.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

segunda-feira, 11 de abril de 2011

98 anos do naufrágio do Titanic.

Por Lucas , Bragança ( Pará )



Você com certeza se espantou com o tema do post ( ou no mínimo ficou curioso para ver o que ele tinha não é mesmo ? ) . Pois bem , apesar de muita gente não estar muito ligada nesse assunto, esta semana , no dia 15 de abril de 1912 ( ou seja , sexta-feira ) , o naufrágio do mais célebre transatlântico da história completará 98 anos ( isso mesmo, quase um século ). Para encurtar a conversa , vamos a algumas curiosidades bem peculiares a respeito do tal navio

- Até então, o Titanic era apelidado de "navio inafundável" ( acho que daí veio a surpresa a respeito da notícia que o mesmo tinha naufragado com milhares de passageiros a bordo ). O navio era contruído com base num sitema moderno ( na época ) de comportas dentro do casco da embarcação , que permitia que o navio não afundasse de uma vez , caso viesse a sofrer alguma avaria grave , e que por ventura resultasse no desfecho que ninguém queria imaginar.

- O Titanic era de nacionalidade inglesa , e pertencia a empresa White Star Line  .

- Até o momento nenhuma nação havia construído transatlântico com proporções tão colossais. Antes do naufrágio o Titanic tinha o comprimento de 269 metros, 54 metros de altura, e 28 metros de largura  e mais de 46 mil toneladas de peso ( ou para ser mais megalomaníaco , 46 milhões de quilos de puro aço  ), além de atingir a marca de 24 nós ( ou 44 km/h ) .

- O Titanic serve até hoje como modelo de luxo e engenharia para todos os navios do mundo, quer sejam comerciais ou militares, devido principalmente graças ao seu sistema anti-naufrágio, que embora tenha falhado miserávelmente em evitar o afundamento do mesmo, retardou em tempo suficiente para salvar parte dos passageiros do navio, o que foi notável.

-O destino final do Titanic, ao partir de Southamptom  , Inglaterra , no dia 10 de abril de 1912 , era a cidade de Nova York , Estados Unidos. Infelizmente o "navio inafundável" acabou naufragando, por ironia do destino ou não, depois de colidir com um Iceberg ( grande bloco de gelo que fica flutuando no mar ), na madrugada do dia  15 de abril de 1912 , o que acabou danificando o seu casco e ocasionando na terrível targédia que deixou mais de 1500 mortes , dentre os 2223 passageiros que estavam no navio .

- O naufrágio do Titanic foi a prova de o quanto a burrice,  hipocresia e o apego ao dinheiro do ser humano poderia chegar , quando os mais favorecidos em condição financeira ( a primeira classe ) foram embarcados dentro dos escassos botes salva-vidas ( se cria-se que o navio não afundava , pra que bote salva-vidas não é mesmo ? ) . Não é a toa que o percentual de mortes entre as pessoas da terceira classe ( os mais pobres ) foi absurdamente grande se comparado a classe mais rica que estava viajando no navio.


Para mais informações basta visitar o Link abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_Titanic

Nenhum comentário:

Postar um comentário