.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

domingo, 11 de julho de 2010

30 anos de pura nostalgia olímpica.Parabéns Moscou pelas olimpíadas de 1980 !!!


Por Lucas,Bragança (Pará) .


Daqui a 8 dias ,completará 30 anos da realização dos jogos olímpicos de Moscou,que na época foram feitos na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. (URSS),durante o auge da Guerra fria (Guerra Fria foi um período de instabilidade política e econômia entre Estados Unidos e URSS.Esse tema é muito dado nas aulas de geografia da 7° série até o 3° ano do ensino médio). No ano de 1974 as cidades de Los Angeles e Moscou estavam em pé de guerra para ver qual delas seria a cidade sede das olimpíadas de 1980.O Comitê Olímpico Internacional(COI) optou pela escolha da cidade de Moscou,capital da então influente União Soviética.
O governo  norte -americano ficou enfurecido com a escolha ,devido não só por causas esportivas ,mas também políticas,já que eles pensavam que o COI optaria por Los Angeles.Pra completar o barraco armado entre Estados Unidos e União Soviética, o exército soviético resolveu invadir o Afeganistão,em 1979,área em que guerrilheiros islâmicos pretendiam chegar ao poder,e contavam com a ajuda dos EUA.O fato acabou gerando insatisfação do governo norte-americano,e fez com que os EUA boicotassem ( deixassem de participar ) os jogos olímpicoas de 1980. Sendo assim,o presidente do EUA na época ,Jimmy Carter, pressionou outros países capitalistas a não participarem dos jogos.O resultado foi que países como Argentina ,Itália ,Canadá e Reino Unido deixaram de enviar as suas delegaçõs junto com outros 66 países,o que acabou afetando severamente a qualidade técnica de algumas competições,naquele que foi o maior boicote de toda a história olímpica.O Brasil não apoiou a causa norte-americana e enviou uma delegação composta na época por 109 atletas.Com o boicote,o COI temeu até mesmo pelo fim dos jogos olímpicos  . Mesmo no meio de todas essa confusões a União Soviética realizou uma cerimônia de abertura repleta de criatividade,brilhantismo e grandiosidade com a participação de ginastas, acrobatas  e milhares de crianças,qe ocorreu no dia 19 de julho de 1980,data histórica para o esporte mundial,numa época em que não havia internet , câmeras ultra modernas e toda a parafernalha tecnológica que é utilizada hoje nas cerimônia de abertura das olimpíadas.E mesmo sem o apoio norte-americano na transmissão dos jogos pela TV,o mundo inteiro se emocionou,com aquela que para muitos,foi a mais bela cerimônia de abertura de Jogos Olímpicos de toda a história,e que é lembrada até hoje pelo mascote mais famoso de todas as edições das olimpíadas: O ursinho Misha. Logo abaixo se segue uma galeria de 3 vídeos que relembram alguns dos momentos em que o mundo se encantou com as cerimônias de abertura e encerramento das olimpíadas de 1980 . São vídeos  longos bem verdade (com mais de 6 minutos de duração  cada,a não ser  um que possui pouco mais de 2 minutos de duração),mas pela beleza e criatividade contida neles ,vale a pena ve-los


CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS MOSCOU 1980





FONTE DO VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=oZADbwGdlbA&feature=related



CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE MOSCOU 1980



FONTE DO VÍDEO : http://www.youtube.com/watch?v=pW4HdvxdHSc




LÁGRIMAS DO URSINHO MISHA DURANTE A CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DOS JOGOS OLÍMPICOS DE MOSCOU




FONTE DO VÍDEO : http://www.youtube.com/watch?v=_zTb65wmXOg   




ALGUMAS FOTOS DA CERIMÔNIA DE ABERTURA:












VISITEM TAMBÉM:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_1980

Boa leitura.

Um comentário: