.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Jogos Olímpicos de Inverno de Sapporo ( Japão ) 1972

Po Lucas , Bragança ( Pará )


Oi gente. Sem dúvida esta está sendo uma semana inspirada para  mim na qual eu estou publicando post quase todos os dias , e com certeza terei aninda  assunto até o fim desta semana. Mas vamos ao tema  do post de  hoje: os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 que ocorreram na cidade japonesa de Sapporo.
 Sapporo é uma antiga cidade japonesa que fica na ilha de Hokkaido, na parte norte do Japão. Povoada no passado por pessoas da etnia aino ( ou ainu ) a cidade de Saporo tem o significado do seu nome traduzido por "terra seca larga " ou "terra úmida larga " já que não se tem certeza quanto ao significado do seu nome.
Escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972, Sapporo se preparou para mostrar ao mundo uma olimpáda pra ninguém colocar defeito, seja em organização ou grandiosidade com a construção de diversas instalações esportivas. A cerimônia de abertura daqueles Jogos Olímpicos de Inverno ocorreram no dia 3 de fervereiro tendo a declaração oficial de abertura feita pelo  imperador japonês Hiroíto, que a 8 anos antes realizou a cerimônia de aberura dos Jogos Olímpicos de  Verão de  Tóquio, em 1964. O desfile das delegações contou com a presença de 1006 atletas ( sendo 205 mulheres    )  de 35 países competindo em 10 modalidades esportivas durante 10 dias , tendo como data da cerimônia de encerramento no dia 13 de ferevereiro daquele mesmo ano. A beleza e o elevado nível técnico foram as marcas daquela Olimpíada de Inverno que já encantava o mundo pela dedicação de seus atletas .  No final daquelas Olimpíadas de Inverno a União Soviética acabaria se sagrando a grande campeã com 16 medalhas conquistadas (  8 ouros, 5 pratas e 3 bronzes ) seguida pela tradicional Suíça com 4 ouros 3 pratas e 3 bronzes . O  Japão  viria a ficar na 11ª  colocação com 3 medalhas conquistadas ( sendo curiosamente um ouro , uma prata e um bronze) . A cidade que viria a ser sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1976  seria novamente e bela Innsbruck na Áustria. Infelizmente não achei vídeos  sobre os Jogos Olímpicos de Inverno de Sapporo 1972.



FONTE DO TEXTO:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Inverno_de_1972

Nenhum comentário:

Postar um comentário