.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Arrepio

Por Lucas,Bragança (PA).


Nós o sentimos quando estamos com frio,quando estamos com medo de algo horrendo,quando escutamos um som muito irritante,quando ouvimos uma nota musical muito aguda,ou quando estamos concentrados ouvindo uma música muito boa,e até mesmo quando estamos excitados sexualmente (quanto a essa última opção ,eu já senti e dificilmente há excecões).

O arrepio,sem sombra de dúvida já foi sentido alguma vez ,por praticamente todas as pessoas.Mas fica a pergunta no ar,qual é a verdadeira causa do arrepio?Será genética ? será que ocorre com a ocasião? isso é o que vamos ver.
Segundo o Wikipédia na versão em lingua portuguesa,o arrepio ocorre" como uma função corporal humana em resposta ao frio.Quando a temperatura interna do corpo diminui,o reflexo do arrepio é disparado.O grupos de músculos em torno dos orgão vitais começam a tremer em pequenos movimentos na tentativa de criar calor gastando energia.Outras respostas observadas em pessoas com frio(por exemplo nadadores saindo de um piscina em um dia de vento frio),são "dançar" sem sair do lugar,abraçar a si mesmos com os braços ao redor do torso,aconchegar-se,e usar isolantes térmicos.O arrepio protege o corpo das baixas temperaturas.O ar é um dos melhores sestemas de isolamento térmico.Em baixas temperaturas ocorre o arrepio.Os pêlos levantados fazem com que uma camada de ar fique parada sobre a pele funcionando com isolante térmico.
[...] Ao mesmo tempo que provoca uma vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos sanguíneos que perorrem a pele),reduzindo o volume de sangue que passa por ela.Desta forma diminui a quantidade de sangue resfriado,o que evita uma perda maior de calor."




FONTE DO TEXTO: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arrepio

Nenhum comentário:

Postar um comentário