.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Jogos Olímpicos de Inverno de Cortina D'Ampezzo ( Itália ) 1956

Por Lucas , Bragança ( Pará)

Oi gente . Nessa quinta-feira eu vim lhes falar um pouco sobre os Jogos Olímpicos de Inverno de Cortina D'Ampezzo que ocorreram na Itália no ano de 1956 . Pois bem , como muita gente deve saber, entre os anos 50 e 90 EUA e União Soviética viviam em picuinhas para saber qual deles seria supostamente a nação superior nos campos tecnológico , militar , aero-espacia e por que não esportivo. Se a Guerra Fria se refletiu nos   Jogos Olímpicos de Verão, a situação não foi diferente nos jogos Olímpicos de Inverno . Pois bem , os Jogos Olímpicos de Inverno estavam vivendo uma fase de intenso crescimento no número de atletas dispostos a  particpar do evento , sendo que os Jogos Olímpicos de Inverno de 1956  foram   os  mais grandiosos em número de atletas até então. A edição daquele ano contou com a presença de 821 atletas sendo 134 mulheres de 32 nações competindo em 8 esportes, todos oficiais e nenhum de demonstração . Foram eles : Bobsleigh , Combinado nórdico , Esqui alpino, Esqui cross-country, Salto de Esqui, Hóquei no gelo, Patinação artística e patinação de velocidade. Os jogos tiveram a duração de 10 dias durando de 26 de janeiro a  5 de fervereiro e tiveram ao todo 72 medalhas distribuídas. A primeira colocada  no quadro geral de medalhas foi a novata em Jogos Olímpicos de Inverno União Soviética que desbancou a então enterna campeã do gelo , Noruega . A nova potência do esporte , União Soviética, garfou 16 medalhas ( 7 ouros , 3 pratas e 6 bronzes ) deixando a Áustria em segundo lugar com 11 medalhas ( 4 ouros ,3 pratas e 4 bronzes ) . A anfitriã Itália ficou na 8 ª colocação com 3 medalhas ao todo , sendo 1 ouro e duas pratas, No final das contas ( ops ) dos jogos , mais uma vez a União Soviética mostrou que veio realmente pra ficar no âmbito esportivo. Então nos vemos na próxima cidade sede dos jogos Olímpicos de Inverno que ocorreram em 1960, E a escolhida pelo COI  foi a cidade de Squaw Vally  nos EUA. Será que as rivalidades entre EUA e URSS se acerrariam ainda mais nessa edição de jogos Olímpicos? Nos vemos então nos EUA. Até mais. Não achei vídeos para a ceriônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Cortina D'Ampezzo 1956. Uma pena :( .



FONTE DO TEXTO:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Inverno_de_1960


CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE CORTINA D'AMPEZZO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cortina_d%27Ampezzo

Um comentário:

  1. Ah, fiquei doido pra ver o próximo post agora, por causa dessa competição acirrada entre os EUA e URSS. Nunca tinha visto mesmo algo sobre a rivalidade deles no que diz respeito a esportes.
    Post muito bom, mano :D

    ResponderExcluir