.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

domingo, 3 de abril de 2011

5ª Aula de música - Representação das escalas maiores ( com sustenidos )

Por Lucas , Bragança ( Pará )





CONTINUAÇÃO DO POST FALANDO SOBRE A MINHA 4ª AULA DE MÚSICA:


5ª Aula de música


Assunto:

1 - Representando as escalas maiores ( com sustenidos )




1 - Representação das escalas maiores ( com sustenidos )

A escala de dó maior é modelo das escalas do modo maior . Convém lembrar que nesta escala os intervalos de semitom são encontrados do 3º para o 4º grau e do 7º para o 8º grau . Essa mesma escala se divide em dois grupos de quatro sons. A cada grupo se dá o nome de "tetracorde" , sendo cada tetracorde formado exclusivamente por 2 tons e 1 semitom.



Tetracordes da escala de dó maior

O primeiro tetracorde é separado do segundo tetracorde por um espaço de um tom. As demais escalas do modo maior tem na sua distribuição de tons e semitons com formação idêntica a da escala de dó maior, e são formadas por meio do seguinte processo.


a ) Divide-se a escala modelo ( dó maior ) em dois tetracordes


b ) Converte-se o segundo tetracorde da escala de dó maior ( a escala modelo ) no primeiro tetracorde de uma outra escala . Teremos assim uma nova escala cujo primeiro grau ( nota ), é a nota sol. Logo, sendo a tônica ( a primeira nota ) a nota que dá nome a escala, temos neste caso a escala de sol maior .
Conversão da escala de dó maior para a escala de sol maior.


Notemos então que o semitom do segundo tetracorde desta escala não obedece fielmente a mesma posição que se observa na escala modelo . O semitom que deveria figurar do 7º para o 8º grau , aí já vem aparecendo do 6º para o 7º grau.
Para corrigir essa imperfeição, elevamos a nota no caso em um semitom . Para isso acrescentamos um semitom ( # - sustenido ) fazendo a nota ficar fá#, ficando assim perfeita a escala de sol maior como mostra a figura abaixo:



Escala de sol maior corrigida com o acréssimo de um # ( sustenido ) na nota fá .

Tomando este mesmo processo, conseguimos encontrar a escala seguinte a sol maior, que no caso é ré maior com dois # ( nas notas fá e dó ) . O # da nota dó se encontra em sequência da irregularidade encontrada na escala anterior.


Conversão da escala de sol maior na escala de ré maior.

E assim pelo mesmo método encontramos as escalas seguintes , sempre formadas por # . Convém se notar que todas elas são produzidas a partir de 5ª justas ascendentes a partir da escala de dó maior.
( Macete : Muitas pessoas ficam confusas por não saber onde colocar o # nas escalas maiores, mas há um método bastante fácil de se fazer isso sem atropelos . Sempre que você for usar o método de conversão de escalas apresentado acima para encontrar as diversas escalas do modo maior, basta acrescentar o # em cada 7º grau ( nota ) de cada nova escala encontrada . )


Com isso temos as escalas formadas conforme mostra o quadro abaixo :



Dó maior - ESCALA MODELO


Sol maior - ( com 1 # - fá )


Ré maior - ( com 2 # - fá ,dó )


Lá maior - ( com 3 # - fá ,dó , sol )


Mi maior - ( com 4 # - fá , dó , sol , ré )


Si maior - ( com 5 # - fá , dó , sol , ré , lá )


Ré # maior - ( com 6 # - fá , dó, sol , ré , lá , mi )


Dó # maior - ( com 7# - fá, dó ,sol , ré , lá , mi , si )






Na prática ficaria assim:



Conversão da escala de dó maior ( escala modelo ) nas diversas escalas do modo maior .


Observe também que os sustenidos aparecem a começar pela nota fá , por intervalos de 5ª ascendentes . Porém para colocá-los na pauta ( como não há a mínima possibilidade de colocar todos na ordem ascendente em que aparecem , do primeiro ao último ) , sua disposição se faz por 5ªs ascendentes e 4ªs descendentes.
Usa-se agrupar os sinais da alteração ( no caso os sustenidos (#) ) logo após a clave, de acordo com a nota em que aparecem ( usando o sistema de linhas e espaços para manter essa orientação, seguindo a regra de 5ªs ascendentes e 4ªs descendentes ).
As alterações na armadura ( parte que se projeta no início de uma pauta ) da clave agem sobre todas as notas daquele nome e que aparecem no trecho.Essas alterações são também chamadas de alterações fixas.





Maneira como é apresentada a alteração # na armadura da clave de sol de acordo com que cada escala é trabalhada, conforme mostra a foto abaixo.



Escalas maiores conforme as suas armaduras :







CONTINUA NO LINK ABAIXO:
http://lucasmqr2.blogspot.com/2011/04/6-aula-de-musica-representando-as.html




2 comentários:

  1. nao se percebe nada
    I don't understand!!!
    .|.

    ResponderExcluir
  2. Mano com respeito nao onde estuda mais tem muita informação equivocada, e bom ter cuidado sempre.

    ResponderExcluir