.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

2012 : A balela do século XXI

Por Lucas , Bragança ( Pará )


Oi galera. Tudo bem ? Comigo ótimo... tirando o frio de 18 graus que tem feito pelas manhãs , está ótimo... E olha que a minha cidade está na bordinha da linha do Equador. Mas fazer o que ? É estação chuvosa, e depois de 8 meses de estiagem na casa dos 40 graus nada melhor que 8 meses de chuva... pulando a esses detalhes, vamos logo ao assunto deste post : mitos sobre o ano de 2012.
Pois bem , desde a um certo tempo atrás , e isto não é nada recente, se criou um mito baseado em uma escritura do calendário Maia , que alguns mais afoitos interpretam como o fim do mundo, que ocorrerá no dia 21 de Dezembro de 2012 ( isso mesmo , antes do estouro do champangne do Revellón  ) . Muita polêmica tem se criado em torno desses eventos , e eu vim aqui dar uma pequena esclarecida. Vale lembrar que eu fiz um máximo possível para compactar o texto. Vamos lá
Que os maias foram uma civilização avançadíssima que viveu aqui na América , todo mundo que está lendo este post e passou pelo ensino médio deve saber. O que muitos não sabiam era a vastidão de sua formidável cultura , com destaque para ciências como Matemática, Física, e pricipalmente Astronomia. Sua eficácia e precisão com que previam fenômenos astronômicos como eclipses solares e lunares era assustadora. E eles também escreveram um dos mais famosos escritos antigos de todos os tempo , perdendo é claro apenas para a Bíblia Sagrada. Tal escrito estabelece uma possível "mudança " que ocorrerá nos seres humanos , tanto em status físico quanto espiritual. Essa mudança está prevista para uma data que para eles não assustaria muito, mas que para nós se tornou motivo de crítica e polêmica : 2012 .
Hoje a data é cercada de misticismos e até produções cinematográficas nada convincentes que tentam dizer que o ano de 2012 será a data do fim do mundo  . Cada uma que me aparece. Só para clarear a sua memória, irei listar aqui uma lista bastante interessante de possíveis datas do fim do mundo que foram apresentadas por diversas pessoas ou entidades que tentaram , em vão é claro , fixar uma possível data para o "Apocalipse".

1- A Galinha profeta de Leeds ( 1806 ) - Essa irá fazer você rachar de rir. Numa pequena cidadezinha inglesa de nome Leeds , um cara começou a espalhar uma notícia de que a sua galinha estava pondo ovos com a mensagem na forma de algo como "Cristo está voltando" . Para o azar dele a notícia se espalhou muito rapidamente , e ele teve que acabar revelando que tudo não passava de uma brincadeira de muito mal gosto.

2- Teoria adventista do Apocalipse- Conhecido como uma das mais retumbantes e fracassadas tentativas de prever o fim do mundo, essa sem dúvida não poderia deixar de figurar aqui no PODE FUÇAR... Durante meados do século XIX um fazendeiro ( vejam só ... ) norte-ameriacano de nome William Miller estudou a Bíblia durante anos e concluiu que a data do fim do mundo se concretizaria no dia 23 de abril de 1834. Crente de que isso iria acontecer , o mesmo publicou diversos textos mostrando as suas conclusões. E tal abragência dos textos foi tão grande , que não muito tempo depois ele havia conseguido milhares de seguidores que criam veementemente que o fim chegaria na data prevista por Miller. No desespero muitos venderam suas casas , propriedades e pertences para esperar o fim chegar. O dia chegou, o fim não veio e Jesus não retornou, e insatisfeitas as pessoas abandonaram a crença de Miller. Alguns mais obstinados fundaram depois a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que perdura até o dia de hoje.

3 - O restorno de Jesus em 1891 - O fundador da Igreja Mórmon , Joseph Smith , afirmou em 1835 que Jesus Cristo voltaria em 1891. Como o fato não aconteceu , a mídia geral nem ligou muito, voltando tudo a correr no seu tempo normal.


4-O cometa Halley ( 1910 ) - Cientistas e astrônomos descobriram que a cauda do cometa Halley possuía um gás letal , o cianogênio, ( semelhante ao também letal cianeto que foi amplamente utilizado nas câmaras de gás dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. ) . A princípio ninguém ligou. Mas quando se espalhou a notícia de que o cometa passaria próximo a terra, jornais respeitadíssimos do mundo inteiro ( como o "The New York Times" de Nova York )  se questionaram se haveria a possibilidade de todos os habitantes da Terra ( na época mais de 1 bilhão de pessoas )   morrerem evenenados com o gás . Resultados : pânico geral nos quatro cantos do planeta. Mas nada passou de um baita susto, que teve apenas como resultado o mais belo fenômeno astronômico de século XX , quando o cometal registrou uma de suas passagens mais próximas da Terra.

5- O fim do mundo em 1914 previsto pelas Testemunhas de Jeová- Não é a toa que quase ninguém dá bola as Testemunhas de Jeová. Tão célebre quanto a sua persistência em enfiar na cabeça das pessoas as suas crenças, é o número de vezes , fracassadas é claro, que elas tentaram prever o fim do mundo. 1914, 1918, 1920 ,1925 ,1975  e até mesmo 2034 são algumas das datas veementemente afirmadas pelas testemunhas de Jeová ao longo dos anos de que seria a volta de Jesus Cristo ( tenha dó ) .  Mas o caso mais célebre, e curiosamente o primeiro, foi o de 1914 quando Charles T. Russel , fundador da seita ( eu não chamarei aquilo de religião ) disse que o mundo iria acabar em 1914 ,  de acordo com seus estudos supostamente baseados na Bíblia. Coincidentemente ou não, 1914 foi a data do início da Primeira Guerra Mundial . Foi cataclísmico esse evento, mas o mundo não acabou, como sempre.

6- O fim do mundo em Dezembro de 1982 - De longe a mais infundada ( novidade... ) teoria para o fim do mundo. O fundador da seita Coalizão Cristã e celebridade televisiva,  Pat Robertson afirmou que o fim do mundo viria até Dezembro de 1982. Mas uma vez a gente já sabe o resultado.

7- A seita Heaven's Gates e o fim do mundo em 1997 - Mais uma vez a teoria do fim do mundo envolve seita paranóicas ( por que não deveria falar paranóicas ? Afinal tenho liberdade de expressão. ).  Com o século XX saturado de teoria apocalípticas estapafúrdias , Conflitos terriveis para serem resolvidos e  uma crise econômica de tamanho estratosférico para debelar , a seita Heaven's Gates ( Potais do Paraíso , em português ) afirmou que uma nave espacial alienígena estaria seguindo o cometa Hale - Bopp e que esse fato estaria sendo omitido pela NASA ( Agência Espacial Norte-Americana , North American Spacial Agence )  e comunidade de astrônomos do mundo ineteiro. Qualquer pessoa que possuísse uma luneta espacial em casa ( que embora meio "salgada" de preço  é bastante acessível )  , poderia ver que tudo não se passava de uma farsa, tirando o fato da passagem do cometa ser muito bela. Alguns membros mais fanáticos (sempre tem estes , meu pai celeste ! ... ) continuaram acreditando cegamente na crença do fim do mundo. O mundo acabou , para os 39 fanáticos que cometeram suicídio em conjunto no num rancho no meio de um deserto. O caso teve repercussão  na mídia internacional na época. 

8- As previsões de Nostradamus para 1999 - Nostradamus , ou  Michel Nostredame , foi um famoso estudioso , e "profeta" francês diga-se de passagem , que a mais de 400 anos escreveu textos proféticos , e é claro, apocalípticos . Muitos interpretaram que o mesmo estaria previndo o fim do mundo para o ano de 1999. O que é claro não aconteceu, a não ser os Jogos Pan-americanos de Winnipeg, que foram bem bonitos por sinal. Minha mãe assistiu ^^.

9- O "bug" do milênio - "Bug " ( erro , em português ) é um termo comumente usado no ramo da informática e eletrônica para designar alguma falha inesperada que ocorre em sistemas operacionais de um determinado PC. Simplificando, e quando o PC  "dá a louca ". Tal fato tomou proporção de grande abrangência na mídia internacional quando em 1970 , técnicos em informática afirmaram que no ano de 2000 (um dos poucos  a terminar em trêz zeros ) os computadores do mundo todo não saberiam definir qual terminação queria se referir ao ano 2000 e qual queria se referir ao ano de 1900 , causando assim o colapso de contas bancos e diversas outras instituições. "Blackouts" , guerras, e até mesmo um holocausto nuclear foram previstos para aquela época. Mas tudo não passou de muita poeira levantada, com alguns probleminhas isolados de fácil resolução.

10- A era do gelo do século XXI - Segundo Richard Noone , ( um fulano sabe lá de onde ) , quando o gelo da Antártida atingisse a marca dos cinco quilômetros de expessura , os ocenaos ficariam enclausurados no gelo , mergulhando a todos numa "Era Glacial do século XXI" o que consequentemente acarretaria na morte de todos os seres vivos do mundo. Talvez o aquecimento global tenha impedido a catástrofe ( kkkkkkkkk , trágico e ilário ao mesmo tempo )

Claro que há outras teorias , mas essas foram as mais infundadas que eu consegui achar. Agora já fica claro que ninguém sabe quando o mundo irá acabar, pois afinal, nem mesmo Jesus Cristo, filho e "braço direito" de Deus sabia , que dirá nós humanos.( Leia na Bíblia no Novo Testamento, Mateus cap. 24 vers . 36 )   Sendo assim, fiquem calmos : o mundo não acabará em 2012 . O que os cientístas mais suspeitam é que talvez o mundo possa entrar em um conflito armado nuclear, que pode não destruir o planeta Terra, mas que pode arrasar um bocado com a humanidade. Tal fato tem sido bastante abordado nos cenários das artes , e mais notávelmente no álbum musical "A Thousand Suns" da banda de rock Linkin Park, que tem tido grande repercussão internacional pelo tema tratado . Embora o mesmo não diga a data do fim ( já que todos os membros são cristãos convictos e comcerteza conhecem essas teorias mirabolantes ) eles mostram seu parecer em relação as consequências dos atos que o ser humano tem tomado em relação a natureza e a humanidade. Vale a pena escutar e ver a tradução das letras. É bem interessante .  É , talvez nós mesmo estejamos cavando a nossa própria cova. Como diria meu colega blogueiro Ítalo Stauffenberg :"  - Fato ".



FONTES DE PARTE DO TEXTO:
http://hypescience.com/fim-do-mundo-10-previsoes-fracassadas-do-apocalipse/

http://padom.com.br/testemunhas-de-jeova-marcam-nova-data-para-o-fim-do-mundo-2034

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fen%C3%B4meno_2012

VISITE O BLOG DO MEU AMIGO ÍTALO STAUFFENBERG:
http://manuscritoperdido.blogspot.com/

SAIBA MAIS SOBRE ALGUNS ACONTECIMENTOS INTERESSANTES QUE OCORRERÃO NO ANO DE 2012 :
http://pt.wikipedia.org/wiki/2012

CONHEÇA MAIS SOBRE O CÉLEBRE ESCRITO MAIA QUE INSPIROU A BALELA DO SÉCULO XXI:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contagem_longa

2 comentários:

  1. mais uma vez estou aqui, para elogia seu trabalho, e puts o que falar? está maravilhoso, agora falando sobre o tema, "2012 o fim do mundo" bom o que tenho pra falar sobre isso e que creio nas iscrituras da nossa bíblia sagrada, onde constar que nem o próprio filho do pai, não sabe o dia do "FIM" então porque cabe a nos criaturas de Deus querer saber sobre isso, então como diz a bíblia sobre o fim, quando chegar esse dia que eu não e niguém sabe devemos concordar com isso porque está escrito e com certeza vai acontecer, não tenha dúvidas, mais eu acho que não vai ser como agente pensa!!! poise mano gostei muito do post está otímo se aparecer com novidades me manda o link. valeu mano

    ResponderExcluir
  2. Bom querido colega blogueiro...Ilário as teorias que o mundo vai acabar,pois bem cabe á nós reles seres humanos saber acho que não.
    Desde que Deus inventou omundo ele está para acabar envés de todo se preocuparem de quando vai acabar deveriam se preocupar de como ele está agora concorda??! Parebens muito bom seu Blog..beijoss

    ResponderExcluir