.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A Origem e História dos Jogos Olímpicos

Por Lucas ,Bragança ( Pará )

Oi amigo leitor. Você que já é visitante frequente do meu blog. Já deve ter notado,que eu sempre proucuro inovar nos assuntos aqui apresentados . E nesse caso eu tive a idéia de escrever sobre a origem e história dos Jogos Olímpicos ( também conhecidos como Olimpíadas ) . A cada semana eu publicarei uma postagem especial que contará um pouco sobre a história de cada edição dos Jogos Olímpicos da era Moderna.Por exemplo,logo ao terminar este poste explicativo eu logo começarei a falar sobre a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna,que ocorreram em Atenas,1896. Na próxima quarta-feira eu já falarei sobre a 2° Olimpíada da era moderna , a Olimpíada de Paris 1900 e assim sucessivamente,até que se chegue aos Jogos Olímpicos de Pequim,2008,que fora realizados na China. Então,que tal aprendermos um pouco mais sobre a origem dos jogos olípicos? Então se prepare que lá vem história.



A origem dos jogos olímpicos


Os jogos olímpicos surgiram na antiguidade,na Grécia,e eram realizados de quatro em quatro anos,na cidade grega de Olímpia,que ficava por sua vez aos pés do monte Olimpo ( por isso o nome Olimpíada),monte esse que segundo a mitologia mitologia grega era a morada dos deuses.Os jogos em si eram realizados em homenagem a Zeus,considerado deus dos deuses para os gregos.
Várias lendas tentam explicar a real origem dos jogos olímpicos.Uma delas conta que Atlios ( um filho humano de Zeus) teria instituido os jogos para homenagear o seu papi .No princípio essas competições denominavam-se ATLA, e os seus participantes eram os ATLETAS.Enquanto outra lenda diz que foi Hércules,famoso herói da mitologia grega,e também filho de Zeus, quem criou as olimpíadas...mas tudo isso não passam de histórias inventadas,por isso são chamadas lendas.
Há um registro histórico confiável que diz que foi no ano de 776 antes de cristo que teve início a primeira edição dos jogos olímpicos. Nessa edição apenas 2 cidades enviaram os seus competidores.Na edição seguinte ,mais cidades enviaram os seus representantes,e com isso mais provas foram incluídas nas competições,o que acabou fazendo com que os jogos fossem realizados em uma semana.O mais interessante,é que durante as competições era decretado um cessar -fogo geral em todas as guerras Grécia ,para que as pessoas pudessem se dirigir a Olímpia com segurança para poderem ,assim,apreciar os jogos em paz.
Os jogos olímpicos foram durante séculos realizados de 4 em 4 anos na cidade de Olímpia,o que leva a crer que mais de 200 edições foram feitas ,reunindo atletas de toda a Grécia no evento que durava uma semana e simbolizava a paz geral entre o povo grego,além de ser uma manifestação religiosa em homenagem a Zeus.
Mas os jogos acabaram. Por que? Será que eles se tornaram chatos? enjoativos ? é o que vamos ver a seguir.
Os jogos Olímpicos não acabarm por ter se tornado chatos ou muito menos enjoativos,mas pelo contrário,eles sempre mantiveram a sua popularidade ao logo dos séculos,mas perderam gradativamente a importância devido ao avanço romano sobre o território grego.
No ano de 392,todo o mundo ocidental até então conhecido , incluindo a Grécia , e parte do oriente estavam sobre o domínio do império romano ( para saber um pouco mais sobre o império romano ,visite o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imp%C3%A9rio_Romano  ) .
No ano de 392 subiu ao trono romano o imperador Teodósio,que logo depois e converteu ao "cristianismo ( cristianismo este que misturava uma série de práticas pagãs com o verdadeiro cristianismo,numa tentavtiva de facilitar a evangelização dos povos até então dominados pelos romanos,sendo que muitos deles mantinha práticas contrárias a doutrina cristã).
Como afrimação dessa " conversão", o imperador Teodósio , resolveu eliminar todas as formas de adorações a outros deuses em seu império,e isso incluiu o fim dos Jogos Olímpicos,que ainda eram realizados em Olímpia em homenagem a Zeus. Com isso ,no ano de
393 depois de Cristo,os jogos tiveram seu fim,por decreto do então imperador "cristão" Teodósio . Durante mais de 1 milênio e meio,os jogos olímpicos cairam no esquecimento. Eles só voltariam a ser novamente realizados no ano de 1896,sobre a liderança de Pierre de Fredy ,mas isso é outra história.

VISITE TAMBÉM O SITE QUE FALA SOBRA A HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos

Um comentário: