.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Coisas que a gente só vê na Internet ( Deus me segura ... )

Por Lucas, Bragança ( Pará )


    Oi galera. Como vocês sabem eu estou no auge ( cara , eu gosto dessa palavra , traz idéia de grandiosidade, como se as minhas férias fossem grandiosas , puff... ) das minhas férias escolares. Então comcerteza eu tenho mais tempo para vir aqui e publicar posts mais pessoais, e com mais frequência. E é claro, dar uma navegada. Nesses dias eu tenho navegado bastante e pude achar dois sites que sem sombra de dúvida me fizeram refletir um bocado. Um , é um site  que  de modo crítico e bem humorado , lista os já famosos "Top 10 " .O site na verdade é um "Top 10" de tudo. E quando eu digo tudo é tudo , tudo mesmo,literalmente falando. Tem top sobre cantores, personalidades, livros mais vendidos, melhores álbuns conceituais ( de música é claro ) , cirurgias plásticas que deram mega errado ( ??? ..!!! ), mortes bizzarras ...( essa você precisa ver ). Enfim , muito entretenimento misturado a uma bela e boa crítica , isso é claro, sem tirar o foco de seriedade do mesmo site. Confira-o no link abaixo:
http://os10maiores.blogspot.com/

   
    O segundo na verdade  não chega a ser um site , mas uma espécie de notícia que acabou se tornando um viral ( viral: notícia ou fato que se espalha com imensa facilidade nas redes de comunicação e entretenimento . Ex: vídeos doidos da Lady Gaga ) . Ele fala o seguinte :
" A terra ficará sem noite durante duas semanas devido a explosão de uma estrela em supernova, fato que ocorrerá ainda esse ano ( 2011 ) , e consequentemente antes de 2012 " ( só para frisar: supernova é sem hífen mesmo, o que eu só fui descobrir agora. Mas que burro o autor desse blog não é ? ) .  Confesso que não creio muito que o mundo vá acabar em 2012 ( afinal nem Jesus Cristo sabia quando o mundo iria acabar , que dirá eu não é mesmo ? ) , mas a notícia da estrela me intrigou um bocado. Nos anais ( deveria ser anuários, mas  não pense bobagem ) da ciência astronômica moderna há um relato bastante curioso de uma explosão parecida que ocorreu no ano de 1054 , mais precisamente na Nebulosa do Caranguejo ( embora a  mesma nem se pareça com o bicho de mesmo nome ) , quando um estrela literalmente "se arrebentou" dando origem a uma supernova ( estrela resultante da
 explosão de outra ) . O fato é raríssimo na história da ciência moderna ,e  foi registrado por chineses e árabes daquela época em seus escritos , já que o método escrito estava bastante difundido em nossa sociedade, embora um tanto quanto restrito . Hoje sabe-se que a estrela que "explodiu" estava na realidade a 6500 anos-luz ( algo como 65.000.000.000.000.000 de km [ 65 quitilhões de quilômetros ] ) de distância da terra. As pessoas um pouco mais ligadas em astronomia vão saber o que é ano-luz. Se você leitor não sabe, basta ir no link ano-luz   ( clique sem medo ) . Hoje este é o caso mais conhecido de explosões de estrelas registradas pelo ser humano, ( e olha que não são muitas não ) ,levando em consideração que é muito difícil um ser humano presenciar tal evento. Embora a noite não tenha virado dia, a explosão foi presenciada com nitidez durante várias semanas tanto no período diurno quanto no noturno . Caucula-se que a explosão tenha sido vista "apenas" 6500 anos depois de ter acontecido realmente ( portanto muito antes de Moisés no Egito ). Tal fato se deve em consequência da distância que a luz da explosão teve que viajar até nós para que a mesma pudesse ser então vista. No caso do nosso "viral amigo", a distancia é bem, bem mais singela : apenas míseros 640 anos-luz ( 640.000.000.000.000 [ 640 quadrilhões de quilômetros ] ). Não há uma data precisa, mas é quase convicto por parte de diversos astrônomos de que o evento ocorrerá antes do fim do ano, e para ser mais enfático, antes do Natal.  Então, se realmente ocorrer, o que eu não desconfio muito, noticiarei cada dia aqui no meu blog com impressões e vídeos , já que a minha cidade também ficará sem noite durante 14 dias ( massa não é pessoal ? ). Já pensou poder sair de noite sem os pais importunando, nossa... ESTRELA EXPLODE LOGO !!!!  .
 Para abafar as dúvidas remanescentes basta pesquisar no Google com o seguinte objetivo de busca : "A terra ficará sem noite durante duas semanas devido a explosão de uma estrela em super-nova" , e divirta-se.
   E para aguçar ainda mais a sua curiosidade, fique com o vídeo mostrando a simulação feita pela NASA da explosão de uma supernova:






FONTE DO TEXTO SOBRE A EXPLOSÃO DA SUPERNOVA NA NEBULOSA DO CARANGUEJO:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nebulosa_do_Caranguejo


FONTE DO VÍDEO :
http://www.youtube.com/watch?v=CWr8U7czifU&feature=player_embedded


VISITE TAMBÉM :
http://pt.wikipedia.org/wiki/SN_1054

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE UMA "SUPERNOVA":
http://pt.wikipedia.org/wiki/Supernova

Um comentário:

  1. Pô, fiquei com mais medo da estrela do que o disco-voador. Afinal pelo menos com os vizinhos pode-se pedir uma carona (eu ia até pedir pra pilotar!).

    Seu blog está com assuntos cada vez mais interessantes! Muito sucesso pra você!



    Abraços e fique com Deus

    ResponderExcluir