.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

domingo, 3 de abril de 2011

6ª aula de música - Representação das escalas maiores ( com bemóis )

Por Lucas , Bragança ( Pará )


CONTINUAÇÃO DO POST SOBRE A MINHA 5ª DE MÚSICA.

6ª aula de música:



Assunto:


1 - Representando as escalas maiores ( com bemóis )






1 - Representando as escalas maiores com ( bemóis )


Vimos no post anterior como as demais escalas maiores com # se desenvolvem a partir da escala modelo. Veremos agora neste post como se desenvolvem as escalas maiores com bemóis. Primeiro tomemos agora, o primeiro tetracorde da escala de dó maior ( escala modelo ) e tranformemo-los no tetracorde de uma outra escala .








Encontramos através desse processo uma escala cuja a primeira nota é fá , logo , pela regra ( já que a primeira nota , sendo a tônica , dá nome da escala ) temos assim a escala de fá maior . Nota-se que nessa escala , o primeiro tetracorde não está corretamente ajustado, pois se acha desprovido do semitom que , conforme a escala modelo , deveria figurar do 3º para o 4º grau .
Para corrigir esta falha, abaixamos a nota da nova escala encontrada em um semitom ( acescentando um bemol ( b ) ), e assim fica formada corretamete a escala de fá maior , uma vez que no primeiro tetracorde o semitom passa a se encontrar no seu devido lugar , ou seja , do 3º para o 4º grau.


Escala de fá maior ( Com bemol )









Temos aqui a escala maior com os bemois, sendo esta com 1 bemol , a primeira da série , assim como na dos sustenidos. Usando o mesmo método podemos achar a escala seguinte a partir da escala de fá maior, que no caso vem a ser Si b maior, com dois bemóis ( nas notas si e mi ).


O "b"( bemol ) na nota mi surge também , assim como na escala anterior , para corrigir a posição do semitom no 1º tetracorde






 Formação da escala de Si b maior




Seguindo este mesmo sistema encontramos as demais escalas maiores formadas por "b" ( bemol , nesse caso bemóis )





Ei-las:





Dó maior - ESCALA MODELO

Fá maior - ( com 1 b - si )


Si b maior - ( com 2 b - si, mi )


mi b maior - ( com 3 b - si, mi , lá )


Lá b maior - ( com 4 b - si , mi , lá , ré )

Ré b maior - ( com 5 b - si , mi, lá , ré , sol )


Sol b maior - ( com 6 b - si , mi , lá , ré , sol , dó )


Dó b maior - ( com 7 b - si , mi , lá ré , sol , dó , lá )





Semelhantemente ( não confundam com igualmente ) como no caso dos sustenidos ( # ) os bemóis ( b ) aparecem na armadura da clave de sol começando pela nota si ( terceira linha ) por intervalos de 4ªs justas ascendentes e 5ª justas descendentes .













2 comentários: