.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Rio de Janeiro, ( Sexta-feira ) 26 de Novembro de 2010

Por Lucas ( Bragança , Pará)



Oi pessoal. Não vim neste post só para criticar o que tem acontecido em meu país nesta semana , mas também para alertar. Vocês saberão por que. Todos nós ( me referindo as pessoas que acompanharam os noticiários desta semana ) sabemos a tensão policial em que está vivendo a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro numa espécie de verdadeira "guerra contra o tráfico" com direito a carros tanque da marinha , veículos blindados, artilharia pesadae ,dezenas de viaturas policias,e muitos helicópteros, numa mega-operação que deixou perplexo o país, e em status de toque de recolher as mais de 400 mil pessoas que moram nas regiões onde estão sendo realiazada essa operação, espalhando o medo e o terros entre os moradores.A operação em si visa atenuar ao máximo o crime , e o tráfico de drogas que anos assola aqueles locais. Muita gente está botando a boca no trombone, criticando e tudo mais tal situação com afirmações do tipo: " Pow , pra um país que vai sediar uma olimpíada e uma Copa o Mundo isso é uma vergonha". Claro que não vou discordar, que a política,o sistema educacional, a saúde e a segurança em nosso país são uma vergonha para uma nação que daqui a quatro anos realizará um mundial de futebol, e daqui a 6 a maior competição esportiva do planeta. Sem dúvida é meio desconcertante para todos nós, mas será que depois de tanto tempo de impunidade, sobraria por acaso outra saída a não ser pela força? Mas muitas pessoas pensam: e as pessoas que moram lá? Será que já passou pela cabeça de tais pessoas que os moradores daquela região não tiveram opção de moradia mais barata que se adequasse as suas condições financeiras? Muita gente pensa que a favelização das grandes cidades é um evento recente, mas não é. A favelização ( em especial da cidade do Rio de Janeiro) surgiu a partir de um ousado e desigual , programa de urbanização da cidade maravilhosa no início do século XX que acabou empurrando os moradores de cortiços e vilas demolidos para as regiões mais afastadas e com terrenos baratos pelo fato de ninguém querer compra-los : os morros. Com a falta de policiamento, o crime começou a se densnvolver por lá. A partir daí,regiões assim nas cidades passarm a se tornar parte da rota do tráfico de drogas,de aramas e ( por incrível que pareça) de gente. E as pessoas que moravam lá? Continuaram morando lá, a não ser que por iluminação divina ( Sim , eu creio em Deus ) pudessem ter subido de situação e passado a residir em um lugar melhor. Quanto as pessoas que nunca tiveram oportunidade na vida ,o jeito foi continuar residindo naquele lugar, muias das vezes sem as mínimas condições de higiene e saneamento. Atualmente é grande o número de favelas no mundo( não só no Brazil) ,mais principalmente em países na América Latina e África. No caso do Rio de Janeiro
( me referindo a sua capital) segundo dados recentes do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatatística ,só pra relembrar) mais de um milhão de pessoas vivam em favelas , que corresponde a 20% da população da cidade.( Obs.: isso sem levar em consideração outras cidades como São Paulo, Belo Horizonte , Salvador etc...).
Sem dúvida é um baita trabalho que não será finalizado do dia para noite , e nem por policiais comuns. Com certeza demorará anos ,mesmo com o uso de profissionais especializados, para que a situação esteja ao menos normalizada ( já que crimes existirão em todos os lugares até que o dia do fim chegue , se meu bom Deus quiser por intermédio de Jesus Cristo) para que o Brasil possa sediar com competência uma Copa do Mundo e uma Olimpíada pra ninguém botar defeito. Não queremos repetir os mesmos incidentes que ocorreram com países como a China , em relação ao massacre de centenas de tibetanos praticamente as vésperas da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, ou ao pesadelo vivido em Munique 1972 ou mais recentemente aos mais de 70% de atrasos nas obras da Copa do Mundo FIFA da África do Sul ( que ocorreu nesse ano ),e que acabaram gerando transtornos para a realização daquele mundial. Sem faots parecidos como esses manchariam muito mais a imagem do nosso país frente ao mundo do que está sendo manchanda hoje em realção ao combate ao crime. Sem dúvida é uma grande trabalho. Mas como muitos dizem nas entrevistas sobre o caso : "- O bem sempre vence". Então, que o bem vença. Até mais.






PARTE DAS FONTES:


http://www.icrc.org/web/por/sitepor0.nsf/html/brasil-feature-230209

Nenhum comentário:

Postar um comentário