.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

domingo, 3 de abril de 2011

4ª , 5ª , 6ª e 7ª aula de música ( Modos de escala , escala maior , escala menor , graus modais, graus tonais, representação das escalas maiores ( com sustenidos e bemóis ) , evolução das escalas e escalas relativas .

Por Lucas , Bragança ( Pará )





Oi pessoal. Como já havia avisado em um post anterior, eu viria um bocado a demorar a publicar este post, em virtude de eu não ter a tal postila ( isso mesmo, sem o "a" no início ) contendo o assunto que eu precisaria para escrevê-lo. Mas já possuindo a dita cuja , ainda tive que passar a limpo o assunto para o meu caderno de lições , e só depois de estudar , aí sim eu viria aqui publicar o dito post, já que eu havia falado que só viria aqui para publicar um post sobre a minha aula de música se estivesse com plena certeza do que eu estivesse escrevendo e o que eu tiver aprendido. Então, cá estou eu .Esse post será dividido em quatro partes , já que conta o conteúdo das minhas quatro aulas de músicas anteriores , das quais eu não havia publicado nada aqui no blog. Tudo bem ? Vamos lá.


4ª aula de música


Assuntos:


1- Modos de escala
2- Escala maior
3- Escala menor
4 -Graus modais
5- Graus tonais






1 - Modos de escala

Já sabemos que a escala diatônica é constituída por uma sucessão de tons e semitons diatônicos . Os tons e semitons na escala diatônica podem ser dispostos de duas maneiras diferentes, e é a esses modos de dispor os tons e semitons da escala diatônica que chamamos de modos da escala.Há por tanto dois modos , denominados de modo maior e modo menor. Cada modo tem a sua feição própria , seu caráter particular , podendo ser distinguido apenas pela audição da escala .




2 - Escala maior

A escala maior possui a distribuição de tons e semitons mais conhecida , estando os tons aparecendo do 1º para o 2º grau, do 2º para o 3º grau, do 5º para o 6º grau , e do 6º para o 7º grau, enquanto os semitons estão dispostos do 3º para o 4º grau e do 7º para o 8º grau.






Escala de dó maior

Como vimos, a escala diatônica já estudada detalhadamente é a escala de dó maior, ou tom de dó maior. Chama-se de tom de uma escala , o conjunto de sons presos por laços de afinidade mais ou menos diretos com o de maior preponderância dentre eles ( a tônica ). Sonoramente qualuqer escala do modo maior soa um pouco "agressiva" quando executada .






3 - Escala menor


A escala menor também é bastante conhecida , porém não tanto quanto a escala maior. Ela possui distribuição diatônica com os tons aparecendo do 1º para o 2º grau, do 3º para o 4º grau e do 4º para o 5º grau, enquantos os semitons aparecem do 2º para o 3º grau, do 5º para o 6º grau e do 7º para o 8º grau. O intervalo encontrado do 6º para o 7º grau será tratado oportunamente.


Escala de dó menor

Curiosamente , a escala menor é bastante utilizada na música oriental, em especial na música árabe, sendo aplicada bastante também em alguns refrões de músicas do gênero rock alternativo. Sonoramente a escala menor soa cativante quando executada ( Ta aí o segredo da música "In the End" do Linkin Park ter ganho um leve toque "egípcio" no refrão, o que , daí , a faz ficar tão cativante. Segredo revelado ^^ ).




4 - Graus modais

No modo maior há entre o 1º e o 3º grau, e entre o 1º e o 6º grau , sendo respectivamente o intervalo de 3ª e 6ª maior.




Escala de dó maior , ou tom de dó maior .


Já no modo menor há entre o 1º e o 3º grau , e entre o 1º e o 6º grau , respectivamente sendo os intervalo de 3ª e 6ª maior








Escala de dó menor, ou tom de dó menor


O 3º grau ( mediante ) e o 6º grau ( superdominate ) são chamados de graus modais, pois são eles que caracterizam o modo.




5 - Graus tonais


O 1º grau ( tônica ) ,o 4º grau ( subdominante ) e o 5º grau ( dominante ) são chamados de graus tonais , pois são eles mesmos ( como já vimos neste post ) os graus mais importantes da escala, ou seja , aqueles que caracterizam o tom da escala .



Escala de dó maior , ou tom de dó maior ( graus tonais em destaque com os algarismos romanos embaixo )


Observa-se pois , que os graus tonais são a tônica ( 1º grau ) e os graus com que elas formam a 5ª justa superior ( 5º grau a partir de dó , ou nota sol ) e 5ª justa inferior ( 4º grau a partir de dó , ou nota fá )


Representação simplificada dos graus tonais.



CONTINUA NO LINK ABAIXO:
http://lucasmqr2.blogspot.com/2011/04/5-aula-de-musica-representacao-das.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário