.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vicio ou lazer? Isso se chama GAMEZER! ( Regras e Jogos )

Oi gente. Infelizmente não pude publicar este post ontem por que a minha internet caiu, mas aqui estou eu com o post  informativo sobre os jogos e as regras disponíveis no Gamezer Billiards, portal de jogos mundialmente famoso.  Pois bem, como eu já havia explicado no post anterior ,essa parte do site conta com 7 jogos disponíveis que são os listados abaixo:


Mata-Mata ( Gamezer pool )
Straight pool ( mata-mata só que com caçapas menores em relação ao gamezer pool )
Pirâmide ( Pyramid )
Sinuca (  8-ball )
9 bolas ( 9-ball  )
Snooker inglesa ( Snooker )
Bilhar francês ( Carom )






Gamezer pool

Também conhecido como mata-mata , o gamezer pool é sem dúvida um dos jogos mais disputados do Gamezer Billiards, primeiramente pela sua simplicidade de jogo , já que só é necessário tacar na bola branca para iniciar a partida. Vence o jogo quem conseguir encaçapar 8 bolas antes do adversário ( sendo o número total 15 independentemente  delas serem lisas ou listradas ) . Há certas ocasiões em que o adversário consegue encaçapar 9 ou mais bolas na útima tacada , o que é dificil de acontecer , embora seja posssível. Pela regra do jogo , o tacador não pode deixar a bola branca cair na caçapa senão a sua vez de tacar é automaticamente passada para o jogador adeversário. Abaixo está um print mostrando o início e uma partida de Gamezer pool em andamento.




Straigth pool
Com as mesmas regras que o gamezer pool, a única diferença que há entre eles, é que o straight pool possui caçapas mais apertadas em relação ao gamezer pool,sendo necessária uma mira um pouco mais apurada do tacador.Veja o print. Uma diferença também é em relação a mesa de jogo , é  que as bordas das caçapas são contornadas por um metal amarelo, enquanto as do gamezer pool não.





Pyramid
A Pyramid é para mim sem dúvida, um dos jogos mais simples do gamezer billiards. O jogo funciona sobre o seguinte princípio: São 16 bolas em jogo , sendo 15 branças e uma amarela. O objeitvo do jogo é fazer com que o oponente espalhe as bolas que estão na formação triângulo para que assim ,ao fazer issso ele deixe uma bola próxima a qualquer caçapa ,para que o oponente possa escolher a bola que achar em melhor posição para tacar e asssim encaçapar a bola . É um jogo relativamente curto, já que ao encaçapar a bola que estiver próxima a boca, a bola que foi tacada também poderá ficar próxima a caçapa , na posição conveniente para que o tacador a derrube com uma outra bola e assim sucessivamente. O objetivo é encaçapar 8 bolas , sendo que é possível também que o vencedor encaçape mais 9 ou mais bolas. O ponto do jogo também é válido, se a bola capitão ( usada para tacar nas outras bolas ) for encaçapada depois de ter batido em outra bola qualquer.Não é permitido encaçapar a própria bola "capitão"  sem que ela antes tenha tocado em outra bola, ocorrendo assim a passagem da vez de tacar para o oponente. Veja os printes abaixo.






8-ball

Popularmente conhecido no Brasil como "sinuca" , o  8 ball é uma versão modificada em que os tacadores tem que encaçapar um número de bolas de uma cor determinada e por último a bola 8. O jogo funciona assim ( no caso do gamezer billiards): ao tacar primeiro ,o oponente geralmente evita espalhar as bolas , sendo o mais conveniente espalhar , para dar um andamento mais rápido ao jogo. Ao encaçapar uma  bola ( lisa ou listrada ) o jogador tem que contiuar a encaçapar as bolas da mesma cor referente a qual ele encaçapou primeiro, ou , deixar próximo as caçapas as suas bolas da vez , para que o oponete tenha dificuldade de encaçapa-las, e num momento oportuno, o jogador possa encaçapar as suas bolas. O jogo é cheio de armadilhas, como por exemplo: ao encaçapar a bola de uma cor, o jogador só pode tacar encima das bolas da mesma cor da primeira bola que ele encaçapou e por último a bola 8 ( que é preta ) para poder assim vencer o jogo. Se ele encaçapaar a bola branca, bater na bola do adversário ou encaçapar a sua própria bola e a bola branca ao mesmo tempo, o direito de vez para tacar é passsado para o adversário. A derrota é computada quando a pessoa derruba a bola 8 antes que tenha derrubado as suas sete bolas ,se encaçapar a bola 8 e a bola branca, ou se a bola branca bater na 8 e cair na caçapa. É um jogo que requer atenção. Veja o print abaixo.





9 ball

É sem dúvida um dos jogos mais técnicos ( porém não o mais difícil ) que há no gamezer billiards. Ele consiste em encaçapar as bolas em sequência ( de 1 a 9 ) ,sendo que a vitória só é dada a quem encaçapar a bola 9 por último,idependentemente do número de bolas que o adversário tenha encaçapado, a vitória é valida pra quem encaçapar a bola 9 por último. A vez de tacar é passada para o outro jogador , se caso o oponente bata com a bola branca em uma bola que não é a indicada pela sequência, ( que é uma linha pontilhada em volta da bola que se deve tacar) , ou se a pessoa encaçapar a bola branca , tendo ela batido ou não na bola da sequência. A vitória pode ser abreviada se ao tacar a bola da vez , a mesma acabar encaçapando a bola 9, o que é possível com muito treino e técnica.Veja os printes ( Obs.: Minha mãe ,com o nick de LINCE NEGR@ , é uma dos top 100 no 9 ball biliards,e foi ela quem me deu essas dicas sobre 9 ball )






Snooker
O snooker é um jogo de origem inglesa muto popular em países como Inglaterra, Irlanda, País de Gales e  Escócia. O objetivo do jogo é encaçapar as bolas em um determinada sequêcia sendo que cada bola equivale a uma pontuação , segundo a representação  no índice abaixo:

bolas vermelhas ( pontuação de uma bola ):1 ponto
bola amarela: 2 pontos
bola verde : 3 pontos
bola castanha: 4 pontos
Bola azul : 5 pontos
Bola cor-de rosa : 6 pontos
Bola preta : 7 pontos

O objetivo do jogo é encaçapar a bola da vez ( indicada pela parte superior do jogo). Ao encaçapar uma bola vermelha o jogador tem a opção de encaçapar qualquer bola colorida, e após encaçapar um bola colorida o jogador pode encaçapar uma bola vermelha e  assim por diante. Ao encaçapar todas as bolas vermelhas ( que são 15 ao todo ) o jogador deve encaçapar  as bolas diferentes de vermelho conforme a sequencia indicada pela parte superior do jogo. As faltas são cometidas quando um jogador acaba por encaçapar uma bola que não é a da vez  , estando sujeito assim a sofrer penalidades.( O restante das penalidades está devidamente especificado na fonte do texto sobre o snooker,no link referente no rodapé da postagem  ). Veja oprint abaixo mostrando o jogo de snooker.





     Carom

Conhecido por ser o patriarca de todos os jogos de mesa-taco-e-bolas, o Carom ,surgiu na França por volta do século XVIII como uma forma de lazer e distração,servindo daí para a base de todos os outros tipos de jogos de bilhar. O jogo é composto por três bolas somente, disputado curiosamente em uma mesa sem caçapas, sendo que o jogador começa a tacar com a bola branca. O objetivo do jogo para fazer pontos é ,ao tacar a bola branca de modo a fazer com que ela bata primeiro em uma bola,depois na tabela da mesa( beirada ) e depois na outra bola. É sem dúvida o jogo mais técnico do gamezer, tedo assim um elevado grau de dificuldade. Ao fazer um ponto o jogador tem o direito de prosseguir o jogo. O jogador não sofre penalidades se errar a jogada, já que o erro dá a vez de tacar para o adversário, prosseguindo  ao jogo sem maiores problemas. Abaixo está um print do jogo.




Pequenos macetes do Gamezer Billiards

Sem dúvida um dos pequenos macetes oferecidos pelo Gamezer Billiards para facilitar as tacadas é o chamado "ball spin"  traduzido literalmente por "girar a bola " . Esse recurso é utilizado fazendo com que ao clicar na bola apareça uma bola capitão ampliada.Assim , ao marcar em uma determinada posição, o jogador faz com que a bola corra em uma determinada direção conforme a sua vontade , o que é essencial em jogadas difíceis, ou em jogos que necessitam de um apurado nivel técnico como o 9 ball, snooker e o carom. O ball spin funciona da seguinte forma:

A bola branca estando embaixo da bola da qual se deve tacar ,  o jogador deve apontar a o ball spin na direção que ele queira que bola branca corra.

Estando a bola branca acima da bola que ele queira tacar , ele coloca o ball spin na direção oposta que ele deseja que a bola branca corra.

Para fazer com que a bola branca corra junto com a bola que se quer taca , deve-se apontar o spin sempre para a parte de cima da bola.

para fazer com que a bola branca retorne ao bater numa bola qualquer é só colocar o ball spin apontado para a parte de baixo.

Por hoje é só. Querendo acompanhar alguns dos links para obter mais informações sobre os jogos mostrados aqui neste post, ou só pela curiosidade da leitura , fique a vontade . Querendo comentar , o blog está a seu dipor. Obrigado.



FONTE DO TEXTO SOBRE SNOOKER:


FONTE DO TEXTO SOBRE CAROM




3 comentários:

  1. Muito legal esse CAROM, mas o problema é que precisa instalar né? meu computador é meio lento.

    enquanto eu não troco vou jogando sinuca nesse site mesmo www.bilharonline.com.br

    valeu, abraços

    ResponderExcluir
  2. eu jg e pra min o gamezer e o melhor jg da net ..

    ResponderExcluir
  3. esse jogo é bom, mas vcs precisam ver, os caras que entram pra sacanear com as mulheres, tem que ter um jeito de impedir isso,lembre que tem de menor jogando tmb, isso pode fazer o site do gamezer acabar, se esses caras continuar lá,

    ResponderExcluir