.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A primeira Olimpíada da era moderna : Atenas , Grécia ,1896.

Por Lucas ,Bragança ( Pará )
O ano era 1896 . Um professor francês chamado Pierre de Fredy ,manifestava um imenso desejo em ressucitar por ,assim dizer, os Jogos Olímpicos ,agora sobre uma nova ideologia ,não mais aquela de maifestção religiosa,e adoração a Zeus,mas sim com base nos ideais de esportividade ,paz e espírito limpo de competição. Sendo assim, o barão Pierre de Coubertin ( Lê-se Piérr de Cubertân) ,nome pelo qual ficou conhecido o professor Pierre Fredy, resolveu instituir a 1ª Olimpíada da era moderna,que teria como sede,a cidade de Atenas, na Grécia,que na época tinha uma população em torno dos 123 mil habitantes. A abertura e o encerramento foram feitas em cerimônia solenes que contaram com a presença do público no estádio Panaitinaiko .A cerimônia de abertura ocorreu no dia 6 de abril de 1896. A competição contou com a participação de 241 atletas de 14 nações,que competiram em nove esportes,foram eles : atletismo,ciclismo,esgrima,ginástico,halterofilismo,luta,natação,tênis e tiro.Após uma semana de competições ,teve então o encerramento dos primeiros Jogos Olimpicos da Era moderna,no dia 15 de abril daquele mesmo ano.
No geral,os jogos forma um verdadeiro sucesso,que acabaram contando com uma participação boa do público grego nas competições,e acabaram por inspirar o interesse do barão Pierre de Coubertin em organizar uma segunda olimpíada. Desde o início da organização dos jogos de Atenas,o barão de Coubertin,já mentalizava a possibilidade das olimíadas poderem vir a ser sediadas na sua terra natal , a França, país esse que foi palco da revolução francesa.Sendo assim logo após os jogos de Atenas,o COI ( Comitê Olímpico Internacional ) chefiado pelo próprio Barão Pierre de Coubertin,resolveu escolher a cidade de Paris como sede da Olimpíada de 1900. Nesses jogos mais países participaram,e uma série de fatos muito chatos acabaram atrapalhando os jogos.Mas isso é outra história.

PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS DE 1896,VISITE O SITE ABAIXO:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_1896

VISITE TAMBÉM O SITE QUE FALA SOBRE A CIDADE DE ATENAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário