.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

domingo, 10 de abril de 2011

Músicos , fãs e críticos : Um triângulo amoroso que está sempre em pé de guerra.

Por Lucas , Bragança ( Pará )





Oi pessoal. Como todos vocês sabem , nessa semana a banda irlandesa de rock  U2  está em turnê pelo Brasil, na mesma época em que o Iron Maiden , uma banda inglesa de Heavy Metal também estava passeando aqui por terras tupiniquins. Mas , não me dentendo muito no assunto "turnês" , vim aqui neste post apenas para reacender a velha polêmica entre um dos triângulos amorosos mais famosos do cenário das artes : Músicos, fãs e crítica musical. Desde os anos 50 do século 20 dificilmente as três partes entram em consenso. Os músicos e os críticos que o digam . Então vim aqui apenas para fazer uma breve sinopse ( não vou me aprofundar muito, deixando essa tarefa apenas para você leitor ) de alguns álbuns que causaram uma certa "cisma " entre críticos , músicos e público em geral ( apreciador de música é claro ). Colocarei apenas 7 exemplos ( já que o mundo da músicas está repleto de casos como esses . ) Então vamos lá .


1 - Yellow Submarine ( O submarino amarelo ) - Beatles - 1969

Sempre tidos como queridinhos de crítica e público, nem mesmo os Beatles deixaram de dar certos tropeções em sua carreira. O álbum " Yellow Submarine" , ou " O submarino amarelo em português , foi um álbum no formato de trilha sonora feito para um filme homônimo, que teve aceitação da crítica, mas o álbum foi em parte   " rejeitado" . O público também não reagiu muito bem , fazendo o álbum alcançar "apenas " a segunda colocação nos Estados Unidos , levando-se em consideração que os Beatles sempre mantinham as primeiras colocações nas paradas americanas , tomando em consideração também que o lendário "Álbum Branco " havia sido lançado dois meses antes da trilha sonora do Submarino Amarelo ( a trilha sonora foi lançada em 13 de Janeiro de 1969 , enquanto "O Álbum Branco" foi lançado em 22 de novembro de 1968, e rapidamente conquistou sucesso ). A crítica considera " Yellow Submarine" como o mais fraco álbum já lançado pelos Beatles. O público não agiu muito diferente. Apesar disso, a banda alegou que não teve envolvimento direto na produção do álbum , afirmando assim que a recepção moderada do mesmo não era culpa deles. Coisas da vida.


2- St Anger  - Metallica - 2003

O St Anger era a esperanças dos fãs do Metallica de verem de uma vez por todas o fim do intervalo de tempo entre o último álbum do Metallica, ReLoad ( 1997 ) , intervalo esse que já durava quase 5 anos. O lançamento de St Anger foi um dos mais conturbados da história da música. Entrando em plena era digital , já estava se tornando comum o Download digital gratuito de arquivo MP3, já falado neste blog. E este movimento estava , diretamente,  arruinando com as vendas de discos nos Estados Unidos. E tal fato estava esquentando ainda mais a cabeça dos integrantes do "Metallica" , que ainda por cima , estavam passando por uma dura crise interna . Não havia ambiente pior para lançar um álbum de músicas inéditas não é mesmo ? Depois de ter seus últimos álbuns desde 1991 taxados de "caça-níqueis" , a bomba estava prestes a explodir. Lançado cinco dias antes do previsto, devido aos escândalos  causados pelo Download digital gratuito, no dia 5 de junho de 2003 , chegou as lojas de discos o álbum "St Anger" ( ou "Santa Raiva" , em português ).
Apesar do bom ritmo de vendas , o álbum recebeu algumas das mais "pesadas" críticas musicais até então, não só pelo lado dos críticos mas também por parte dos fãs , que acharam aquele álbum , como "o fundo do poço" do Metallica. Com resenhas do tipo "0.8/10 " , o álbum entrou no ranking dos mais odiados da história. A própria banda adimitiu que havia perdido o foco na produção do álbum , por causa da crise interna entre os integrantes , afirmando os mesmos posteriormente , que qualquer sugestão contrária sobre o álbum , poderia significar o fim do Metallica no mesmo dia.



3- The Division Bell - Pink Floyd - 1994
Mundialmente reconhecido por seus memoráveis álbuns conceituais , como The Dark Side of The Moon , Wish You Were Here, e The Wall , acredite se quiser, o Pink Floyd também é o detentor de um dos álbuns mais polêmicos da indústria fonográfica. O álbum "Division Bell" ( Ou , O Sino da Divisão, em português ), lançado mundialmente entre 5 de março e 30 de abril de 1994, é um álbum conceitual ( uma especialidade do Pink Floyd ) , falando sobre o sino da divisão, instrumento usado no Parlamento Inglês para convocar uma determinada votação. Apesar da boa recepção do público ( que se refletiu nas vendas de 12 milhões de cópias ) o álbum deteve muitas críticas negativas, principalmente em relação a sonoridade do mesmo, sendo a sononoridade um dos pontos chave do sucesso do Pink Floyd. Um crítico afirmou que " se antes os solos de Gilmour ( guitarrista do Pink Floyd ) eram memoráveis, hoje ( no álbum " The Division Bell " ) se tornaram tão esquecíveis quando outrora indeléveis." Creio eu que seja apenas uma questão de ponto de vista. Afinal , Pink Flyd é Pink Floyd. Lembrando que nessa época, Roger Waters ( baixista e compositor de grandes sucessos do grupo ) havia saído da banda , e processado a mesma por direitos autorais. Mas o mesmo perdeu a causa, e a banda pôde prosseguir sem ele, porém , não com o mesmo impacto de antes . Da vida não é mesmo ?




4- V - Legião Urbana - 1991

Aham , isso mesmo, Legião Urbana . Um verdadeiro ícone do nosso rock nacional não poderia ficar de fora desta lista. Conhecido pelas suas músicas de protestos , por suas composições falar dos mais diversos temas ( de homossexualidade, a "dia-a-dia" ) , o álbum "V" , foi um dos que mais incomodou a Renato Russo em relação a certas "resenhas pessimistas" . Abordando temas como amor, dia-a-dia, etc..., as críticas a respeito do álbum fariam surgir uma das frases mais emblemáticas de Renato Russo, que dizia o seguinte :

" É chato saber que aquilo que deu tanto trabalho vai ser julgado por um cara que ouve três segundos de cada faixa , pra dizer assim e assado ..."

Uma outra frase emblemática foi, a respeito do álbum " O Descobrimento do Brasil, lançado em Novembro de 1993:

" Houve uma crítica sobre o Descobrimento do Brasil ( álbum ) que eu até decorei de tão ridícula que ela é :
O Brasil descoberto pela legião Urbana pé tão decepcionante quanto as de núncias de CPI. Puxa ! Teve outra que dizia : as letras são ininteligíveis, não fazem sentido , como " Meu tornozelo coça por causa de mosquitos, Estou com os cabelos molhados / Me sinto livre ( trecho da música L'âge d'Or ,faixa do álbum "V" ). Nossa. Ou essa senhora não toma banho , nunca foi a praia , ou em São Paulo não tem mosquitos "

Tudo é uma questão de ponto de vista . E no caso do Legião Urbana não é diferente



5 -  Minutes to Midnight - Linkin Park - 2007

Nunca um álbum foi tão amado e ao mesmo tempo tão renegado nesta primeira década do século 21 quanto foi " Minutes to Midnight" ( Minutos para a meia-noite , numa referênca da banda ao Relógio do Apocalipse ) . O álbum era o abandono definitivo do estilo  New Metal", que havia consagrado o Linkin Park com nada mais nada menos  que 61 milhões de cópias ( sendo 44 milhões somente com os dois primeiros álbuns "Hybrid Theory" e "Meteora" , feitos neste estilo, lançados em 2000 e 2003 respectivamente ). Sendo assim , notando que o New Metal estava ficando clichê ( saturado de temáticas do tipo "pobre coitado de mim ...", "vou berrar encima de todo mundo !"  e coisas do tipo) o Linkin Park decidiu partir para o estilo Rock Alternativo, buscando nesse novo estilo uma  identidade renovada para o grupo. O que para uns fãs foi um sinal de adurecimento e mudança positiva, para outros foi a perda de identidade da banda , e um sinal claro que que ela se tornou " vendida ". Ainda mais levando em consideração que próximo a época de lançamento do álbum "Minutes to Midnight" , Mike Shinoda , rapper e líder da banda estava rotineiramente dando declaraçãoes a imprensa  do tipo : " Ou mudem ou enfiem no new metal no seu rabo " , " Fo**-**  Quem só gosta das coisas antigas " , o que causava um certo desconforto da fiel e numerosa base de fãs da banda. Nesse meio tempo, no dia 14 de maio de 2007 foi lançado o álbum "Minutes to Midnight" .
Vendendo mais de 600 mil cópias na primeira semana , o disco dividiu opiniões , tando de fãs quanto da crítica musical. Confesso que não simpatizei com algumas músicas , mas outras foram maravilhosamente construídas. Mas , olhando pelo lado da mudança , esse disco foi o marco inicial do Linkin Park no mundo do rock alternativo, e vendeu 12 milhões de cópias ( sendo 6 milhões de singles à parte ). Uma mudança conturbada, porém bem sucedida.




6- No Line on The Horizon - U2- 2009

O U2 criava uma grande expectativa em relação ao seu álbum estúdio que viria lançado no ano de 2009. E os fãs então, também não desconfiavam em nada. Afinal, pra quem tem mais de 140 milhões de cópias de discos na carreira, é bom não desconfiar mesmo. Porém a expectativa se tranformou em certo tom de frieza e indiferença por parte de alguns críticos ( a minoria , diga-se de passagem ) quando houve o lançamento do tal álbum , no dia 27 de fervereiro de 2009. Apesar das críticas favoráveis ( cogitando em torno de algo como 4.5 a 5 estrelas ), parece que o trabalho não agradou muito aos fãs, sendo que o disco vendeu menos que 5 milhões de cópias até o momento. provocando a decepção dos membros do U2 .  Após o lançamento do mesmo, em 2009 , o U2 iniciou a sua turnê batizada de "360°"  , que prima pela grandiosidade dos seus shows . A vida não é só feita de álbuns de sucesso  .




7 - A Thousand Suns- Linkin Park - 2010

Fechando a década com um álbum , a princípio difícil de engolir, o Linkin Park mais uma vez apareceu nos noticiários musicais devido ao lançamento do seu mais polêmico álbum " A Thousand Suns" . Lançado no dia 14 de setembro de 2010 , o álbum já causava divisão dos fãs da banda apenas 1 semana após o seu lançamento.  E havia vendido quase 600 mil cópias. Afinal , o que havia no álbum ? Falando sobre a possibilidade de o mundo acabar debaixo de uma guerra nuclear , o Linkin Park juntava todo tipo de sentimento que rondava uma situação como essa : desespero, alienação, dor, ódio, revolta, e no final esperança . O que para muitos  é o apogeu da carreira da banda , para outros ( uma minoria "incômoda " )  é uma farsa melodramática eletrônica.  O disco também dividiu os fãs , e confesso que até eu fiquei um pouco "pé atrás" com esse disco. Mas analisando bem a fundo, é um daqueles discos que você gosta com o tempo. Afinal, quem sabe não foi isso que realmente faltou aos críticos que avaliaram precipitadamente os álbuns apresentados aqui neste post.



E aí , o que você achou ? Basta opinar ali abaixo comentando e citando mais alguns álbuns " polêmicos " que você conhece . Até mais.

3 comentários:

  1. Ai garoto!
    Tem mais uma música indica por você lá no POSTS. Só uma correção, sou de Santa Catarina e não Sçai Paulo, ok??? Abração!

    ResponderExcluir
  2. Foi mals... Agora sei. Santa Catarina ^^ . Obrigado pelo coment.

    ResponderExcluir