egito conseguiu!
    Só é triste saber que foi em meio a mortes e violência. Mas parece que ditadura alguma tem fim pacífico.

    Muito legal você falar sobre essas coisas no seu blog. Muito mesmo.

    Ótima semana pra você!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, PODE FUÇAR também é cultura! HEHE'
    Vi essa notícia aqui em primeira mão... muito bom, seu blog. XD
    Enquanto você não coloca um vídeo seu tocando, coloquei um vídeo meu cantando. Tá lá no meu post :D

    ResponderExcluir