.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

domingo, 3 de abril de 2011

7ª aula de música : Evolução das escalas maiores e escalas relativas.

Por Lucas, Bragança ( Pará )



CONTINUAÇÃO DO POST FALANDO SOBRE A MINHA 6ª AULA DE MÚSICA:


7ª aula de música :


Assuntos:


1- Evolução das escalas maiores


2- Escalas relativas






1 - Evolução das escalas maiores


As escalas maiores ( tanto # quanto b ) evoluem conforme o princípio matemático chamado "Princípio das 5ªs justas " ( Lido literalmente como "Princípios das quintas justas" ). Compreender este princípio é de vital importância para qualquer pessoa que esteja começando a entrar no mundo teórico da música, pois é a partir dele que se desenvolve todo o princípio de partitura e som que vai sendo aboradado intensivamente ao longo do aprendizado musical da pessoa. Apesar da enorme importância , seu modo compreensão é bastante singelo. Sabemos que as escalas maiores com sustenidos surgem a partir da escala modelo ( dó maior ) , correto ? .Ok. E sabemos também que a escala surgida a partir de dó maior , vem do segundo tetracorde, recebendo o nome conforme a tônica desta mesma , que coincidentemente equivale a 5ª nota da escala de dó maior ( no caso, sol ). Até aí tudo bem . Conforme cada nova escala que vai surgindo sempre é utilizada a 5ª nota ( o termo correto aqui é "5º grau " ) para formar a tônica de uma nova escala, e com isso formar uma nova escala. Sendo assim temos


Dó maior


Sol maior ( 5 notas acima de dó )


Ré maior ( 5 notas acima de sol )


Lá maior ( 5 notas acima de ré )


...


No caso das escalas maiores com bemóis ( b ) ocorre algo semelhante , porém em sentido contrário. Em vez de acharmos cada nova escala contando 5 notas acima da escala modelo e assim sucessivamente, achamos a nova escala a partir de dó maior contando 5 notas "abaixo". Com isso temos:




Dó maior


Fá maior ( 5 notas abaixo de dó )

Si b maior ( 5 notas abaixo de fá )


Mi b maior (5 notas abaixo de si b maior )


...



Para colocarmos sustenidos e bemóis nas escalas até aqui apresentadas, basta usar a mesma corrente de pensamento do "Princípio das 5ªs justas".


Sabemos que a primeira escala com sustenido ( sol maior ) apresenta a dita alteração ( o # ) na nota fá. Com base no "Princípio das 5ªs justas " , podemos prever que a nota da próxima escala a receber sustenido, terá que estar 5 notas acima de fá , sendo assim a nota dó. E é exatamente isso o que se confirma . Prosseguindo com o mesmo princípio, agora temos duas notas com sustenido na escala de ré maior , sendo elas fá e dó , respectivamente . Sabendo que a próxima escala vem ser lá maior ( por estar cinco notas acima de ré ) , a próxima nota a receber sustenido também deve estar cinco notas acima da última nota na escala anterior que recebeu esta mesma alteração. Se a última nota a receber esta alteração na escala anterior foi dó, a próxima nota a ganhar sustenido será sol, por estar 5 notas ( ou graus ) acima de dó. E isso se confirma novamente . Com este princípio se prossegue plenamente até chegarmos em Dó # maior, com sustenidos nas seguintes notas , respectivamente : fá , dó , sol, ré ,lá , mi , si.
No caso das escalas maiores com b ( bemóis ) utilizamos a mesma corrente de pensamento , só que no sentido oposto da evolução das escalas com sustenidos. Em vez de tomarmos 5 notas acima de cada nota em que se adiciona uma alteração ( como no caso anterior ) , venhamos a colocar o sinal de bemol , a partir da nota si ( de fá maior ), e ir acrescentando a cada nova escala maior bemol formada , o sinal de bemol na 5ª nota "descendente" da nota na qual , na escala anterior, foi posta a alteração de bemol. Com isso, se a nota da escala de fá maior na qual foi colocada o bemol foi a nota si, e com isso a próxima escala deverá ter o bemol acrescentado na 5ª nota "descendo" de si. Sendo assim , a próxima escala ( que vem ser Si bemol maior ) tem dois bemóis : um em si , e outro em mi, que é 5 notas abaixo de si. E assim vai prosseguindo a evolução das escalas e do acréssimo de alterações nas notas, conforme o "Princípio das 5ªs justas". O grafico abaixo explana melhor este princípio.


C = Dó , D = Ré , E= Mi , F= Fá , G = Sol, A = Lá , B= Si , # = sustenido , b = bemol

Gráfico explicando de maneira simples a evolução das escalas e alterações ( bemóis e sustenidos ) . O número ao lado da alteração significa o número de alterações que a escala possui conforme já explicado acima .






2 - Escalas relativas.

Chamam-se de escalas relativas aquelas que tem a mesma armadura de clave , porém modos diferentes ( maior e menor )


Exemplos :
sol maior ( com 1 # ) e mi menor ( com 1 # )


Mi b maior ( com 3 b ) e dó menor ( com 3 b )


As notas que formam ambas as escalas são exatamente as mesmas , com exceção do 7º grau do modo menor , que possui uma alteração acidental .






Foto mostrando o exemplo de duas escalas , sendo a superior de dó maior , e a inferior de lá menor






Cada tom maior , possui um tom menor relativo a ele e vice-versa. Para achar a nota relativa de uma escala maior, basta descer três notas , contando com a nota em questão, para assim se achar a nota relativa na escala menor. Ex:





Já no caso da escala menor ocorre o contrário. Para acharmos uma nota relativa em uma escala maior, ao invés de decrescermos três notas, nós fazemos a ascenção de três notas como mostra a foto abaixo.










Gostou dos posts ? então visite o link abaixo, e veja mais posts sobre a minha aula de música :
http://lucasmqr2.blogspot.com/search/label/Minha%20aula%20de%20m%C3%BAsica

2 comentários:

  1. Luquinhas. manda seu email antes q eu fique louca..

    ResponderExcluir
  2. Lucas, obrigado por postar no meu blog. Fica na paz. ja add seguir.

    Fraternalmente:

    http://inatriosolii.blogspot.com/

    ResponderExcluir