.

"POIS AS MAIORES DESCOBERTAS FORAM FEITAS POR QUEM ESTAVA SIMPLESMENTE FUÇANDO ..." - LUCAS STEFANO DA COSTA AMORIM - AUTOR DO BLOG " PODE FUÇAR ..." Sinta-se a vontade para comentar , opinar , esculhambar , ou recomendar este blog. Caso você queira comentar , porém não deseja se identificar , basta ir em "Comentários," e ao selecionar uma opção de perfis selecionar a opção "Anônimo" . Não o repreenderei por isso. Afinal, todos temos liberdade de expressar nossas opiniões como quisermos. Comentar não engorda. As pessoas sim ficam gordas ( não encare isso como uma apologia a anorexia , é apenas um trechinho de humor . )

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Jogos Olímpicos de Inverno de Oslo 1952 ( Noruega )

Por Lucas, Bragança  ( Pará )




Oi gente. Hoje eu vim lhes falar um pouco sobre jogos olímpicos de inverno, e a edição a ser comentada dessa vez será a das Olimpíadas de inverno de 1952 que ocorreram na cidade norueguesa ( chique bem ) de Oslo. Pois bem , logo após a bem-sucedida retomada das Olimpíadas de Inverno em Saint-Moritz 1948 a cidade de Oslo tinha o dever de prosseguir com uma festa que desdo o início já chamava a atenção de milhares de pessoas que viam assistir com entusiasmo as competições. E Oslo não fez feio não, muito pelo contrário . As Olimpíadas de Inverno de 1952 contaram com a presença de 694 atletas ( 109 mulheres ) de 30 países competindo em 9 esportes , 8 oficiais e um de demontração . Foi também uma olimpíada de inverno com várias novidades no âmbito esportivo e também de audiência do público. Uma das surpresas foi a presença de 150 mil pessoas ( uau!) que assistiram no local da competição ás provas de salto de esqui; só pra você ver o quanto os esportes de inverno chamavam a atenção das pessoas naquela época ( dâm , também num país nórdico né ... rsrsr ) . As Olimpíadas de Inverno tiveram a duração de 11 dias e ocorreram entre os dias 14 e 25 de fervereiro. Um total de 67 medalhas foram distribuídas sendo que 13 países receberam medalhas , foram eles : Noruega , EUA , Finlândia, Alemanha ,Áustria , Canadá , Itália , Grã -Bretanha , Países Baixos , Suécia , Suíça , França e Hungria ) . No quadro a geral a nação a ficar na primeira colocação foi a anfitriã Noruega com 16 medalhas ( 7 ouros ,3 pratas e 6 bronzes ) , seguida pelos EUA com 11 medalhas (4 ouros ,6 pratas e 1 bronze ).
Sendo assim os Jogos Olímpicos de Inverno terminaram mais uma vez com um país nórdico dominando o quadro geral de medalhas. A próxima nação a ser sede de uma olimpíada de inverno viria a ser a Itália , tendo como cidade-sede a vila de Cortina d'Ampezzo. Entao nos vemos na Itália . Logo abaixo está um vídeo mostrando pequenos trechos da cerimônia de abertura e encerramneto dos Jogos Olímpicos de 1952 . A qualidade do vídeo se for avaliada pelos dias de hoje está um lixo ( ops ) mas naquela época , era tecnologia de ponta. Os tempos mudam. Até mais.






FONTE DO TEXTO:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Inverno_de_1952




FONTE DO VÍDEO:
http://www.youtube.com/watch?v=H2_pcV34TFk&feature=related



CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A CIDADE DE OSLO:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oslo

2 comentários:

  1. Nossa, mano, os números dessas Olimpíadas foram muito boas, né? Pelo que li, essa foi realmente uma grande competição esportiva. Falando nisso, há quanto tempo a gente não se corresponde, né?
    Bom fim de semana pra você, cara. ;D

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lucas
    Neste blog tem tanta informação e curiosidades sobre o jogos olímpicos que eu nem sabia... que legal... acho que este blog vai ser referência para todos aqueles que quiserem conhecer mais sobre este assunto...gostei também das dicas dos sites para quem quiser aprofundar mais sobre o assunto... tudo de bom... kátia

    ResponderExcluir