.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Chuck Berry ( Post em homenagem ao dia do rock )

Por Lucas , Bragança ( Pará )


Oi pessoal. Como eu havia avisado em um post anterior ( pode clicar se você ficou curioso ... este link não morde ) , de três em três dias eu viria aqui no blog para postar um post homenageando um cantor solo ou banda que ajudou em contribuição artística a moldar o rock do jeito que o conhecemos hoje. E para abrir esta série , nada melhor que homenagear aquele que é considerado como o "pai do rock " . Com vocês ( estou parecendo apresentador de programa de sábado ) : Chuck Berry.

Charles Edward Anderson Berry , ou Chuck Berry , nasceu no dia 18 de outubro de 1926 na cidade de Saint Louis no estado norte americano do Missouri. Ao contrário do que poderia se imaginar, o "pai do rock" não era branco, ou muito menos pobre. Pelo contrário, Chuck Berry era negro , e de classe média , contrariando assim a lógica de vida de muitas pessoas de sua cor de pele. Filho de um diácono e empreiteiro em sua cidade , ele era o quarto de seis irmãos. Por causa de sua condição econômica favorável, porém modesta  , ele pôde prosseguir ainda em tenra idade com a sua carreira musical.  Quando mais jovem ele se envolveu em um pequeno delito, quando furtou um carro com alguns amigos, tendo ido parar em um reformatório, de onde só sairia de lá aos 21 anos.  Apesar disso, foi no reformatório que Chuck pode aprimorar suas habilidades musicais. Apaixonado pelo blues e pelo violão desde a sua adolescência , seu sentimento de curiosidade e imenso carisma com o público lhe rendeu um estilo musical único que viria a lhe guiar dali pra frente na sua carreira. Quando adulto para se sustentar , teve que trabalhar em profissões humildes como operário e zelador do prédio onde morava juntamente com sua então esposa. Em 1955 Berry viajaria para Chicago , no estado norte-americano de Illinois para tentar contato com a gravadora Chess Records . Nessa época os Estados Unidos estavam vendo a ligeira e constante decadência comercial do "Rhythm e Blues" e viram no estilo próprio de Berry uma alternativa otimista para alavancar as vendas em baixa.
Sendo assim , Berry grava uma música chamada              " Maybellene" ( que na verdade é uma adapatação de uma outra música chamada  "Ida Red " ).  "Maybellene" vendeu 1 milhão de cópias como single, o que era um verdadeiro estouro na época.  Berry continuaria a lançar inúmeros outros sucessos musicais e discos dos quais faltaria espaço aqui para falar ( por isso clique no aqui. Falando sobre temas adolescentes como corridas, namoros e relacionamentos, suas músicas fizeram um tremendo sucesso entre o público jovem , tando negro quanto branco . Porém em dezembro de 1959 ele havia se envolvido num escândalo sexual que teria início no México ao conhecer uma menina da etnia indígena Apache . Logo após conhecê-la , Berry intencionava levá-la para trabalhar em sua casa noturna na cidade de Saint Louis. Porém ele foi preso nos Estados Unidos, já que o que ele estava fazendo era , segundo a justiça do país , tráfico ilegal de seres humanos, além de submeter a mocinha indígena ( então com 14 anos )  a regime de trabalho escravo. Com isso Chuck foi condenando a 5 anos de prisão, e multado em 5000 dólares na época . Recorrendo a justiça, foi libertado em 1963 , porém com seus dias de glória tendo ficado para trás.
Após o escândalo, ao invés de se dedicar a gravações inéditas, o mesmo preferiu excursionar pelo mundo para divulgar a sua obra , que a partir dali influenciaria a todos , direta ou indiretamente . Para que você também possa apreciar parte da  obra de Chuck Berry , basta clicar nos links musicais abaixo. Até mais . Á , e lembrando que o próximo homenageado será Jimi Hendrix, no post que virá no dia de sábado.


" Maybellene " ( 1955 )
http://www.kboing.com.br/chuck-berry/1-82824/

"Johnny B. Goode" ( 1955 )
http://www.kboing.com.br/chuck-berry/1-45080/

"Roll Over Beethoven ( 1956 )
http://www.kboing.com.br/chuck-berry/1-1011443/

"Rock And Roll Music " ( 1957 )
http://www.kboing.com.br/chuck-berry/1-1011442/

"Carol" ( 1958 )
http://www.kboing.com.br/chuck-berry/1-1011439/

"Memphis , Tennessee" ( 1959 )
http://www.kboing.com.br/chuck-berry/1-1034300/

" Go , go, go " ( 1961 )
http://www.kboing.com.br/chuck-berry/1-1034297/

"Route 66" ( 1961 )
http://www.kboing.com.br/chuck-berry/1-1011444/


PARA VER ( OPS, OUVIR ) MAIS MÚSICAS DE CHUCK BERRY VISITE O LINK ABAIXO:
http://www.kboing.com.br/chuck-berry/


FONTE DO TEXTO:
http://tinyurl.com/3kcqx6f



CONHEÇA MAIS SOBRE O ROCK N ROLL , ESTILO MUSICAL TOCADO POR CHUCK BERRY :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_and_roll

Nenhum comentário:

Postar um comentário