.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

terça-feira, 31 de agosto de 2010

História das Olimpíadas : a grande gripe de 1918 ( Gripe Espanhola )

Por Lucas , Bragança ( Pará )


Oi gente. Eu vim aqui hoje para lhes falar mais uma vez da série especial "História das Olimpíadas". O assunto a ser tratado será sobre a grande gripe de 1918 que assolou o mundo durante o finzinho da primeira querra mundial que teve a duração de 4 anos ( de 1914 a 1918 ). Pois bem, de 1914 a 1918 o mundo estava envolvido numa das maiores carnificinas ( e burradas, claro ) que o ser humano já fez : a primeira guerra mundial. A essa altura,a guerra já havia vitimado mais de 10 milhões de pessoas ao redor do mundo, e havia interrompido torneios esportivos importantes ( como o torneio de tênis de Winbleodon e as Olimpíadas de verão ) . Mas no ano de 1918 a guerra chegou ao fim,com a rendição da Alemanha em um amirtiscio que foi assinado no interior de um vagão de trem, no dia 11 de novembro de 1918. Mesmo com o fim da guerra,o mundo não estaria em paz,pois havia um outro problema de proporções mundiais a ser resolvido. Durante os combates finais da 1º guerra mundial, centenas de soldados estavam sendo mortos por uma estranha "gripe" que se alastrava com uma velocidade assustadora pelas trincheiras,e que fazia lotar os hospitais do exército . Mal sabiam eles que aquela poderia se tornar uma das piores catástrofes demográficas desde a época da famosa "Peste Negra " que havia vitimado mais de 30 milhões de pessoas na Europa durante a idade média. O problema era, que a tal gripe se espalhava com uma velocidade muito maior do que a da peste ,e em até três dias poderia estar vitimando as pessoas. Cerca de metade da população mundial da época de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas haviam contraído a "gripe " nos anos que se sucederam a 1918. Das quase 600 milhões de pessoas que haviam contraído a "gripe " ,cerca de 6% a 8 % (os números variam mas é algo em torno dos 20 a 50 milhões de pessoas ) haviam morrido.



Portugal, Estados Unidos, Brasil ,México, Inglaterra... não importa, praticamente todos os países conhecidos tinham pelo menos 1 em cada 2 de seus habitantes contaminado com a gripe. A gripe em si foi divida em duas fases: a primeira benigna ,que tinha apresentado casos de cura no mesmo ano em que apareceu,1918, e a segunda,extremamente forte,e maligna ,que apresentava altas taxas de mortalidade. Países do oriente ( China ,Japão, Coréia e etc... ) não chegaram a divulgar dados oficias na época , o que leva a crer que o número de vítimas causadas pela "gripe" possa ter sido ainda bem maior. No Brasil a gripe matou em torno de 300 mil pessoas, e chegou a causar óbito até mesmo no então presidente da república Rodrigues Alves ,no ano de 1918. A gripe foi encarada em sua época ,como o mais grave conflito epidêmico de todos os tempos. O termo ao qual foi desiganado a gripe de 1918 ficou mais conhecido como "gripe espanhola" pelo fato de a Espanha , país que não participou da primeira guerra mundial, ter noticiado através de sua imprensa , que centenas de pessoas estava morrendo em diversos lugares a níveis alarmantes. Suspeita-se que vírus como o da gripe suína ( A H1N1 ) e o vírus da gripe aviária tenham se originado a partir de mutações do vírus da gripe espanhola, e que tem se tornado alvo de enorme preocupação da comunidade científica internacional,e que acabou por originar uma grande proucura por uma vacina para essas doenças,sendo que a vacina para a gripe suína ( A H1N1 ) foi densenvolvida e aplicada ainda no ano de 2010, o que não afasta o risco do aparecimento de novas doenças.
 
 
FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_espanhola
 
VEJA UM POUCO MAIS SOBRE A GRIPE SUÍNA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna
 
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A GRIPE AVIÁRIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_avi%C3%A1ria
 
 
" Galera, até que  enfim acabaram as provas da segunda avaliação no meu colégio...uff,agora é só curtição ,já que durante uma semana ,contada a partir do dia 1 de setembro,ocorrem e minha cidade os Jogos da semana da pátria,um evento multi-esportivo aberto de graça para o público e que contará com a presença de uns 1000 atletas em 5 modalidades esportivas de 20 escolas diferentes ( competindo por idade) , que competirão em 4 locais distintos dentro do perímetro urbano da minha cidade ( Bragança -Pará ).Durante esses dias ,os alunos das escolas estaduais serão liberados mais cedo para assistirem os jogos de seus respectivos atletas. Acho que irei amanhã torcer pela minha escola amanhã no ginásio principal da minha cidade. Se Deus quiser virei falando sobre os Jogos da Semana da Pátria e sobre as Olimpíadas de 1924 em Paris.( se hover algum erro de português é por que estou com pressa ,já que passa das 10 horas da noite.Depois corrijo. Até logo ."

Um comentário:

  1. Sabe o Edward Cullen, o vampiro do Crepúsculo? Ele foi vítima da gripe espahola e pra não morrer o Dr Cullen (divo, pq um dia eu posso ser médico) transformou ele em vampiro.

    USAHSUAHUuhsauhsuHSUhsuahsua'

    Abração Lucas!

    ResponderExcluir