.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

" Um cemitéiro sem nenhuma lápide de pé "

Por Lucas,Bragança ( Pará )


Hoje,dia 6 de Agosto de 2010.O que significa essa data para você? Para muitos não passa de apenas mais um dia comum e extressante,cheio de problemas,ou alegrias. Mas o que poucos se lembram e que a exatos 65 anos o mundo estava presenciando o encerramento épico e macabro de uma carnificina que já havia vitimado mais de 50 milhões de pessoas,e causado um prejuízo absolutamente incalculável para o mundo daquela época : A Segunda Guerra Mundial.  A Segunda Guerra Mundial começou quando tropas da Alemanha Nazista invadiram a Polônia em 1° de setembro de 1939 ,contrariando um tratado de não -agressão mútua assinado pela mesma a alguns anos antes.Sendo assim vários Países europeus declararam guerra contra a Alemanha (entre eles a Inglaterra ,A França e vários outros países ) . Países com Itália e  Áustria apoiaram a vizinha Alemanha,e assim teve início o mais letal e sangrento conflito que a face da terra já havia presenciado. Outros países como Líbia ,Israel,China,Japão, Egito e outros,já estavam em guerra antes mesmo da 2° guerra mundial ocorrer oficialmente, mas com o desenrolar da guerra que começou na Europa, esses mesmos países se viram forçados a aderir a tal guerra,que ficou dividida em dois lados : Os Aliados ( formados por Estados Unidos ,União Soviética ,França,Inglaterra e Brasil e outros países aliados ao grupo) e o Eixo ( formado pela Aleanha Nazista,Itália e Japão e outros países aliados ao grupo) .
A guerra em si foi o conflito militar mais abangente de toda a história e mobilizou aproximadamente 100 milhões de militares de praticamente todas as nações do mundo,sendo que as nações envolvidads dedicaram toda as as suas capacidades bélicas,científicas e econômicas em prol  da produção de armamentos para serem utilizados na guerra. A guerra durou 6 anos ,de 1939 a 1945 ,e culminou com a derrota do Japão para os Estados Unidos ,em Agosto de 1945,e com o lançamento das bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki,em 6 e 9 de Agosto respectivamente. No dia 6 de Agosto de 1945 ,as 8 horas e 15 minutos da manhã,o povo de Hiroshima estava no início do seu dia normal como os outros dias normais ( não tão normal por que estavam cientes de que seu país,o Japão,estava em guerra contra os Estados Unidos ) quando de repente um enorme clarão veio do céu em direção a terra,e varreu tudo o que encontrava pela frente. Era a Little Boy (  menininho em inglês, nome do código usado para denominar a Bomba atômica que havia sido lançada sobre Hiroshima ) que acabava de ser lançada a quase 9 qulômetros de altura e havia sido detonada a pouco menos de 500 metros do solo ,formando uma imensa bola de fogo e posteriormente uma coluna de fumaça com mais de 12 km de altura.Três dias depois foi a vez da cidade japonesa de Nagasaki sofrer com o lançamento da segunda bomba atômica utilizada em guerra ,e que desta vez foi apelidada de Fat Man (  Homem gordo ,  em inglês ).Não se sabe ao certo quantas pessoas morreram com a explosão das duas bombas atômicas , já que  milhares de pessoas morreram posteriormente em consequencia da radiação que ficou presente nos locais nos anos que se seguiram. Em virtudes dos ataques sofridos a seu país (principamente a Hiroshima e Nagasaki), com a sua indústria arrasada,uma população de 100 milhões de habitantes em frangalhos,economica e psicologicamente,as suas principais cidades destruídas,o imperador japonês Hiroíto anuciou pelo rádio ,no dia 15 de Agosto,um apelo ao seu povo para que eles cessassem com a guerra. Tinha fim a Segunda Guerra Mundial. O mundo então respirava aliviado,mas havia muito trabalho ainda pela frente,como por exemplo  a reconstrução da Europa que perdeu 70 % de toda a sua infra-estrutura. Cidades famosas como Roma,Viena,Londres,Barcelona ,Amsterdã  estavam em ruínas.O país com o maior número de vítimas foi a União Soviética ,com cerca de 27 milhões de mortos das cerca de  72 milhões de pessoas que morreram durante a guerra. O bloco militar que mais perdeu vidas foi o Aliado ( Formado por EUA,URSS ,Inglaterra ,França e Brasil) que contabilizou cerca de 61 milhões de mortos,contra 12 milhões de mortos do lado das forças do Eixo. Em pouco menos de 40 anos a Europa conseguiu se reerguer por completo,renovada,reestruturada,com economias mais fortes,não deixando aparentar que por alí tinha se passado a mais violenta guerra que o mundo ja viu.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/2%C2%AA_guerra_mundial#O_fim_da_guerra

TÍTULO DA POSTAGEM RETIRADO DO LINK: 
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Nagasaki_(cidade)



CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A CIDADE DE HIROSHIMA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiroshima_(cidade)

CONHEÇA UM POCO MAIS SOBRE A CIDADE DE NAGASAKI :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nagasaki_(cidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário