.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quinta-feira, 1 de julho de 2010

E vai rolar a festa,vai rolar...

Por Lucas,Bragança (PA)


Hoje,é dia 1° de Julho.E como na maioria dos estados brasileiros,a festa junina acaba se prolongando julho adentro para a alegria de muitos foliões. Muita comida ,muita bebida ....então,eu vou direto ao ponto. Você já parou pra se perguntar qual é a origem de muitas das maiores festas populares já existentes no mundo? Se voçê é adepto de algum segmento religioso,prinacipalmente o evangélico,é melhor você ficar atento e ler este post. Como o mês e a ocasião "pedem "para que eu fale sobre festa junina,então é sobre esse assunto que eu vou tratar neste post.




Festa Junina

Origem

( Obs.: como o assunto original é um tanto longo,eu tratarei apenas dos pontos mais relevantes)


Festas juninas,ou festas dos santos populares,são celebrações que acontecem em vários países históricamente relacionados com a festa pagã do solstício de verão,que era celebrada no dia 24 de junho,segundo o calendário juliano (pré-gregoriano)e cristianizada na idade média como festa de São João.
Essa celebrações são particularmente importantes no Norte da Europa - Dinamarca,Estônia,Finlândia,Letônia,Lituânia, Noruega e Suécia - ,mas são encontradas também na Irlanda,na Galiza,partes da Grã-Bretanha ( especialmente na Cornualha),França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Ucrânia, em outras partes da Europa, e em países como Canadá, Estados Unidos, Porto Rico, Brasil e Austrália.






A fogueira

De origem européia,as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebra o solstício de verão. Assim como a cristianização da "árvore sempre verde"(também de origem pagã)em árvore de natal,a fogueira do dia de " Midsummer" ( 24 de junho) tornou-se pouco,a pouco na Idade Média,um atributo a Festa de São João Batista,o santo celebrado nesse mesmo dia.





O TEXTO COMPLETO SOBRE A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS ESTÁ NO LINK ABAIXO:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_Junina


CRÉDITO DA IMAGEM DA FOGUEIRA JUNINA: http://www.flickr.com/photos/stefanmartins/1339116887/


Ficou curioso para saber qual é a origem sobre as mais famosas festas populares existententes no mundo atual? Então visitem os links abaxo de acordo com a festa popular de sua preferência.




Caranaval: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval


Natal: http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal

Ano-Novo(Révellon) : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_Novo


Páscoa( do modo como ela é realizada hoje): http://tiny.cc/u63zf


Boa leitura.

Um comentário: