.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Jogos Olímpicos de Verão de Los Angeles 1984 ( Estados Unidos )

Por Lucas, Bragança ( Pará )


Oi gente. Cá estou eu para falar aosobre uma edição de Jogos Olímpicos de Verão , que dessa vez será sobre a que ocorreu em 1984 na cidade norte-americana de Los Angeles. Após o célebre boicote a Moscou 1980,e dos prejuízos econômicos de Montreal 1976, apenas duas cidades no mundo manifestaram o desejo de ser sede das olimpíadas de 1984. As cidades foram Nova York e Los Angeles. A escolha se deu antes do Jogos de Moscou 1980, sendo que o que mais pesou em tal  falta de candidaturas foi o prejuízo de Montreal 1976. Sabendo-se que a vitória seria norte-americana , não foi surpresa a escolha de Los Angeles para ser sede das Olimpíada de 1984 , numa votação que ficou em 55 para a metrópole  californiana contra 39 votos concedidos a "big apple " ( nome pelo qual é conhecido Nova York ) . Mais uma vez uma cidade tinha seis anos para se preparar para uma olimpíada de verão. Assim como Moscou, Los Angeles não fez feio em sua organização, mostrando ao mundo a competência e a classe de um evento esportivo que pode ser realizado com esforço e um coordenado trabalho de equipe. Com isso Los Angeles teminou todo seu cronograma de obras a tempo, mostrando o mundo as mais modernas instalações esportivas até então. Além de um belo parque aquático e de diversas instalações menores destinadas a disputas de outras modalidades esportivas, Los Angeles ordenou o remodelamento de sua mais célebre instalação espotiva : O Estádio Olímpico Memorial Coliseum de Los Angeles com capacidade para 105 mil pessoas em suas colossais arquibancadas que surpreendiam pela sua grandiosidade. O estádio viria a ser palco das cerimônias de abertura e encerramento, competições de futebol, atletismo, além da largada e chegada da  já tradicionalíssima maratona.
Mas o bloco socialista não estava conformado . Querendo achar uma forma de dar o troco pelo boicote americano que "azedou" o nivel técnico das olimpíadas de Moscou 1980, a grande maioria dos países socialistas liderados pela União Soviética oficializaram um boicote  aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 em 8  maio daquele mesmo ano. O fato acabou afetando o nivel tecnico de diversas provas em que havia o claro dominio dos socialistas como a ginástica artística. Mas mesmo assim a Romênia ( então país socialista ) optou por participar daquelas olimpíadas. Apesar desses percalços , o brilho dos Jogos Olímpicos de Los Angeles não ficaram atrás dos de Mosocu 1980, pois o número de países participantes foi bem maior. No dia da cerimônia de abertura que ocorreu em 28 de julho de 1984 , no Estádio Olímpico Memorial Coliseum na presença de 105 mil pessoas  compareceram , em número recorde , 140 nações , totalizando 6829 atletas  ( sendo 1566 mulheres ) , competindo em 23 modalidades esportivas durante 16 dias.
Com uma inponente cerimônia de abertura , tanto em quesito artístico quanto cívico, Los Angles fez o possível para superar Mosocu 1980, apelando até mesmo para a representação de quase todas as bandeiras dos países participantes nas arquibancadas do Estádio Olímpico. Mas a lembrança do Ursinho Misha ainda estava vívida na mente de muitas pessoas. Mesmo assim a cerimônia teve momentos marcantes , como a entrada do famoso "homem -voador " vestido em roupa de astronauta numa demonstração do poder tecnológico norte-americano.Os jogos foram oficialmente abertos pelo presidente Ronald Reagan.
O poder esportivo norte-americano era incomparável em diveras modalidades, o que acabou baixando  consideravelmente o nivel de relevância dos jogos. Mas o que mais ficou marcado naquela Olimpíada e na história de todas as Olimpíadas de Verão foi a emocionate maratona feminina , a primeira da história, que contou com  participação de 50 mulheres,sendo que 44 concluiram a prova. Os médicos afirmavam veementemente antes dos jogos , que seria impossível uma mulher concluir uma maratona , em tempo satisfatório. Mas a prova foi surpreendente não pela chegada da primeira colocada , a norte-americana Joahn Benoit, mas sim pela sofrida e comovente chegada da atleta suíça Gabrielle Andersen que estafada pelo intenso calor e literalmente desidratada , lutava em um esforço sobre-humano para concluir a prova viva, martirizando-se para carregar o peso de seu próprio corpo. Mas ela concluiu a prova em 37º  lugar ,viva ,surpreendentemente ovacionada pelas mais de 100 mil pessoas presentes no estádio, e mundo como um todo que assistia em lágrimas a televisão,se tornaando assim um exemplo de superação. Encerrados à noite em 12 de agosto de 1984 , os Jogos Olímpicos de Los Angeles terminaram , obviamente, com os donos da casa em primeiro lugar no quadro geral de medalhas. O Estados Unidos conquistarm 174 medalhas , sendo 83 ouros , 61 pratas e 30 bronzes , contra "apenas" 53 medalhas da segunda colocada, a Romênia ( sendo 20 ouros , 17 pratas e 17 bronzes ).
O Brasil conseguiu a sua melhor participação em Olimpíadas de Verão até o momento : foram 8 medalhas conquistadas pela nação verde-amarelo sendo 1 ouro, 5 pratas e 2 bronzes . A cidade que viria a ser sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988 seria Seul , na Coréia do Sul. Fique agora com algumas das fotos  mais marcantes das Olimpíadas de Los Angeles 1984. Logo após se segue um vídeo da cerimônia de abertura de Los Angeles 1984 e de uma reportagem especial sobre a suíça Gabrielle Andersen.


MEMORIAL COLISEUM DE LOS ANGELES NO INÍCIO DA CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE VERÃO DE 1984



DETALHE DO MEMORIAL COLISEUM DE LOS ANGELES DURANTE A CERIMÔNIA DE ABERTURA.


O "HOMEM-VOADOR" QUE SE TORNOU O SÍMBOLO DAQUELA CERIMÔNIA DE ABERTURA



DETALHE DA CERIMÔNIA DE ABERTURA.




FOTO  DO INÍCIO DA GRANDIOSA  DELEGAÇÃO NORTE-AMERICANA.



ATLETA SUBINDO AS ESCADARIAS RUMO A PIRA OLÍMPICA.


FOTO QUE ENTROU PARA A HISTÓRIA: CHEGADA DA ATLETA SUÍÇA GABRIELLE ANDERSEN,COMPETIDORA DA MARATONA FEMININA QUE FOI OVACIONADA PELO PÚBLICO DO ESTÁDIO OLÍMPICO MESMO NÃO SENDO NORTE-AMERICANA E CHEGANDO NA 37ª COLOCAÇÃO .






VÍDEO COM OS MELHORES MOMENTOS DA CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE LOS ANGELES 1984.



REPORTAGEM ESPECIAL COM A SUÍÇA GABRIELLE ANDERSEN , 19 ANOS DEPOIS DA MARATONA QUE A TORNOU CÉLEBRE NO MUNDO.





FONTE DO TEXTO:


FONTE DOS VÍDEOS:

VÍDEO SOBRE A CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE LOS ANGELES 1984:


VÍDEO DA REPORTAGEM SOBRE A SUÍÇA GABRIELLE-ANDERSEN:


CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A CIDADE DE LOS ANGELES:


OBS: AS FOTOS FORAM OBTIDAS PAUSANDO NO MOMENTO EM QUE ELAS APARECEM NO VÍDEO COM OS MELHORES MOMENTOS DA CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE LOS ANGELES 1984.

POR SER UMA IMAGEM MUITO DIVULGADA, ACHEI MELHOR NÃO COLOCAR A FONTE DA IMAGEM DA ATLETA GABRIELLE ANDERSEN.



Um comentário: