.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Linkin Park: em xeque .

Por Lucas , Bragança ( Pará )





Oi gente. Estou aqui neste post especial , para falar a muitos de vocês sobre um fato que sem dúvida tem me incomodado bastante esses dias : As crescentes críticas de antigos fãs da banda Linkin Park em relação a mudança de rumo musical da banda.Sou fã , e não vou negar isso. Mas vamos analisar calmamente por partes, tudo bem?

Sem dúvida , a primeira crítica em relação a tal mudança é :"- Cadê aqueles gritos guturais do Chester?"

Bem , eu vou mostar a minha opnião, e depois vocês poderão refletir encima dela. Como vocês sabem , a alguns anos o Chester Bennington arrebentou as suas cordas vocais dando um daqueles berros que ele dava. E como vocês sabem ( me dirijo aos fãs ) o cara teve que se readaptar ao seu novo timbre vocal, agora mais anasalado e em certo ponto mais agudo. E é claro que ele vai evitar dar mais daqueles gritos só pra agradar o público, por que ele tem de pensar primeiro na sua saúde , afinal, ou vocês querem um vocalista lascado ao invés de um vocalista saudável? Não seria mesquinharia querer que ele gritasse só pra agradar um bocado de fãs, sendo que tais fãs falam como se os gritos que ele dava fossem as coisas mais fáceis do mundo, como tipo abrir a boca e soltar o berro ? E outra, o próprio Chester Bennington disse em declaração ofical a imprensa : " Eu gritava em minhas músicas , não por que gostasse , mas eu queria ver algum jeito de eu poder descarregar todo o sofrimento e dor pelo qual eu passei por 6 anos de minha vida . Claro , não vou dizer que não grito bem : Eu grito bem , mas eu também sei cantar. E nesse espaço que mostrar aos fãs que eu ainda tenho uma boa voz. Mas se eles estão esperando por gritos, acho melhor mudarem um pouco de idéia, pois eu tenho 5 filhos pra criar, uma mulher a qual eu amo, e duas banda pra manter."
Além disso , já estava escrito no livro da lógica da vida, que arrebentando ou não as cordas vocais , o timbre do Chester iria mudar sim , e que ele se veria obrigado a aceitar ( se adaptando ) essas mudanças. É natural com qualquer pessoa normal.



A segunda crítica vem como algo assim: " Aff, por que esse novo álbum ( O A thousand Suns ) é tão ruim ! "

Essa tem sido uma questão bastante polêmica no mundo da música contemporânea, questão essa que eu faço questão de acompanhar quase todos os dias pela Internet para me manter informado. Vamos por partes , pelo início. Fazer um álbum musical não é tão simples quanto parece ser. É inconcebível que ainda há pessoas no mundo que pensam : "Á, cantor fulano de tal é um gênio, e por isso ele só vai compor mega-sucessos pro resto da vida, e vai publicar não sei quantos álbuns musicais e etc. e tals." .Quem acha isso deveria voltar a ler os contos da Chapeuzinho Vermelho, pois até essa historinha tem mais fundo de raciocínio do que a afirmção acima entre áspas. Galera , vocês já tentaram se informar ao menos como é a produção de um álbum musical? Vocês já pensaram o quanto deve ser difícil pra qualquer grupo ou cantor ( falo isso me referindo além do Linkin Park ) compor 12 ou 15 músicas para publicar a cada 2 ou 3 anos de carreira com letras que mantenham a profundidade ,e melodias que mantenham a sonoridade original do grupo em questão, sendo que nem sempre é possível que tal mudança agrade a todos. Afinal, nem mesmo as pessoas mais amáveis são capazes de agradar a todos . ( Não vão pensar que eu estou chamando o Chester , ou qualquer integrante da banda de exemplo de educação , por que se pensaram precisam rever seus conceitos, pois o Chester principalmente precisa de umas boas aulas de etiqueta ). E outra , fazer música não é tão fácil quanto parece , ou vocês acham que o "Hybrid Theory" só foi bolado nas quatro semanas em que esteve durante o seu processo de gravação? Não, decididamente não. Mike Shinoda , Brad Delson e companhia não bolaram aquele álbum brilhante em 31 dias. Tudo aquilo veio de uma série de experiências emocionais vividas ao longo da adolescência dos membros da banda , em especial do vocalista Chester Bennington , que se juntou ao grupo quando tinha 23 anos de idade. No contexto geral, o Hybrid Theory levou mais de 1 ano e meio para ser produzido. Ou vocês acham que a lendária "In the end" nasceu assim , puff, de primeira , como num passe de mágica? Calma. E é claro que muitas das pessoas que ficam por aí criticando em blogs e outros veiculos de informação, eu duvido que tenham pego papel e caneta pra tentar compor uma música de quase duas folhas de extensão, além disso ter que decorar essa música, além de interpretar com gestos e convencer o público ( a aí já seria pedir demais . . . ). Em outras palavras: Se não gostarem , que entrem num estúdio e façam algo melhor. E aos que ficaram ressentidos, EU ESTOU POUCO ME LIXANDO. É fato que 7 em cada 10 pessoas gostam de bom barulho do que de boa música ( Não chamando o Hybrid Theory de barulho, por favor ! ) .
Claro não vou sair falando por aí que amei o novo " A Thousand Suns". Confesso que a primeira vista torci meu nariz pro álbum. Não digo que o achei ruim , já que depois que começei a ver que o Linkin Park estava tentando ser original nas suas composições, passei a "dar uma chance" para o novo lancamento. Claro, que assim como o seu antecessor , o "Minutes to Midnight", o álbum " A Thousand Suns " trouxe em suas letras uma grande carga religiosa em seu contexto, seja ele explícito ou subtendido, pois afinal , quem não se surpreendeu coma introdução da música "The Catalyst " : "- God bless us everyone " ( Deus salve a todos nós ). Vocês já contaram em quantas vezes a palavra "Deus" se repete de maneira honrosa na letra dessa música?( Contem , basta proucurar " The Catalyst" no Google e ver a versão traduzida ). Duvido que grupos de rock mundo afora se arrisquem a inovar sua música de tal jeito ( salvo exceções , é claro ). Numa escala geral eu avaliaria os álbuns lançados pela banda conforme os seguintes quesitos

SONORIDADE
Hybrid Theory
Meteora
Minutes to Midnight~A thousand Suns


PROFUNDIDADE DAS LETRAS
Minutes to Midnight ~ Hybrid Theory ~ A Thousand Suns
Meteora


SUCESSO DE ALTO IMPACTO ( GRANDE SUCESSO NAS PRIMEIRAS SEMANDAS DE VENDA )

Meteora ( 820 mil cópias em 7 dias )
Minutes to Midnight ( 700 mil cópias em 7 dias )
A thousand Suns ( 530 mil cópias em 7 dias )
Hybrid Theory ( 49 mil cópias em 7 dias )


CARGA RELIGIOSA E POLÍTICA:

Minutes to Midnight ~A Thousand Suns


TEMAS

Minutes to Midnight ( Problemas sociais , arrenpendimento, fim dos tempos )
A Thousand Suns (Religião, fim dos tempos , fim do mundo mediante uma guerra nuclear )
Hybrid Theory ( sentimentos universais comuns a todos nós como dor, tristeza, abandono, culpa, peso na consciência, abuso sexual, no caso da música "Crawling")
Meteora ( Mesmo temas tratados pelo Hybrid Theory , agora com maior enfoque lírico , com destaque para o bullyng e problemas amorosos ou de personalidade. )


Como vocês sabem , só de olhar esse cinco quesitos já fica difícil de definir qual seria o meu álbum favorito . A resposta é : nenhum e todos. Nenhum por que não tenho um album que ocupe um ponto alto no meu conceito musical. E todos , pois ambos tratam de temas originais em seu tempo, conforme a banda ia avançando em direção ao sucesso.


Outra crítica também pertinente que muitos "fãs" começam a fazer : " - Por que a banda está tão parada encima do palco durante as suas apresentações ao vivo? "

Duas coisas: Uma , o Chester se drogava pra fazer os shows ( no português mais cru, se chapava na cocaína, maconha  e na cachaça pra ter ânimo de dar aqueles berros frente ao público e coragem de saltar encima da platéia , fato. Ainda bem que essa fase passou .) A segunda coisa : Os membros da banda estão envelhecendo . É claro que muitos ainda se recordam dos membros do Linkin Park como aqueles jovens de 20 e tantos anos de idade , cavanhaque e cabelos espetados, recém-formados na universidade, fazendo uma música agitada repleta de rap-rock , música essa na qual todos os integrantes saltavam no palco cantando ( ou berrando ) letras com enorme carga emocional explosiva ao público. Hoje , os mesmos rapazes se tornaram homens . Eles amadureceram por dentro e por fora. Para eles o tempo passou. Mas para os fãs, restou ficar na mesmice. Uma pena desses fãs. Pois , vai mandar o Chester dar um daqueles saltos loucos no rumo da platéia que é capaz dele ficar mais de um mês sem andar direito, isso se ele voltar a andar. Á , e que motivo teria eles fazerem uma performance agitada a respeito de um tema tão sério quanto o fim do mundo, tema esse tratado com profundidade no novo álbum da banda? . É realmente deprimente como tem "fãs " que achavam melhor a época em que o Chester se drogava antes de fazer os shows . Hoje , há outros sentimentos, outros temas , outras letras, outros modos de tratar a música, modos esses no qual os integrantes do Linkin Park estão avançando rumo a um novo som , som esse que eles sempre buscam manter original, agradando ou não os fãs. E outra, o "A Thousand Suns " está rumando para as suas 2 milhões de cópias , número esse que eu espero que o ábum alcançe no início de março. Se as vendas continuarem nesse ritmo o "A Thousand Suns " completará um ano de lancamento com mais de 4 milhões e 300 mil cópias vendidas mundialmente na maior naturalidade, ao melhor estilo Linkin Park.

Agora vamos aos cálculos. Quando iniciaram a turnê do "Hybrid Theory " , em 2001 , os integrantes tinham as seguintes idades
( Obs: O baixista Dave Phoenix Farrel ainda não estava na formação final por ter saído em turnê com outra banda chamada "Tasty Snax" )

Mike Shinoda , 23 anos
Chester Bennington , 24 anos
Brad Delson , 23 anos
Rob Bourdon , 21 anos
Joe Hahm , 23 anos


O Linkin Park hoje , na turnê do álbum " A thousand Suns "

Mike Shinoda , 33 anos
Chester Benningon , 34 anos
Brad Delson , 33 anos
Rob Bourdon ,32 anos ( aniversariou dia 20 de janeiro )
Joe Hahm, 33 anos
Dave "Phoenix" , 33 anos


Fato gente. O tempo passa, inclusíve para as nossas bandas que tantos amamos. Agora o que vale é acompanharmos as mudanças, e não nos ficar predendo no passado. Até mais gente.

3 comentários:

  1. Oque posso falar,mano fasso ênfase em todas as suas justificativas, um grande fã do linkin park, eu tbm sou mais vc e de carteirinha kkkkkk
    eu sou fã de quase todas as bandas de rock, mais voltando o assunto legal sua postagem, poiser mano e assim msm tamo ae velho pode crer xau manin

    ResponderExcluir
  2. ///muito bom o blog mas...atualizar é sempre bom né?

    ResponderExcluir
  3. enfim um fã um fã de verdade que nao sai por ai falando um monte de merda, bjs adorei o blog

    ResponderExcluir