.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O renascer de um mundo novo, Jogos Olímpicos de Antuérpia, Bélgica , 1920

Por Lucas, Bragança ( Pará )

Após 4 anos de um dos conflitos mais sangrentos de toda a história da humanidade,de mais de 15 milhões de mortos ( entre soldados ,civis europeus,e estrangeiros ) finalmente a Europa ,assim como o resto do mundo,estava se reerguendo dos estragos econômicos causados pela 1ª Guerra mundial e que acabaram levando ao cancelamento de vários eventos esportivos e culturais como o Torneio de tênis de Wibleodon ,que ocorria na Inglaterra, e os Jogos Olímpicos ,organizados pelo COI a cada 4 anos . Sendo assim,com o fim do conflito ( em 1918) ,um dos primeiros eventos esportivos a serem retomados foram os Jogos Olímpicos que,por decisão do COI foram realizados em 1920,na cidade de Antuérpia,localizada na Bélgica,que foi um dos países que mais sofreram com o conflito em si. Os perdedores da guerra ( Áustria,Hungria e Alemanha ) tiveram barrada a sua participação nos jogos, que contaram mesmo assim com números recordes para a competição naquela época: 2561 atletas de 29 países ,sendo que 65 atletas eram mulheres. A cerimônia de abertura foi marcante primeiramente pelo fato de pela primeira vez na história , a bandeira olímpica ter sido hasteada no estádio olímpico,na presença de 40 mil pessoas durante a cerimônia de abertura. A bandeira que foi hasteada é praticamente igual a atual : o retângulo de fundo branco com os 5 anéis representando a união dos cinco continentes. Após isso foi feita uma revoada de pombas brancas ,simbolizando a paz e o fim do conflito que arrasou a infra-estrutura da Europa como um todo. Durante a cerimônia foi feito pela primeira vez ,o juramento do atleta ,que foi lido pelo jogador de pólo-aquático Victor Boin. A abertura oficial foi executada pelo Rei Alberto I da Bélgica. Foi nessa Olimpíada que o Brasil fez a sua primeira participação no evento .Levando uma delegação de 21 atletas ( todos homens ) , a nação verde-amarela terminou os jogos com três medalhas ( um ouro ,uma prata e um bronze ) , ficando assim na 15ª colocação. Todas as medalhas ganhas pelo Brazil nessa Olimpíada foram conseguidas no esporte de tiro ao alvo. As Olimpíadas duraram duraram mais uma vez 5 meses , indo de 20 de abril de 1920 ( data da cerimônia de abertura ) até 12 de setembro daquele mesmo ano ( data da cerimônia de encerramento) . Com o fim marcante e emocionado dessa olimpíada, o COI decidiu realizar novamente a eleição para decidir novamente qual seria a cidade sede dos jogos Olímpicos de 1924 . E a cidade escolhida foi a bela Paris,capital da França, terra natal do Barão de Coubertin. Pela primeira vez na história uma cidade havia sido eleita duas vezes como sede de uma olimpíada. Será que Paris repetiria o fracasso de 1900 ? Veremos isso na próxima quarta-feira.


FONTE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_1920

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE ANTUÉRPIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antu%C3%A9rpia

Um comentário:

  1. Olimpíadas de Inverno?

    Essa vou ter mais curisidade em ler!

    Antuérpia, esse nome não me é estranho! Acho que foi capital de algum império da época medieval relacionado ao vaticano!

    ^~

    Abraço

    ResponderExcluir